Debate Collectors Room: o retorno das mesmas bandas versus a falta de espaço para novas atrações na agenda de shows realizados no Brasil

Neste semana, o Metallica foi anunciado como uma das atrações da edição de 30 anos do Rock in Rio, que acontecerá daqui há alguns meses. A reação dos fãs variou entre aqueles que gostaram (que pareceu ser uma minoria) e os que criticaram a volta da banda para o festival (a maioria).

Não sei quantas vezes o Metallica já tocou aqui em nosso país. Foram muitas, isso tenho certeza. Assisti a banda em 1999, em Porto Alegre, na turnê do Garage Inc., e o show foi ótimo, como acontece na maioria das vezes em que James Hetfield e companhia trazem o seu thrash de arena para cá.

A questão, no entanto, é outra. Por mais que eu goste de Metallica e não veja maiores problemas em a banda tocar frequentemente aqui no Brasil, o comodismo dos promotores e do próprio público (o que ocorreu em uma das últimas passagens do quarteto por aqui, quando o grupo deu a oportunidade de os fãs escolherem o que queriam ouvir e o resultado final mostrou as mesmas músicas de sempre, foi emblemático) faz com que as atrações anunciadas aqui no Brasil acabem girando em torno dos mesmos nomes de sempre, com poucas variações e um espaço cada vez mais limitado para nomes mais novos e que vem fazendo um trabalho muito bom já há alguns anos - como o Mastodon, talvez o mais marcante destes casos, que ainda não tocou aqui no BR.

O que queremos saber nessa edição do Debate Collectors Room é a sua opinião sobre toda essa situação. Você se incomoda com o retorno constante dos mesmos artistas ao Brasil? Acha que é preciso abrir mais espaço para outras atrações? Há público para bandas mais “novas”, ou o brasileiro quer ver mesmo os mesmos artistas, sempre? Quem você gostaria que viesse para o nosso país realizar shows?

Deixe a sua opinião nos comentários, e juntos vamos trocar ideias sobre o tema.

Comentários