Kreator: crítica de ‘Phantom Antichrist’ (2012)



Por João Renato Alves


Nota: 8,5


Já faz certo tempo que o Kreator entrou em uma fase inspirada que parece não ter fim. Desde Violent Revolution (2001) o quarteto alemão lança um petardo atrás do outro, mantendo o alto nível. E dessa vez não foi diferente. Phantom Antichrist evidencia a capacidade de Mille Petrozza e seus asseclas em oferecer um som brutal, técnico e sem perder a capacidade de criar ganchos melódicos marcantes. A banda inteira mostra uma performance muito acima da média, com destaque para o tranquilo Sami Yli-Sirniö, com riffs e solos avassaladores, características que aprimorou com o passar dos anos.


Após a climática introdução “Mars Mantra”, a faixa-título explode nos alto-falantes, com alternâncias rítmicas matadoras. “Death to the World” não deixa o pique cair, com Mille mostrando que seus vocais ainda são capazes de oferecer a agressividade de outrora. O clima denso de “From Flood Into Fire” evidencia o lado mais épico, com claras referências oitentistas. Destaque para a acelerada que acontece no solo, de cair o queixo. Após um começo enigmático, “Civilisation Collapse” se transforma em um thrash metal que instiga o mais fanático a bater cabeça.


Uma bonita passagem acústica dá início a “United in Hate”. Mas é só o começo que segue essa linha, pois logo na sequência a música passa por grande mudança, com traços que remetem até mesmo à veia norte-americana do estilo. A cadenciada “The Few, The Proud, The Broken” mostra novamente que Mille possui uma das vozes mais marcantes do gênero, enquanto “Your Heaven, My Hell” é a mais longa e mantém a variação como fio condutor. O clima old school volta em “Victory Will Come”, que dá espaço a “Until Our Paths Cross Again”, fechando o play com um instrumental muito bem trabalhado.


Algumas versões ainda trazem o cover para “The Number of the Beast”, do Iron Maiden. Apesar de ser uma escolha um tanto quanto óbvia, a banda conseguiu interpretá-la com personalidade.


Mais uma vez o Kreator não desapontará sua fiel legião de seguidores. Phantom Antichrist é mais uma lição dos mestres. 




Faixas:
1. Mars Mantra
2. Phantom Antichrist
3. Death to the World
4. From Flood Into Fire
5. Civilisation Collapse
6. United in Hate
7. The Few, The Proud, The Broken
8. Your Heaven, My Hell
9. Victory Will Come
10. Until Our Paths Cross Again

Comentários

  1. Como é bom ouvir o bom e velho thrash do Kreator! Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  2. mais um grande album do kreator , do caralho.

    ResponderExcluir
  3. Grande banda mas, pra mim, é mais do mesmo.Sem nenhuma novidade inesperada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.