Newsted: crítica de Metal (2013)

O EP Metal marca o retorno de Jason Newsted. Durante 15 anos baixista do Metallica, Jason assumiu a bronca de substituir o falecido e idolatrado Cliff Burton em um dos momentos mais complicados da trajetória da banda norte-americana. Com passagens também pelo Flotsam & Jetsam, Voivod, Echobrain, Rock Star Supernova e outros grupos, Newsted finalmente lançou um trabalho autoral onde é possível identificar o seu DNA sonoro.

E esse DNA, como deixa claro o título de sua estreia, é impregnado de heavy metal. Contando com o guitarrista Jessie Farnsworth e o baterista Jesus Mendez Jr., Jason assumiu também o vocal no trio que retoma a sua carreira. Lançado pela gravadora do próprio músico, a Chophouse Records, o disquinho foi gravado no estúdio particular de Jason.

Há uma pegada old school nas quatro faixas de Metal. As composições vão na linha do metal tradicional, com algumas passagens que se aproximam, de leve, do punk. Não há nada que lembre a sonoridade intrincada característica do thrash metal. É tudo mais simples, sem enrolação. O timbre de voz de Jason Newsted, um gutural leve e que em alguns momentos soa semelhante ao de Lemmy, só torna esse aspecto espontâneo ainda mais evidente.

No entanto, as composições acabam não impressionando tanto. Com exceção de “Soldierhead”, carro-chefe que abre o trabalho, as faixas seguintes não empolgam. “Godsnake” e “King of the Underdogs” soam arrastadas e duram além da conta, enquanto “Skyscraper” é apenas derivativa. Não há nada que impressione, ainda que tudo soe bem feito e coisa e tal.

Os fãs, saudosos de Jason, provavelmente irão saudar Metal como o retorno de uma espécie de Messias. O EP não é nada disso, e, infelizmente, soa bastante inferior ao resultado alcançado pelo Metallica em seu último trabalho, Death Magnetic.

É bom ter Jason de volta, mas esperava mais desse seu retorno. Torço para que Metal seja apenas o primeiro passo, e que Newsted entregue um álbum completo e bem mais inspirado nos próximos meses, justificando assim a sua volta aos holofotes.

Nota 5

 

Faixas:
1 Soldierhead
2 Godsnake
3 King of the Underdogs
4 Skyscraper

Comentários

  1. Achei bem diretão, meio seco, no estilo do ...And Justice For All (fazer comparações com sua principal ex-banda é inevitável), porém menos intrincado...

    Acho que com um bom produtor ele pode lançar um play de qualidade...

    ResponderExcluir
  2. Eu curti bastante, achei bem produzido também, e The King Of The Underdogs lembra muito Metallica, inclusive na intro e no timbre do baixo.

    Aguardando um álbum.

    EU fiz até um review do álbum no meu blog: http://itselektric.blogspot.com.br/2013/01/newsted-metal.html

    ResponderExcluir
  3. Discordo um pouco do que escreveu, pois não sou fã do Jason e o último disco do Metallica que eu gostei foi o "And Justice For All"! Acho o último disco do Metallica, fraco beirando o ruim e St. Anger nem preciso falar nada. Porém gostei deste EP de cara. Apesar da simplicidade, ele realmente me empolgou! Surpreendeu! Melhor que 90% dos lançamentos do gênero nos últimos anos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.