Para entender: groove metal

O groove metal surgiu no final dos anos 1980 e início dos 1990 através de bandas como Pantera, Sepultura, Machine Head e White Zombie, que começaram a criar uma sonoridade totalmente nova onde o groove andava lado a lado com o peso do heavy metal. As influências iniciais do gênero estão no thrash, que foi o ponto de partida de onde diversas bandas, principalmente norte-americanas e brasileiras, evoluíram para algo até então inédito. A principal características do estilo são os riffs curtos e sincopados, mais concentrados no groove e no peso do que na velocidade. Percebe-se também uma onipresente influência do hardcore permeando os nomes do gênero.

Ainda que comumente o surgimento do groove metal seja apontado para duas bandas em particular, o Pantera e o Sepultura, alguns grupos já haviam lançado as sementes e as estavam desenvolvendo paralelamente. Entre os pioneiros menos conhecidos estão a banda norte-americana Exhorder, a inglesa Reign, o também americano Creeper, a canadense Varga, a japonesa Outrage e a norte-americana Psychosis. É preciso citar também o Bad Brains, que influenciou o desenvolvimento do gênero com os seus discos lançados a partir da década de 1980 e que colocaram doses maciças de balanço ao peso de suas canções.

No entanto, apesar dessa variedade de grupos que, de alguma maneira, estavam na vanguarda do que viria a ser um dos estilos mais populares do metal, indiscutivelmente os trabalhos mais populares e influentes do groove metal estão na discografia de quatro bandas: Pantera, Sepultura, White Zombie e Machine Head. A guitarra singular de Dimebag Darrell é um dos instrumentos mais icônicos do estilo, assim como as batidas desenvolvidas pelo Sepultura a partir de Chaos A.D. (1993), os flertes com a eletrônica e o industrial de Rob Zombie e sua turma e o desdobramento de uma nova sonoridade para o thrash levada a cabo pelo Machine Head.


Em seu período inicial, o groove metal foi popularizado e teve as suas bases divulgadas e fincadas profundamente no universo do metal através de discos como:

- Cowboys From Hell (1990), Vulgar Display of Power (1992), Far Beyond Driven (1994) e The Great Southern Trendkill (1996), do Pantera
- Chaos A.D. (1993) e Roots (1996), do Sepultura
- Burn My Eyes (1994), do Machine Head
- La Sexorcisto: Devil Music, Vol. 1 (1992) e Astro-Creep: 2000 - Songs of Love, Destruction and Other Synthetic Delusions of the Electric Head (1995), do White Zombie
- Power of Inner Strength (1995), do Grip Inc.
- Prove You Wrong (1991) e Cleansing (1994), do Prong
- The Law (1992), do Exhorder

O crescimento imenso de bandas como Pantera e Sepultura no período tornou o groove um dos gêneros mais populares do metal, principalmente no maior mercado fonográfico do planeta, os Estados Unidos. A influência que a então nova sonoridade teve sobre jovens de todo o planeta, notadamente os norte-americanos, foi a faísca e o ponto de partida para o nascimento de outro estilo que marcou a década de 1990, o nu metal.

Porém, a separação da Sepultura em 1996 - que levou ao surgimento do Soulfly, liderado por Max Cavalera - e a hibernação do Pantera causada por conflitos internos a partir do mesmo ano - quebrada apenas pelo lançamento de Reinventing the Steel (2000) e retomada definitivamente com a morte de Dimebag, em 2004 -, somadas às experimentações do Machine Head com o nu metal e o fim do White Zombie, fizeram com que houvesse uma troca de lugares nos postos mais altos da hierarquia do estilo. Com criatividade de sobra e levando a cabo os ensinamentos dos pioneiros, grupos como Lamb of God, DevilDriver, Throwdown e Chimaira deram novo fôlego ao gênero. No que podemos chamar de segunda geração de bandas desta corrente, destaque para os álbuns abaixo:

- Primitive (2000), Prophecy (2004) e Dark Ages (2005), do Soulfly
- As the Palaces Burn (2003), Ashes of the Wake (2004) e Sacrament (2006), do Lamb of God
- The Fury of Our Maker’s Hand (2005), do DevilDriver
- 1919 Eternal (2002) e Hangover Music Vol. VI (2004), do Black Label Society
- Chimaira (2005) e Resurrection (2007), do Chimaira
- ... And They Shall Take Up Serpents (2005), do Byzantine
- The Onslaught (2007), do Lazarus A.D.
- Vendetta (2005) e Venom & Tears (2007), do Throwdown


Com as suas características consolidadas no DNA do heavy metal, o groove metal tornou-se um gênero bastante influente, com seus elementos sendo facilmente identificados na maioria das bandas atuais e até mesmo em grupos veteranos, como é o caso do Anthrax (ouça Sound of White Noise, de 1993) e do Exodus (a fase mais recente, a partir de Tempo of the Damned, de 2004), que usaram com inteligência essas influências para levar a sua música para outros caminhos.

Nos anos mais recentes, alguns gigantes paridos pelo groove entraram em uma espiral ascendente de qualidade. O Machine Head retomou a sua popularidade e hoje é uma das maiores bandas de metal do planeta, tudo isso graças a álbuns sensacionais como Through the Ashes of Empires (2003), The Blackening (2007) e Unto the Locust (2001). O Lamb of God deixou meio mundo sem palavras com Wrath (2009) e o estonteante Resolution (2012). E o Soulfly gravou o seu melhor disco, Enslaved (2012). Isso mostra o quanto ainda é possível desenvolver uma das sonoridades mais cativantes do metal, e o quanto ela ainda está longe de soar estagnada.

Para entender o groove metal e saber mais sobre o estilo, ouça a playlist que preparamos - Spotify e Rdio. E, nos comentários, poste o seu top 10 com os seus discos preferidos do gênero.


Groove, baby!

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Ótimo texto! Machine Head realmente passou por um momento sensacional nos dois últimos discos, e esperemos que continue nesse momento nos próximos. Senti falta do Mastodon, principalmente nos álbuns Leviathan, um divisor de águas do estilo (e de outros estilos também), na minha opinião e Bloood Mountain, outra pérola do estilo.

    ResponderExcluir
  2. Em relação ao Mastodon, a banda não se enquadra no groove metal. Ela está mais para uma mistura de sludge, stoner e prog. Excepcional banda, mas não se enquadra aqui, ao meu ver.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto!
    Só relembrando que o White Zombie teve uma jornada no Noise e No Wave, junto com o Sonic Youth .... e só depois optou pra ser mais metal mesmo ... mas com a emergência do NIN e Marilyn Manson (Ministry tb) apostou no mais que SUPREMO disco de 1995: Astro Creep 2000.

    E o Pantera também tem uma uma jornada no que chamavam de Power Metal com aquela fase TIGRESA deles, mas depois mais macho e groover.

    Acho legal como o gênero precisou de 2 grandes bandas que tiveram jornadas em outros lugares pra formatar o som.

    Esse é dos meu top3 de gêneros no metal. Muito obrigado pela matéria.

    Gosto muito do que é representado pela New Wave of American Heavy Metal.

    ResponderExcluir
  4. Taí um estilo que eu não manjo praticamente nada (não no sentido de compreender, mas de conhecer discos e bandas).
    Mas o Enslaved do Soulfly é sensacional, nas faixas mais lentas, principalmente.
    O Lambe o Bigode é uma banda que já tentei várias vezes. Mas aquele vocal eu acho muito, muito chato.

    Aproveitando, voltando ao Enslaved, gostaria que alguém me indicasse qual álbum mais se assemelha a ele do Soulfly.

    ResponderExcluir
  5. Acho que uma banda que merece ser citada nesse gênero é o Overdose do disco "Progress of Decadence", que é excelente.

    ResponderExcluir
  6. O retorno é sempre estimulante. Que outros gêneros gostariam de ver abordados na seção?

    ResponderExcluir
  7. Acho que o sludge seria interessante.

    ResponderExcluir
  8. Essa seria uma ótima série, e se não falar de power metal está ótimo, kkkkk.

    Falar um pouco sobre o avant-garde seria ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do texto! Parabéns! Acho muto bacana conhecer um pouco sobre o surgimento de cada vertente do rock e metal. Faça mais textos desses!

    Gostaria de ler sobre Sludge, Hair Metal e Prog Metal!

    ResponderExcluir
  10. Sugestões anotadas. Uma delas já está inclusive em fase de produção.

    ResponderExcluir
  11. Metalcore é algo que eu nunca entendo onde começa e termina. Se puder falar algo do tipo depois, seria mão na roda.

    Industrial também é uma coisa linda de Deus que poderia ser abordada.

    ResponderExcluir
  12. Metalcore é algo que eu nunca entendo onde começa e termina. Se puder falar algo do tipo depois, seria mão na roda.

    Industrial também é uma coisa linda de Deus que poderia ser abordada.

    ResponderExcluir
  13. Legal a matéria! "Astro Creep" é um disco excelente, assim como o são os clássicos do Pantera.
    Qto a outros estilos que poderiam figurar nesta seção, eu acho que seria legal falar sobre o Avant-garde, ou sobre as bandas que fazem um som pesado sem fronteiras estilísticas claras, como Estradasphere, Dog Fashion Disco, Waltari, Nuclear Rabbit, The Locust, Maudlin of the Well, Sleepytime Gorilla Museum, Miasma and the Carousel of Headless Horses, entre outras bandas inclassificáveis.

    ResponderExcluir
  14. Interessante essa iniciativa.

    Gostei das sugestões do pessoal. Acho que Sludge seria legal demais. Stoner tb, até pq vivemos um boom disso, seria interessante ver uma matéria com as raízes e tal. Prog Metal tb, pois é um dos meus favoritos.

    Metalcore seria pessoalmente interessante, até pq costumo torcer o nariz para o gênero, salvo exceções. Talvez fosse algo que me motivasse a romper barreiras e preconceitos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.