As histórias em quadrinhos mais vendidas de todos os tempos



Este texto está dividido em duas partes: as HQs mais vendidas de todos os tempos e os personagens que mais venderam histórias em quadrinhos.

Pra começar, o foco aqui são super-heróis e não personagens destinados ao público infantil. Logo, o universo Disney não está presente. O que temos são os personagens da DC, Marvel, Image, Dark Horse e similares. Os números citados nas edições únicas referem-se ao mercado norte-americano de quadrinhos, que é o principal centro consumidor da nona arte, enquanto os números citados em relação ao total de vendas de cada personagem são as estimativas de vendas globais.

Dito isso, vamos ao que interessa: essas foram as histórias em quadrinhos mais vendidas de todos os tempos:



The Walking Dead #100 (2003, Image)

A centésima edição de The Walking Dead foi lançada pela Image em 2003. A HQ, fonte da inspiração e referência para a série de TV que estreou em 2010 e já tem seis temporadas, é escrita por Robert Kirkman (Ultimate X-Men, Marvel Zombies) e ilustrada por Tony Moore (Justiceiro, Venom, Deadpool - apenas as seis primeiras edições) e Charlie Adlard (Juiz Dredd, Hellblazer, Savage - que assumiu a série no número 7 e está até hoje no título). Ambientada em um mundo infestado por zumbis, a série é o carro-chefe da Image atualmente. A edição número 100 trouxe reviravoltas na trama e várias capas variantes desenhadas por diversos artistas, o que ajudou a elevar os números de circulação. A estimativa é que esta edição tenha vendido cerca de 384 mil exemplares somente no mercado norte-americano.



The Amazing Spider-Man #583 (2009, Marvel)

Este número de Homem-Aranha saiu com duas capas diferentes: uma mostrava Peter Parker acompanhado de duas garotas, enquanto a segunda tinha a imagem de Barack Obama, na época recém-eleito Presidente dos Estados Unidos. Desnecessário informar que a grande responsável pelos altos números de venda foi a segunda. A estratégia de Marvel de colocar o seu principal personagem ao lado de Obama levou a revista a vender cerca de 530 mil exemplares.



The Amazing Spider-Man #1 (2014, Marvel)

No mercado dos quadrinhos, de tempos em tempos são comuns iniciativas de reiniciam os universos dos personagens, e trazem também a reinicialização da numeração das revistas. Neste caso, o que temos é o retorno de Peter Parker ao posto de Homem-Aranha, um ano após o personagem trocar de mente com o Doutor Octopus, que assumiu o uniforme do herói na série de histórias batizada como Homem-Aranha Superior. Foram vendidos aproximadamente 533 mil exemplares desta edição.


Deathmate (1993-94, Valiant/Image)

Crossover entre os personagens das editoras Image e Valiant, lançado em quatro edições batizadas com o nome de cores: Amarelo, Azul, Preto e Vermelho - mais o Prólogo e o Epílogo. Com uma mega promoção e estratégia agressiva de marketing, a série gerou uma enorme expectativa que foi traduzida em altos números de vendas. Lançada no auge da explosão visual que os quadrinhos viviam na década de 1990, onde a arte subitamente fico muito mais importante que o conteúdo e os roteiros, a série foi desenhada por nomes como Jim Lee, Rob Liefeld, Bernard Chang e Barry Windsor-Smith, e teve a sua trama escrita por caras como Bob Layton, Mike Baron, Bob Hall e John Ostrander. No entanto, os constantes atrasos na entrega das edições causaram um crescente desinteresse pela história, que acabou com números de vendas muito menores do que em seu início. Mesmo assim, estima-se que Deathmate tenha vendido mais de 700 mil cópias.



Fantastic Four #60 (1998, Marvel)

A razão do sucesso deste edição está em dois fatores: promovendo a estreia de uma nova equipe criativa formada por Mark Waid e Mike Wieringo, a Marvel vendeu a revista por simbólicos 9 centavos de dólar. O resultado foi uma avalanche de pedidos, superando os 752 mil exemplares.



Spawn #1 (1992, Image)

A primeira edição da série de maior sucesso da então nascente editora Image, criada por artistas insatisfeitos com a política de direitos autorais e royalties da Marvel. Spawn é um dos personagens de quadrinhos mais emblemáticos da década de 1990. Criado e desenhado por Todd McFarlane, a trama conta a trajetória de um soldado que volta da morte e passa a servir o inferno. Com desenhos de alto impacto e uma narrativa visual cativante, Spawn marcou época e influenciou uma nova geração de artistas. O número 1 superou a fronteira do milhão e vendeu mais de 1,7 milhões de exemplares.



Spider-Man #1 (1990, Marvel)

Outro exemplo da influência de McFarlane nos quadrinhos da década de 1990. Estreando como roteirista e ilustrador do principal personagem da Marvel, o canadense foi o responsável por fazer a edição vender mais de 2,5 milhões de exemplares, dando início a um novo momento na indústria de quadrinhos e tornando protagonistas uma nova geração de artistas como Marc Silvestri e Rob Liefeld. No Brasil essa fase saiu com o título de Tormento. No mercado norte-americano, ela marcou também o início da estratégia de capas variantes e com materiais diferenciados utilizada à exaustão durante os anos 1990. 



Superman #75 (1987, DC)

A famosa edição em que a DC matou o Homem de Aço. A Morte do Super-Homem foi um evento tão grandioso que recebeu ampla cobertura da indústria do entretenimento como um todo. O super-herói mais famoso do planeta perdeu a vida em uma luta épica com um personagem chamado Apocalypse, e ficou um ano afastado dos quadrinhos. A edição vendeu mais de 3 milhões de cópias.



X-Force #1 (1992, Marvel)

Se McFarlane já havia feito história com o Homem-Aranha, Liefeld foi ainda mais longe ao assumir um dos títulos mutantes da Marvel. X-Force trazia o novo personagem Cable e mais tarde apresentaria Deadpool ao leitores, ambos criações de Liefeld. É o ápice dos músculos sobrepujando o conteúdo, com as peculiares regras de anatomia de Rob Liefeld chocando todo mundo.



X-Men #1 (1991, Marvel)

A principal equipe de personagens do universo Marvel na época, desenhada por um dos mais festejados artistas da então nova geração. Jim Lee inaugurou um novo capítulo na trajetória dos X-Men, trazendo artes de grande impacto visual acompanhadas por mulheres seminuas e sempre em posições provocantes. Cultuada pelos fãs, essa fase foi lançada no Brasil em diversos formatos, incluindo uma edição com capa dobrável e outra encadernada. Sozinho, o número 1 vendeu mais de 7,1 milhões de exemplares.

Passamos agora para a segunda parte deste post, falando a respeito dos personagens que mais venderam HQs em todos os tempos. Aqui temos fatores como a quantidade de títulos envolvidos, o tempo de vida de um personagem, o seu impacto na cultura pop e outros aspectos. 



Fantasma

Criado em 1936 por Lee Falk (também pai de Mandrake), o Fantasma tem oito décadas de história e vendas totais estimadas em mais de 150 milhões de HQs em todo o mundo. A primeira aparição do personagem foi em uma tira de jornal diária. As histórias do Fantasma continuam sendo escritas e publicadas até hoje - no Brasil, o personagem tem diversos encadernados lançados pela editora Mythos.



Dragon Ball

Criado em 1984 por Akira Toriyama, Dragon Ball é um dos mangás mais populares de todos os tempos. A história completa foi lançada em 42 volumes, que contabilizaram 519 capítulos publicados entre 1984 e 1995. A trama deu origem a duas séries de TV, os animes Dragon Ball e Dragon Ball Z, produzidos entre 1986 e 1996. No Brasil, o mangá foi publicado pela Conrad Editora entre dezembro de 2000 e outubro de 2003. Após um longo período longe das bancas, Dragon Ball foi assumido pela Panini, que começou a publicar o mangá a partir de número 1 em maio de 2012. Estima-se que a série já tenha superado os 200 milhões de exemplares vendidos em todo o planeta.



As Aventuras de TinTin

Criado pelo cartunista belga Georges Remi, TinTin é o protagonista da história em quadrinhos europeia mais popular do século XX. O título já foi traduzido para mais de 70 línguas e vendeu mais de 200 milhões de exemplares. A publicação teve início em janeiro de 1929, como um suplemente destinado ao público infantil do jornal Le Vingtième Siècle. No Brasil, a série foi publicada em belos álbuns lançados pela Cia das Letras, e que ainda estão em catálogo.



Capitão América

Talvez o personagem mais emblemático da Marvel, o Capitão América é também um dos mais conhecidos da Casa das Ideias. Criado em 1941 pela dupla Joe Simon e Jack Kirby, o Sentinela da Liberdade foi muito popular entre os soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial e experimentou um segundo boom entre os leitores nos anos 1960, quando passou a interagir com toda uma nova geração de super-heróis criados por Stan Lee. Uma das figuras centrais do Universo Marvel na última década, Steve Rogers também é um dos alicerces da Marvel nos cinemas, onde é vivido pelo ator Chris Evans. Estima-se que o personagem já tenha vendido mais de 210 milhões de HQs.



X-Men

Os X-Men foram criados pela dupla Stan Lee e Jack Kirby em 1963, e fizeram a sua estreia na revista The X-Men #1, lançada em setembro daquele ano. O mote sempre foi o preconceito e a luta de uma minoria, aqui representada por mutantes, indivíduos que sofreram mutações genéticas que os diferenciam da população normal. Um dos títulos mais populares da Marvel, os X-Men foram líderes de vendas da editora durante boa parte das décadas de 1980 e 1990. Estima-se que as revistas envolvendo a equipe já tenham vendido mais de 270 milhões de exemplares.



One Piece

O mangá mais vendido de todos os tempos foi criado por Elichiro Oda em 1997. A série conta a história do pirata Monkey Luffy em busca do maior tesouro do mundo, batizado com o nome que intitula o mangá. A história começou a ser publicada no Japão em 1997 e está sendo escrita até hoje. Até o momento já foram lançados 82 volumes na Terra do Sol Nascente. No Brasil, One Piece foi publicado entre 2002 e 2008 pela Conrad, e a partir de 2012 passou a ser publicado novamente pela Panini. A estimativa é que One Piece já tenha vendido mais de 345 milhões de exemplares em todo o mundo.



Homem-Aranha

O personagem mais popular da Marvel foi criado em 1962 por Stan Lee e Steve Ditko. O Homem-Aranha ganhou destaque ao trazer uma nova abordagem ao universo dos super-heróis, focando com igual destaque tanto as aventuras e lutas contra vilões quanto as dificuldades cotidianas de Peter Parker, um garoto órfao sempre envolvido com falta de grana e cheio de insegurança. Esse modo de contar histórias tornou o personagem mais humano e próximo do leitor. Além disso, o Homem-Aranha sempre foi desenhado com um corpo mais esguio, distante das montanhas de músculos comuns aos seus parceiros. O personagem já vendeu mais de 360 milhões de quadrinhos em todo o planeta.



Batman

O Cavaleiro das Trevas foi criado em maio de 1939 por Bill Finger e Bob Kane. Desde então, estrelou uma infinidade de títulos e se tornou uma das mais conhecidas figuras da cultura pop. Mesmo passando por uma questionável interpretação cômica na década de 1960, o personagem sempre foi associado a histórias de investigação e com um constante viés sobrenatural. Além disso, foi o protagonista de alguns dos títulos mais importantes e influentes da história dos quadrinhos, como a interpretação de Frank Miller na década de 1980. A cereja do bolo é a sua incrível galeria de vilões, encabeçada pelo maior de todos: o palhaço psicopata Coringa. A estimativa é que Batman já tenha vendido mais de 460 milhões de exemplares.



Superman

O primeiro e maior super-herói de todos os tempos, Superman deu início a toda a tradição e fascínio que envolve os superseres. O personagem foi criado em junho de 1938 pela dupla Jerry Siegel e Joe Shuster. Estima-se que mais de 600 milhões de quadrinhos do Superman já tenham sido comercializado em todo o planeta.

Comentários