Review: São Paulo Ska Jazz - Gringo (2016)



Na ativa desde 2010, o São Paulo Ska Jazz é um combo formado por oito músicos, focado em música instrumental e em buscar a união que o nome da banda apregoa: a junção entre gêneros a princípio antagônicos, como o jazz e o ska.

Gringo é o segundo álbum do grupo e traz as participações especiais do tecladista Ken Stewart e do saxofonista Zem Audu, ambos integrantes do The Skatalites, banda jamaicana formada em 1964 e uma das pioneiras do ska. A dupla participa de quatro músicas do disco - “SP”, “Adiós Nonino”, “Sampa" e “Skaramouche”. 

O disco traz dez canções, sete delas autorais. Três releituras, todas personalíssimas, completam o tracklist: “Adiós Nonino” de Astor Piazzolla, “Three Little Birds” de Bob Marley e “Sampa” de Caetano Veloso. Aliás, vale comentar que o São Paulo Ska Jazz já tem tradição em entregar covers absolutamente incríveis. Versões para “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana, “Samba de Uma Nota Só” de Tom Jobim, “Wrapped Around Your Finger” do The Police, “I Shot the Sheriff” de Bob Marley e “Rehab" de Amy Winehouse são presença constante nos shows, todas em interpretações instrumentais de absoluto bom gosto.



Tendo o baixista Marcelo Calderazzo como líder, o SPSJ mostra em Gringo um trabalho mais bem produzido, com uma sonoridade mais polida em relação ao primeiro e auto-intitulado disco, lançado em 2010. A musicalidade ampla e ao mesmo tempo acessível, no entanto, segue presente, com arranjos muito bem desenvolvidos e que são um deleite para os ouvidos. O resultado faz de Gringo um álbum muito agradável, e que, como todo bom trabalho instrumental que se preze, consegue carregar o ouvinte por suas faixas ao mesmo tempo em que o desconecta do cotidiano.

Com um trabalho primoroso e original, o São Paulo Ska Jazz é uma excelente indicação para quem tem a música como uma das paixões de sua vida. Independente de você ser fã de rock, blues ou qualquer outro gênero, a força de Gringo é tamanha que irá agradá-lo com absoluta certeza.

Um dos grandes discos brasileiros de 2016, sem dúvida!

Comentários