Led Zeppelin vs Spirit: leia os depoimentos completos de Page e Plant no julgamento por plágio


A Rolling Stone publicou a transcrição completa dos depoimentos de Jimmy Page e Robert Plant no julgamento por plágio de “Stairway to Heaven”, movido pelos representantes do guitarrista Randy California, do Spirit. A alegação é que a canção do Led foi chupada de “Taurus”, música do Spirit.

Page admitiu em seu depoimento que comprou dois discos do Spirit, The Family That Plays Together e Clear, ambos lançados em 1969. No entanto, Jimmy declarou que não tinha o disco da estreia do Spirit, lançado em 1968 e que contém a faixa “Taurus”, ainda que hoje em dia possua o LP em sua coleção. Perguntado porque e quando comprou o primeiro álbum Spirit, Page respondeu: “Foi depois que as comparações entre as duas faixas começaram a surgir na internet. Meu genro me contou que as pessoas estavam comparando ‘Stairway' com uma música do Spirit, e eu disse que queria ouvir o disco. Então, fui até a minha coleção e procurei quais discos do Spirit eu tinha. O que encontrei foram o segundo e terceiro álbum da banda, bem como o Twelve Dreams of Dr. Sardonicus e um duplo ao vivo deles”. Jimmy Page informou também que, antes da associação entre “Stairway to Heaven” e “Taurus”, ele nunca tinha ouvido a música do Spirit antes.

Já Robert Plant declarou que não lembra de ter escutado “Taurus" antes de compor “Stairway to Heaven”. O vocalista contou que a única música que conhecia do Spirit na época era “Fresh Garbage”, presente em uma compilação lançada em 1968. Perguntado se havia assistido a banda tocar ao vivo no Mother’s Club de Birmingham, local que o Led Zeppelin frequentava com frequência e onde o Spirit se apresentou, Plant respondeu que não recorda de nenhuma banda que viu no palco do local. “Eu sei que eles tocaram lá, e foi em uma noite em que eu e minha esposa nos envolvemos em um acidente de carro. Ela teve uma fratura no crânio e eu parti o parabrisa com a cabeça. Eu estava hospitalizado no dia em que eles tocaram, não lembro de nada, não”.

Para ler os depoimentos completos de Jimmy Page e Robert Plant, ambos em inglês, clique aqui e aqui.





Comentários