Opeth, Mastodon e Ghost em turnê conjunta pelos EUA


2011 foi um ótimo ano para o heavy metal, com excelentes discos sendo lançados. E três dos principais protagonistas disso estão em turnê conjunta pelos Estados Unidos.

Os suecos do Opeth – que se reinventaram no ótimo Heritage -, os norte-americanos do Mastodon – que lançaram o incrível The Hunter – e os suecos do Ghost – cuja estreia, Opus Eponymous, saiu no final de 2010 na Europa mas somente em janeiro de 2011 nos EUA – juntaram forças e estão rodando a América em uma mesma tour. O Ghost abre os trabalhos cada noite, enquanto o Opeth e o Mastodon se revezam como headliners.

Estas três bandas representam diferentes facetas do heavy metal, mas tem algo em comum: impulsionam a música pesada para frente com a sua originalidade, talento, inquietude e sons cativantes.

Aqui no Brasil, a maioria dos fãs de metal acredita cegamente que o gênero se resume aos poucos nomes de sempre – Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica, Blind Guardian, Helloween e estas outras que você está lembrando agora -, quando, na verdade, a efervecência criativa do estilo é tamanha que, ao se acomodar no terreno confortável dos ídolos do passado, um ouvinte mais desatento e não muito exigente corre o sério risco de escutar, eternamente, os mesmos sons.

O Metal Open Air, festival que acontecerá em abril em São Luís do Maranhão, reflete esta mentalidade, com atrações que, salvo raríssimas excessões – Legion of the Damned e Otep -, se resumem aos ícones habituais de sempre. É claro que é ótimo ver nomes como Anthrax, Venom, Annihilator, Anvil e Exodus no cast, afinal estes grupos ainda soam renovados e produzem música de qualidade. Agora, aguentar um engodo disfarçado de suposta homenagem como o Dio Disciples é dose …

Um dia em tive um sonho, e, nele, turnês como essa do Opeth, Mastodon e Ghost passavam aqui, pelo Brasil. Mas daí eu acordei e percebi que, infelizmente, isso ainda está longe de acontecer.

Comentários

  1. Olha Ricardo, eu até acho que não seria tão difícil de acontecer uma turnê dessas por aqui, visto que quase todos os artistas internacionais tem tocado no Brasil nos últimos anos. A dúvida é com relação a resposta do público. Outra grande banda do metal atual, o Machine Head, tocou para meia dúzia de pessoas aqui em Porto Alegre a pouco tempo atrás.

    ResponderExcluir
  2. Mas isso acontece, infelizmente, pela grande maioria das pessoas acreditarem que apenas as bandas de sempre é que interessam. Daí vem uma banda como o Machine Head, no auge da carreira, e tem que tocar pra meia dúzia porque as pessoas não conhecem, ou não querem conhecer, o seu trabalho. No Brasil, infelizmente, é assim.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente oque o Ricardo disse parece ser verdade...reproduzo meu dialogo com um amigo meu que gosta de som:

    Eu: E ai...ouviu o single novo do Van Hallen ?
    Amigo: Ainda não...
    Eu: Então...tá fácil de conseguir...qualquer you tube vc ouve...
    Amigo: Ahhh nem...to com preguiça ...nem to muito interessado
    Eu: ?????

    Isto pq é o Van Hallen e ele gosta de som hein... imagina com outras bandas novas????

    ResponderExcluir
  4. Pois é, uma pena mesmo. Essa turnê aqui no Brasil seria incrível.

    ResponderExcluir
  5. Utilizando esse tema de tentar conhecer bandas novas, cito o que li nas duas últimas edições da Roadie Crew na seção "Blind Ear". Vergonhoso é a palavras, pois os dois músicos nacionais que participaram (Fernando Quesada do Shaman e Yuri Samson do Hibria) não conhecem nada!
    Claro que ninguem tem obrigação de conhecer tudo, mas o que li na revista se encaixou perfeitamente no tema que o Ricardo seelig levantou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.