Jess and The Ancient Ones: crítica de Astral Sabbat (2013)


Na onda de resgate do obscuro occult rock das décadas de 60 e 70 que atingiu o seu ápice nos últimos anos, o Jess and The Ancient Ones foi formado por Thomas Corpse e Von Stroh, da extinta banda de death metal Demilich, e lançou o seu debut auto-intitulado em 2012. Agregando elementos de doom, rock progressivo e folk, a banda já mostrava uma identidade própria, com uma singular construção instrumental acompanhada dos ótimos vocais da vocalista Jess.

Nove meses após o elogiado disco de estreia eles retornam com o EP Astral Sabbat, novamente pela Svart Records, gravadora independente da Finlândia que vem prestando um interessante serviço ao lançar novas bandas desse segmento, ao mesmo tempo em que relança várias obras obscuras do heavy metal em vinil.

"Astral Sabbat" já mostra que a banda não fez deste EP apenas uma desculpa para lançar algum possível resto de estúdio, mas sim que mesmo em pouco tempo, já estão estabelecendo qual é o próximo passo a ser dado, musicalmente falando. A produção mais crua enaltece a excelente inclusão de elementos de psychedelic rock em uma faixa que deixa de lado (um pouco) a orientação pelos riffs de guitarra e se agarra ao groove propriamente dito, construído pelas linhas de baixo e órgão. A segunda faixa é uma versão para "Long and Lonesome Road", single originalmente gravado pela banda holandesa Shocking Blue em 1969, e apesar de inesperado, manteve-se extremamente fiel e conseguiu se encaixar perfeitamente no clima criado pela faixa de abertura. 

Porém, o grande trunfo de Jess e seus companheiros nesse episódio se chama "More Than Living": um épico de quase quinze minutos em moldes bem semelhantes a "Sulfur Giants", um dos melhores momentos do seu debut. Com passagens de guitarra que remetem diretamente ao rock progressivo setentista, sobre uma belíssima balada folk, é praticamente impossível não vivenciar uma verdadeira viagem ao fechar os olhos. O crescendo da faixa soa natural, evoluindo lentamente com algumas inserções bruscas de riffs que parecem tirados diretos do álbum anterior e servem para separar de forma objetiva as diversas partes de "More Than Living".

Apesar de contar com apenas três músicas, o Jess and The Ancient Ones se mostra por enquanto incansável, buscando a sua identidade mesmo depois de um bem sucedido álbum de estreia. "Astral Sabbat", "Long and Lonesome Road" e "More Than Living" trazem uma banda ainda mais madura como um conjunto, explorando outras possibilidades que a sua proposta permite. E exatamente por apresentar excelentes resultados em caminhos relativamente diferentes do originalmente seguido, figuram como um dos mais promissores nomes atualmente.

Nota 8



Faixas:
1. Astral Sabbat
2. Long And Lonesome Road (Shocking Blue Cover)
3. More Than Living

Por Rodrigo Carvalho, do Progcast

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.