The Black Dahlia Murder - Deflorate (2009)


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ***1/2

O Black Dahlia Murder é uma banda norte-americana que surgiu em Detroit em 2000. Os caras batizaram o grupo com a mesma alcunha com que ficou conhecido um famoso assassinato ocorrido em Hollywood em 1947, quando uma jovem atriz chamada Elizabeth Short foi assassinada brutalmente, teve seu corpo dividido ao meio e seu sangue retirado do corpo, que foi encontrado em um terreno baldio – ao contrário do assassino, já que o caso jamais foi desvendado. Para quem quiser saber mais sobre o assunto, existe um filme chamado The Black DahliaDália Negra, no Brasil -, lançado em 2006 com direção de Brian De Palma.

Mas o assunto aqui é Deflorate, quarto álbum do The Black Dahlia Murder, lançado originalmente em setembro de 2009 no mercado norte-americano pela Metal Blade e que acaba de ganhar uma edição nacional pela Paranoid Records

O que chama a atenção logo de cara é a bela capa, um desenho sensacional que parece uma versão pós-apocalíptica da clássica arte de Powerslave, criada por Derek Riggs para o Iron Maiden em 1984.

O som dos caras é um death metal com fartas doses de melodia, que chega a lembrar o que o In Flames fazia em seus primeiros discos. A agressividade das músicas, cujos trechos mais extremos são recheados de blast beats – aliás, merece atenção especial o trabalho do baterista Shannon Lucas, ex-All That Remains, repleto de passagens criativas -, é temperada por solos de guitarra melódicos na melhor escola do metal tradicional.

As dez faixas do disco compõe um tracklist sólido, cujos principais destaques são “Black Valor”, “Christ Deformed”, a excelente “Death Panorama”, “Throne of Lunacy”e “I Will Return”.

Deflorate é um álbum forte, com composições consistentes e cheias de energia, que mostram o porque de o The Black Dahlia Murder ser apontado como um dos principais nomes do death metal americano.

Se você gosta do estilo, encare sem medo!


Faixas:
1 Black Valor 3:09
2 Necropolis 3:30
3 A Selection Unnatural 2:50
4 Denounced, Disgraced 3:43
5 Christ Deformed 3:30
6 Death Panorama 1:54
7 Throne of Lunacy 3:34
8 Eyes of Thousand 3:13
9 That Which Erodes the Most Tender 3:01
10 I Will Return 5:34

Comentários

  1. Tenho esse álbum. Como dito pelo Ricardo, sem dúvidas o grande destaque é o batera, que acaba chamando quase toda a atenção para si, demonstrando muita técnica com as baquetas e com os dois bumbos.

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.