Ozzy Osbourne: review do DVD 'Thirty Years After the Blizzard' (2011)!



Por Fabiano Negri


Nota: 9


Há muitos anos os fãs do falecido Randy Rhoads clamam por material inédito do guitarrista junto a Ozzy Osbourne. Em comemoração ao aniversário de 30 anos dos míticos álbuns Blizzard of Ozz e Diary of a Madman, Ozzy soltou um box especial que conta com os discos remasterizados e um DVD com um documentário e muitos extras que trazem as tão sonhadas imagens inéditas
do falecido gênio.


Feito para os realmente fãs, o DVD conta com um documentário de 40 minutos muito bem produzido, que dá uma passada geral no período inicial da carreira de Ozzy pós-Black Sabbath. Além de Ozzy e Sharon Osbourne, temos depoimentos bacanas de Steve Vai, Zakk Wylde – que inclusive reproduz alguns solos de Randy –, Nikki Sixx, Lemmy, Rob Halford e Bill Ward, ou seja, um time de feras que se rasgam em elogios para o Madman e seu garoto prodígio. Como não poderia deixar de ser, Bob Daisley e Lee Kerslake – baixista e baterista da primeira encarnação da banda de Ozzy – são completamente ignorados devido aos infindáveis problemas judiciais entre eles e o staff dos Osbournes.




Ozzy demonstra muita emoção quando ouve takes até então inéditos de Randy debulhando sua guitarra. Dá pra sentir muita sinceridade no olhar de Ozzy, que não para de dizer o quanto fenomenal e importante Randy foi para a sua vida.


Os extras são espetaculares, mas não espere por imagens em HD ou uma soberba qualidade som. O que temos aqui é o documento histórico de um período, sem a qualidade de gravação que temos hoje. E é ai que alguns podem se decepcionar! Pela primeira vez o After Hours – programa feito em Nova York por uma rede de televisão local em 1981 – aparece com ótima qualidade de som e imagem, bem diferente dos sofríveis bootlegs que temos por aí.


Além de algumas entrevistas feitas na época, temos o verdadeiro “holy grail” nas filmagens dos shows no New York Palladiun e em Albuquerque, no Novo México. O primeiro é uma filmagem amadora, de frente para o palco, feita com uma câmera super 8. O filme é dividido em dez partes de três minutos e meio casa, e com a exceção de “Paranoid” não temos nenhuma música completa. A qualidade de imagem e som não é das melhores, mas dá pra sacar que a banda vivia um grande momento. A cozinha formada por Tommy Aldridge e Rudy Sarzo, ao vivo, é bem superior do que a de Bob Daisley e Lee Kerslake. Eles empregam muito mais pegada às músicas, deixando seus andamentos mais 'up' sem entrar na correria que Lee empregava na primeira parte da tour. Ozzy estava cantando muito bem, e Randy desfila seus riffs e solos com maestria. Os fãs de Randy Rhoads vão reclamar, pois a câmera poucas vezes tem o foco nele. Apesar de tudo, Ozzy era - e é - a figura principal de sua banda e o principal foco nessa filmagem.

No show do Novo México temos duas músicas completas – “Over the Mountain” e “Mr. Crowley”, ambas captadas com uma câmera profissional, já que o filme foi feito para uma matéria em um jornal local, que inclusive está no DVD. Esse show já faz parte da tour do Diary of a Madman, que contava com o castelo medieval como fundo do palco. Embora a qualidade de imagem e som sejam boas, mais uma vez os fãs de Randy ficarão na bronca. A câmera está posicionada do lado esquerdo do palco, de frente para Rudy Sarzo. Em poucos momentos vemos o guitarrista com clareza. No final das contas, temos que levar em consideração que Randy Rhoads morreu há 29 anos e que o material apresentado no DVD carece da qualidade que dispomos hoje em dia. Mas também é verdade que até outro dia essas imagens não existiam para o público, e que até o próprio Ozzy desconhecia.


Agora aperte o play já sabendo o que vai encontrar pela frente! Se você é um fã hardcore como eu, vai dar pulos de alegria com o material. Compre!! Se não é guarde seu dinheiro, porque o preço do box no Brasil é pra lá de salgado.



Comentários

  1. Esse box vale cada centavo, infelizmente o DVD deixa um gostinho de quero mais, pois é muito pouca coisa em video com Randy.
    O Ozzy Live também é muito legal e essencial pra quem já furou o Tribute de tanto ouvir.
    A remasterização dos discos ficou ótima e a réplica da cruz do Ozzy dá um toqu eespecial e mostra o cuidado com a caixa.
    Tomara que ele faça o mesmo com seus outros discos, apesar de esses dois serem clássicos, ele lançou muita coisa boa depois.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.