Os Melhores Discos de Todos os Tempos: 1990



Madonna dominou o mundo pop em 1990 com a turnê Blond Ambition. Rodando o planeta para promover o álbum Like a Prayer, a cantora chocou com performance sensuais e carregadas de erotismo, que culminaram com o lançamento do clipe para o single “Justify My Love”, banido em diversos países.

O hip-hop foi destaque de maneiras distintas. Artisticamente, músicos como Ice Cube e Public Enemy tornaram seus discursos ainda mais críticos, tocando sem dó na ferida aberta do racismo da sociedade norte-americana com discos excepcionais. Mais suaves, MC Hammer e Vanilla Ice vieram com seu pop rap, que vendeu horrores e cativou milhões de fãs.

INXS e Midnight Oil seguiram em alta, lançando discos consistentes e que mostraram a força do rock australiano. O AC/DC manteve a boa fase com o multiplatinado The Razor’s Edge, que vendeu milhões e tocou até dizer chega na MTV. Jon Bon Jovi decidiu ser ator e na onda lançou a trilha de Young Guns II, que emplacou “Blaze or Glory” como um grande hit.

O mundo do metal teve diversas facetas. O Iron Maiden estreou uma nova fase sem Adrian Smith, substituído por Janick Gers em No Prayer for the Dying, disco que dividiu os fãs e até hoje rende discussões. Já Bruce Dickinson veio com o seu primeiro álbum solo e surpreendeu positivamente com o sólido Tattooed Millionaire. O Judas Priest se reinventou com o agressivo Painkiller, enquanto o Queensrÿche deu o passo seguinte em relação a Operation: Mindcrime e lançou Empire. O ano viu nascer dois dos discos mais emblemáticos do thrash metal, Rust in Peace e Seasons in the Abyss, que marcaram para sempre as carreiras do Megadeth e do Slayer. Os fãs de sonoridades mais extremas foram agraciados com trabalhos incríveis do Death e Entombed. E ainda tivemos o Pantera dando início à sua revolução com Cowboys From Hell.

Em relação ao rock, Iggy Pop gravou o seu disco de maior sucesso em décadas, contando com a participação de Kate Pierson e Slash em Brick by Brick. Neil Young trancou a Crazy Horse em um celeiro de seu rancho e saiu de lá com o ótimo Ragged Glory, enquanto o Allman Brothers retornou com uma nova formação que faria enorme sucesso nas décadas seguintes.E o Black Crowes estreou chutando bundas com Shake Your Money Maker.


Os principais fatos do ano foram:

- no dia 21 de janeiro foi ao ar o primeiro MTV Unplugged, estrelando a banda inglesa Squeeze

- Billy Idol sofreu um grave acidente de moto em 6 de fevereiro, e como consequência teve vários ossos fraturados. O músico estava cotado para um dos papéis principais do filme sobre o The Doors dirigido por Oliver Stone, além de uma participação em O Exterminador do Futuro 2

- a Geffen Records foi comprada pela MCA no dia 15 de março, em uma transação estimada em 550 milhões de dólares

- em 16 de abril aconteceu um gigantesco show no Wembley Stadium, em Londres, contra o apartheid e pedindo a liberdade de Nelson Mandela. O evento contou com nomes como Tracy Chapman, Neil Young, Peter Gabriel e outros, e foi transmitido para 61 países 

- a Fender Stratocaster com a qual Jimi Hendrix tocou a sua famosa interpretação de “Star Spangled Banner" no festival de Woodstock foi vendida por 295 mil dólares em um leilão ocorrido em Londres no dia 25 de abril

- Axl Rose casou-se com a modelo Erin Everly, filha de Don Everly dos Everly Brothers, no dia 27 de abril. A cerimônia aconteceu em Las Vegas

- a polícia canadense deu voz de prisão à Madonna após um concerto realizado pela cantora norte-americana durante a turnê Blond Ambition, por ela simular masturbação durante a canção “Like a Virgin”

- em 21 de julho Roger Waters reuniu diversos rockstars para execução do álbum The Wall, do Pink Floyd, na capital alemã, em um concerto que celebrou a queda do Muro de Berlim, ocorrida no dia 9 de novembro de 1989. Participaram do show nomes como Scorpions, The Band, Cyndi Lauper e Bryan Adams

- o Judas Priest foi considerado inocente da acusação de ter motivado o suicídio de dois adolescentes norte-americanos em dezembro de 1985, que cometeram o ato após ouvirem álbuns do grupo. O veredito foi divulgado em 24 de agosto

- Stevie Ray Vaughan faleceu no dia 27 de agosto, após o helicóptero em que viajava, de propriedade de Eric Clapton, cair devido à uma nevasca no estado norte-americano de Wisconsin

- o Pearl Jam realizou o seu primeiro show em 22 de outubro tocando em um clube de Seattle com o nome Mookie Blaylock, homenagem a um famoso jogador de basquete americano

- em 6 de novembro foi lançado o novo single de Madonna, o polêmico “Justify My Love”. Com inúmeras cenas de nudez e alusão ao sexo, o vídeo foi banido pela MTV norte-americana

- em 21 de novembro Mick Jagger casou-se com a modelo Jerry Hall, sua companheira há anos



Foram formadas em 1990 bandas como Amorphis, Anathema, At the Gates, Blind Melon, Body Count, The Brian Setzer Orchestra, Clutch, Converge, The Corrs, Cracker, Deee-Lite, Dog Eat Dog, Enigma, Hypocrisy, Immortal, In Flames, Jon Spencer Blues Explosion, Krisiun, Marduk, My Dying Bride, Nelson, Opeth, Pearl Jam, The Prodigy, Skyckad, Spin Doctors, Take That, Temple of the Dog e Torture Squad. Encerraram as suas atividades durante o ano nomes como Camper Van Beethoven (a banda se reuniria em 1999), Eurythmics (retornaria em 1999), Manilla Road (retornaria em 2001), Mother Love Bone, Spandau Ballet (retorno em 2009) e Whitesnake (retornaria em 2002).

Nasceram em 1990 Laura Marling (01/02), Sean Kingston (03/02) e Rita Ora (26/11). Faleceram durante o ano Allen Collins (23/01), Del Shannon (08/02), Andrew Wood (16/03), Ric Grech (17/03), Sarah Vaughan (03/04), Dexter Gordon (25/04), Stiv Bators (03/06), Cazuza (07/07), Stevie Ray Vaughan (27/08), Tom Fogerty (06/09) e Art Blakey (16/10).

Foram induzidos ao Rock and Roll Hall of Fame em 1990:

Bobby Darin
Louis Armstrong
Simon and Garfunkel
The Four Seasons
The Four Tops
The Kinks
The Platters
The Who

Os vencedores das principais categorias da 32ª edição do Grammy foram:

Gravação do Ano e Canção do Ano: “Wind Beneath My Wings”, de Bette Midler
Álbum do Ano: Nick of Time, de Bonnie Raitt

Nas listas de melhores do ano das principais revistas de música do período, os vencedores foram:

Kerrang!: Seasons in the Abyss, do Slayer
Melody Maker: Pills ’n' Thrills and Bellyaches, do Happy Mondays
NME: Pills ’n' Thrills and Bellyaches, do Happy Mondays
Rolling Stone: I Do Not Want What I Haven’t Got, de Sinéad O’ Connor
Sounds: Bossanova, do Pixies
Spin: AmeriKKKa’s Most Wanted, de Ice Cube





Os cinco maiores hits de 1990 foram “Nothing Compares 2 U” de Sinéad O’ Connor, “Vogue" de Madonna, “Ice Ice Baby” de Vanilla Ice, “U Can’t Touch This” de MC Hammer e “It Must Have Been Love” do Roxette.

Também fizeram muito sucesso durante o ano as seguintes músicas:

“Been Caught Stealing”, do Jane’s Addiction
“Being Boring”,do Pet Shop Boys
“Blaze of Glory”, de Jon Bon Jovi
“Blue Sky Mine”, do Midnight Oil
“Candy”, de Iggy Pop
“Cherry Pie”, do Warrant
“Cradle of Love”, de Billy Idol
“Disappear” e “Suicide Blonde", do INXS
“Enjoy the Silence” e “Personal Jesus”, do Depeche Mode
“Freedom ’90”, de George Michael
“Groove is in the Heart”, do Deee-Lite
“Holy Smoke”, do Iron Maiden
“I've Been Thinking About You”, do Londonbeat
“Justify My Love”, da Madonna
“Kinky Afro” e “Step On", do Happy Mondays
“Right Here Right Now”, do Jesus Jones
“Thieves in the Temple”, de Prince
“Thunderstruck”, do AC/DC
“Unbelievable”, do EMF
“Unskinny Bop”, do Poison



Quatro álbuns dominaram a parada norte-americana em 1990. Forever Your Girl, estreia de Paula Abdul, assumiu o primeiro lugar em fevereiro e por lá ficou até o final de março, totalizando 9 semanas na liderança. O segundo disco de Sinéad O’ Connor, I Do Not Want What I Haven’t Got, ficou no primeiro lugar por 6 semanas, entre o final de abril e o início de junho. O grande best seller do 1990 foi Please Hammer, Don’t Hurt Me, de MC Hammer, que totalizou 21 semanas no número 1, entre junho e novembro, só sendo batido no final do ano por To the Extreme, de Vanilla Ice, que assumiu a ponta na segunda semana de novembro e ficou até o fim do ano, 8 semanas no topo.

Apesar de não liderar a parada da Billboard, o disco mais vendido em 1990 nos Estados Unidos foi Rhythm Nation 1814, segundo álbum de Janet Jackson. Já o single mais vendido no mercado norte-americano em 1990 foi “Hold On”, das Wilson Phillips.

No Reino Unido, o single de maior destaque foi “Unchained Melody” do The Righteous Brothers, faixa principal da trilha do filme Ghost. Phil Collins venceu com …But Seriously e teve o álbum mais vendido entre os britânicos em 1990.



Mantendo a mesma metodologia dos anos anteriores, realizamos uma pesquisa em levantamentos similares publicados nos mais diversos veículos com o objetivo de identificar os discos mais significativos do ano. Feito isso, submetemos cada um desses títulos às notas atribuídas a eles por revistas e sites especializados em música, lançamos em nossa planilha e chegamos ao resultado abaixo.

Com vocês, os melhores discos lançados em 1990 (apenas discos de estúdio, pois como é padrão neste tipo de listas, álbuns ao vivo e compilações não entram):

50 Sinéad O’ Connor - I Do Not Want What I Haven’t Got
49 Midnight Oil - Blue Sky Mining
48 Fugazi - Repeater
47 Kreator - Coma of Souls
46 Sonic Youth - Goo
45 Eric Johnson - Ah Via Musicom
44 Queensrÿche - Empire
43 Danzig - Danzig II: Lucifuge
42 Gary Moore - Still Got a Blues
41 Steve Vai - Passion and Warfare
40 Bathory - Hammerheart
39 Anthrax - Persistence of Time
38 Alice in Chains - Facelit
37 Mother Love Bone - Apple
36 George Michael - Listen Without Prejudice Vol. 1
35 Fields of Nephilim - Elizium
34 Death - Spiritual Healing
33 Sanctuary - Into the Mirror Black
32 Jeff Healey - Hell to Pay
31Jane’s Addiction - Ritual de lo Habitual
30 Blind Guardian - Tales From the Twilight World
29 Pixies - Bossanova
28 Living Colour - Time’s Up
27 Ride - Nowhere
26 Deicide - Deicide
25 Pet Shop Boys - Behaviour
24 Bruce Dickinson - Tattooed Millionaire
23 The Sisters of Mercy - Vision Thing
22 Bad Religion - Against the Grain
21 Poison - Flesh & Blood
20 AC/DC - The Razor’s Edge
19 Artillery - By Inheritance
18 J.J. Cale - Travel-Log
17 Neil Young - Ragged Glory
16 Judas Priest - Painkiller
15 Concrete Blonde - Bloodletting
14 Public Enemy - Fear of a Black Planet
13 INXS - X
12 The Allman Brothers Band - Seven Turns
11 Iggy Pop - Brick by Brick
10 A Tribe Called Quest - People’s Instinctive Travels and the Paths of Rhythm
9 Pantera - Cowboys From Hell
8 Happy Mondays - Pills ’n' Thrills and Bellyaches
7 Slayer - Seasons in the Abyss
6 Entombed - Left Hand Path
5 Angelo Badalamenti - Music from Twin Peaks
4 Megadeth - Rust in Peace
3 Ice Cube - AmeriKKKa’s Most Wanted
2 Depeche Mode - Violator
1 The Black Crowes - Shake Your Money Maker

Meu top 10 do ano:

1 Iggy Pop - Brick by Brick
2 Neil Young - Ragged Glory
3 Concrete Blonde - Bloodletting
4 Angelo Badalamenti - Music from Twin Peaks
5 The Black Crowes - Shake Your Money Maker
6 Slayer - Seasons in the Abyss
7 Pantera - Cowboys From Hell
8 INXS - X
9 Bruce Dickinson - Tattooed Millionaire
10 Megadeth - Rust in Peace

Abaixo você tem uma playlist com os maiores hits e as músicas mais significativas do ano. E nos comentários queremos saber quais foram os melhores discos lançados em 1990 na sua opinião. Poste a sua lista!

Comentários