Rotting Christ - Aealo (2010)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Cotação: *****

Adicionar elementos externos ao heavy metal é sempre uma jogada arriscada. O tradicionalismo da maioria dos fãs geralmente não aceita muito bem esse tipo de inovação. No caso dos gregos do Rotting Christ, uma das principais bandas de black metal surgidas nas duas últimas décadas, a adição de características da música folclórica grega ao metal praticado pelo grupo deu uma cara única ao seu som e transformou seus álbuns mais recentes em obras que beiram a perfeição.

Se em Theogonia (2007), trabalho anterior do quarteto, aspectos da rica e milenar música grega apareciam de forma tímida, porém marcante, em Aealo (“destruição”, em grego antigo) a banda extrapolou essa característica. O disco apresenta uma sonoridade riquíssima e cativante. As composições são épicas e despejam baldes de melodia sobre o ouvinte.


Em seu novo álbum a banda liderada pelo vocalista e guitarrista Sakis Tolis alcançou, provavelmente, o ápice criativo de sua longa carreira, iniciada em 1987 em Atenas. A complexidade das composições é similar ao poder de fascinação que as faixas possuem em quem se aventura pelo play.

Um trabalho simplesmente fantástico, criativo, que pega elementos históricos da rica história grega e os traduz para a geração atual. Com Aealo o Rotting Christ, que já ostentava o status de ícone do metal extremo, sobe vários degraus e caminha a passos largos para o Olimpo do heavy metal.

O tracklist é perfeito, com uma música melhor que a outra. A faixa-título dá início ao álbum com cantos gregos seguidos por uma avalanche de peso e melodia. A inserção de vocais femininos entoando melodias milenares dá um ar sombrio ao disco, e torna sua audição interessantíssima. Não há destaques individuais entre as onze faixas, todas são excelentes e apresentam um nível de qualidade altíssimo.


Gravado entre julho e outubro de 2009, e lançado na Europa em fevereiro de 2010, Aealo tem produção – exemplar, com um som cristalino – do próprio Sakis. O disco conta com a participação especial de vários músicos, incluindo Magnus (vocalista do Necromantia e ex-Rotting Christ), A.A. Nemtheanga (vocal do Primordial) e a cantora grega Diamanda Galas, que participa de forma sublime da última faixa, “Orders From the Dead”, de sua autoria.

Para os colecionadores, a versão brasileira vem em uma embalagem slipcase e conta com um DVD bônus com um documentário sobre a gravação do disco e dois shows, incluindo trechos da última passagem dos gregos pelo Brasil.

Aealo é um CD fenomenal, um álbum excelente. Estamos diante de uma verdadeira obra-prima do heavy metal. O Rotting Christ vem lançando ótimos discos nos últimos anos como Khronos (2000), Genesis (2002), Sanctus Diavolo (2004) e o já citado Theogonia. Aealo é ápice dessa excelente sequência, e, ao mesmo tempo em que reafirma a posição da banda grega na elite do black metal, solidifica o seu nome como um dos grupos mais inovadores e criativos do heavy metal contemporâneo.

Obrigatório!



Faixas:
1 Aealo 3:40
2 Eon Aenaos 3:56
3 Demonon Vrosis 4:55
4 Noctis Era 4:47
5 Dub-Saĝ-Ta-Ke 2:57
6 Fire Death and Fear 4:33
7 Nekron Iahes... 1:08
8 ...Pir Threontai 4:47
9 Thou Art Lord 4:50
10 Santa Muerte 5:27
11 Orders From the Dead 8:55

Comentários

  1. Eita, parece ser bom mesmo. Ainda tem a participação da diabólica Diamanda Galas.
    Maravilha.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom Leandro, e vale muito a pena. 2010 está sendo um ano pródigo em bons discos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.