Arctic Monkeys: crítica de AM (2013)

Chega a ser curiosa a situação da jovem banda inglesa Arctic Monkeys em 2013. Enquanto outros dois titãs do rock indie contemporâneo, Strokes e Franz Ferdinand, entregaram novos discos iluminados, gostosos e divertidos, a turma liderada pelo menino-prodígio Alex Turner seguiu o caminho contrário. Em AM, seu quinto disco de estúdio, eles exploram uma faceta mais obscura, sombria, quase paranóica, versando sobre amores que não deram certo. Há quem diga que isso seria reflexo imediato da relação de Turner com o mentor Josh Homme, do Queens of the Stone Age, com suas guitarras corpulentas e energéticas. Faria sentido. Uma outra diferença fundamental é que, enquanto os álbuns dos Strokes e do Franz são consistentes e parecem seguir uma crescente ao longo da audição, o oposto parece acontecer com os macaquinhos de Turner. AM abre poderoso, prometendo muito. Mas cria uma barriga enorme, perceptível e que chega a entristecer o ouvinte - "ah, não, bem que podia ter continuado do jeito que começou". Verdade, concordo.

Em entrevistas durante o processo de gravação da bolacha, Turner levantou a lebre de que o Black Sabbath seria uma das influências do grupo para este novo trabalho – o que, obviamente, faz todo o sentido, já que esta sempre foi uma banda dividida entre o pop britânico em sua essência e o rock mais pesado (na medida do possível, claro). É possível sentir a densidade nas faixas que abrem o disco. Depois da gostosa introdução pop com a graciosa "Do I Wanna Know?" e seu refrão irresistível, eles mostram as guitarras encorpadas meio setentistas, a la stoner, em "R U Mine?" e até mesmo em "One for the Road" (uma espécie de "o que aconteceria se os Bee Gees resolvessem fazer uma canção indie roqueira?"), os grandes momentos do disco. Até aí, tudo bem. O problema começa a partir de "Arabella", que é quando o álbum dá uma virada sonora e conceitual. Aí complica.

Além de mencionar o Sabbath, o vocalista dos Arctic Monkeys também listou Outkast e Aaliyah como referências para AM, o que coloca o R&B no caldeirão sonoro do grupo e estende sua atuação para um novo (e arriscado) território. Gosto muito de bandas que se arriscam fora de sua zona de conforto, de verdade. Mas, honestamente, o quarteto não consegue executar plenamente o que promete neste quesito. E até que eles tentam bem, se esforçam de verdade – como mostra o baixão black e chapado de "Why Do You Only Call Me When You're High", canção que tem um dos títulos mais divertidos do ano, mas que tenta, tenta, tenta e simplesmente não decola. "No. 1 Party Anthem" até que tenta te conquistar com seu pianinho sacana, herdado das melhores baladas de Lionel Richie, mas falha no meio do caminho. E "Snap Out of It" até que te faz bater o pézinho com sua vibração dançante, mas não chega a ter a energia contagiante do inteligente e divertido disco recém-lançado pelo Franz Ferdinand, por exemplo. Falta gás. Falta pique. Falta dar aquele salto que faz uma música sair do "música bacana", do tipo flat, para "música BEM legal", do tipo que não vai sair da sua playlist pelas próximas semanas.

Num ano de grandes discos vindos da Terra da Rainha, os Arctic Monkeys chegam com um álbum que é apenas metade bom. E isso é apenas metade do que eles poderiam oferecer. E metade do que os fãs esperariam da banda.

Nota 6,5


Tracklist:
1. Do I Wanna Know?
2. R U Mine?          
3. One for the Road
4. Arabella
5. I Want It All
6. No. 1 Party Anthem
7. Mad Sounds
8. Fireside
9. Why'd You Only Call Me When You're High?
10. Snap Out of It
11. Knee Socks
12. I Wanna Be Yours


Por Thiago Cardim

Comentários

  1. Gostei desse disco, escutei algumas vezes já.
    Mas concordo que o disco começa ótimo, mas depois da metade parece que não engrena tão bem.

    De qualquer forma um bom disco e as duas primeiras faz tempo que não saem da minha playlist, Arabella também.

    ResponderExcluir
  2. Disco sensacional...moderno...atual....novo...letras e arranjos inteligentes....um otimo disco de rock....que não é datado!!!!
    Viva o Novo!

    Anselmo
    minervapop.com

    ResponderExcluir
  3. Pelo perfil da galera aqui, acho que resenhas legais seriam:

    Five Finger Death Punch – The Wrong Side of Heaven & the Righteous Side Of Hell, Vol. 2 (2013)

    Billie Joe Armstrong & Norah Jones – Foreverly (2013)

    A Perfect Circle – Three Sixty (2013)

    O PC é aquela banda que a mídia dos anos 2000 ignora e finge que não existe. Mas os caras são bons.

    Outra banda esquedida é o The Faint.

    http://en.wikipedia.org/wiki/The_Faint

    ResponderExcluir
  4. Gostei do disco! E mesmo não sendo um grande fã de indie rock, me cativou!!

    ResponderExcluir
  5. Colocar as melhores faixas no começo do CD é praxe na indústria, principalmente em discos de artistas que compõem sozinhos ou assumem a maior parte da autoria, como parece o caso deles. A maioria dos discos recentes q gostei foram de artistas com grande auxílio na composição e produção de seu trabalho enquanto os mais autorais lançam discos recentes piores q os anteriores. Chego a me questionar se os grandes artistas dos anos 60 e 70 realmente compunham sozinhos, numa época q era obrigatório lançar um disco por ano ou se compravam várias faixas. Cobramos muito do ser humano, é verdade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.