MTV deixará o grupo Abril e será relançada no Brasil como um canal pago

A informação é da Folha de São Paulo: encerrando a novela e os rumores que se arrastam há meses, a MTV Brasil finalmente teve o seu destino definido. O canal deixará de ser um canal aberto e sairá no Grupo Abril. A Viacom, dona da marca, relançará a MTV no país como um canal exclusivamente pago.

Segundo a Folha, as conversas entre a Viacom e produtoras independentes, artistas, indústria fonográfica e operadoras de TV paga estão adiantadas, e a nova MTV Brasil deve ser lançada no segundo semestre, muito provavelmente entre os meses de setembro e outubro. A nova programação será voltada para a música e para produções nacionais e terá novos apresentadores, algo na linha que a própria Viacom já faz com a VH1 Brasil, que também é de sua propriedade. Aliás, vale mencionar que a nova MTV Brasil será um novo canal e não substituirá a VH1.

A Abril, que trouxe o canal para o Brasil em 1990, pagava um valor pelo licenciamento anual da emissora à Viacom.

MTV, Abril e Viacom não se pronunciaram a respeito.

Por Ricardo Seelig
Com informações da Folha

Comentários

  1. Até que enfim. Quando ela estava na TV paga, era show de bola assistir. Depois que virou canal aberto novamente, virou essa palhaçada que vemos hoje.

    Boa iniciativa para um canal vanguardista. Vamos aguardar para ver as mudanças.

    ResponderExcluir
  2. Não acredito nessas promessas não.

    A MTV gringa, na mão da Viacon, é mais lixo ainda que a do Brasil ... espero só um canal de gincanas e desse humorzinho standup.

    E outra: num sei quando que um canal gringo vai estimular a cultura nacional. Ainda mais na TV paga que tem menos anunciantes ainda. Se brincar, só vão passar na "MTV Brasil" o que já passa na gringa .. e isso não vai nada além da Rihanna, Lady Gaga e da Pink.

    MTV só seria o que um dia foi se tivesse foco no rock e no jornalismo (anos 90). De resto, só gincanas, reality shows de namorico e coisas tais.

    A melhor filial foi a MTV latina, bem superior até mesmo que a americana.

    ResponderExcluir
  3. Yo, você acompanha a VH1 Brasil? Se sim, sabe que a emissora tem uma série de documentários sobre a nova cena musical brasileira, possui um ótimo programa de entrevistas com músicos nacionais e outras coisas nessa linha. Vamos esperar a coisa acontecer e ver no que dá, mas eu acho que será uma bola dentro.

    ResponderExcluir
  4. E, além disso, existe uma lei que obriga todo canal a ter um percentual de produção nacional.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, tem que voltar o Gastão com programa de metal, joão gordo, rodrigo...A MTV era muito boa, conheci varias bandas por ela tipo deftones, biohazard, downset, body count..etc..agora é uma comedia!

    ResponderExcluir
  6. se for melhor q a atual VH1 tá valendo...o melhor canal atual de música aqui é o bis

    ResponderExcluir
  7. Não esquecer de Fábio Massari ... reverendo !!

    ResponderExcluir
  8. Seria interessante a VH1 Classic por aqui, não sei se já teve no Brasil, mas nunca vi nos pacotes das TVs por assinatura. Mas a VH1 normal já passa algumas coisas interessantes.

    A MTV, apesar de muito falarem dela na década de 90, lembro bem que 95% era lixo e eu ficava esperando até uma da manhã para ver algum programa mais legal, como Lado B, Fúria e até Beavis and Butt-Head.

    Acho que as pessoas criam uma certa nostalgia que impede de ver que naquela época a coisa não era muito diferente de hoje para quem procura música na TV.

    Na verdade na época sintonizando na parabólica passava um programa semanal chamado Alto Falante, da Rede Minas, que era melhor que a programação inteira da MTV. Tinha a parte de sons mais modernos, review de shows, um bloco dedicado ao Classic Rock apresentado por um cara que além de entender de música era um figuraça. E nas tardes de sábado.

    ResponderExcluir
  9. Diego, no caso esse programa ainda existe!!! Sou de BH e ele ainda é produzido e voltou a seu horario de sabado a tarde. Ele passava aos domingos na faixa das 15:00. Alias, Ricardo vc poderia entrar em contato com a produção do programa e agendar uma entrevista com o Adriano Falabella,um dos apresentadores e conhecido aqui em Minas como "A Enciclopedia do Rock"! Ele possui uma coleção gigantesca de discos e cd's!!

    ResponderExcluir
  10. Adriano Falabella, bem este! Figuraça, o cara dava aula de rock na TV em plena tarde de sábado.

    E o programa não só existe, como pelo jeito anda bem de saúde! Muito legal.

    ResponderExcluir
  11. Tudo passa a Mtv dos anos 90 mudou entendam !Nada e para sempre,parece que as pessoas pararam no tempo !Por favor cresçam

    ResponderExcluir
  12. Isso aí é verdade: "A MTV, apesar de muito falarem dela na década de 90, lembro bem que 95% era lixo e eu ficava esperando até uma da manhã para ver algum programa mais legal, como Lado B, Fúria e até Beavis and Butt-Head.", só tirando a exceção pra programação da manhã e da madrugada que passava coisas inusitadas.

    Mas a diferença é por aí mesmo ... os programas eram bons, havia personalização dos apresentadores com alguns VJ's bem competentes na música (indo além da figura de modelo e ator com desempenho em expressão audiovisual)... mas eu acho que tinha muito mais especial, entrevista, notas ... mais informação jornalística mesmo.

    E o lance não é voltar pros anos 90, mas ter um nicho em TV que possa pelo menos lançar artistas bons para uma nova geração ... ou iremos que conviver com Capital Inicial e suas "novidades" pra sempre? Tem muito artista bom aí que ninguém nem sabe quem é ... se não for alguém que garimpe na net. Por aquele blog La Cumbuca se vê nitidamente isso.

    A internet é boa pq diminuiu o custo de produção, mas pra algo ser assimilável pelas massas tem que ter repetição à exaustão. Fora que o lastro de sentido da TV sempre vai ser maior que da internet. Outra: se vc não for fan, você não vai ver o mesmo clipe 2 vezes na net. Já na TV ... vc costuma fazer isso. Essa repetição é muito importante pra criar o valor simbólico da banda pras pessoas. E até o consumo.

    ResponderExcluir
  13. A Mtv perdeu para o YouTube.Acho até legal os programas de comédia que já tiveram na Mtv.Fora também que o canal revelou apresentadores e comediantes muito bons.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.