Review: Gustavo Telles & Os Escolhidos - Ao Vivo no Theatro São Pedro (2017)


Gustavo Telles foi baterista do Pata de Elefante, excelente trio gaúcho de rock instrumental que gravou discos muito bons e já pendurou as chuteiras. Após o fim da banda, Telles iniciou uma carreira solo, deixando a bateria de lado e assumindo os vocais e a guitarra. Essa nova fase gerou dois belos CDs: Do Seu Amor Primeiro é Você que Precisa (2011) e Eu Perdi o Medo de Errar (2013).

Celebrando e eternizando a ótima fase, o Selo 180 está lançando Ao Vivo no Theatro São Pedro, disco que traz a íntegra do show de lançamento do segundo disco de Gustavo Telles, realizado no dia 26 de novembro de 2013 no mítico teatro da capital gaúcha. São doze faixas vindas dos dois álbuns de Telles, acompanhado aqui por uma banda excelente formada por Alexandre Loureiro (bateria), Luciano Albo (baixo, ex-Cascavelletes), Edu Meirelles (baixo), Mauricio Nader (guitarra), Marcio Petracco (pedal steel e guitarra, ex-TNT), Daniel Mossmann (guitarra e violão, parceiro dos tempos do Pata de Elefante), Murilo Moura (piano e órgão), Luciano Leães (piano e órgão), Joca (trompete), Rafael Lima (sax tenor), Gustavo Müller (sax barítono), Charão (trombone) e os backing vocals de Diogo Brochmann, Rodrigo Fischmann e Felipe Kautz, que formam o trio Dingo Bells.

Musicalmente, Gustavo Telles bebe direto da fonte do rock rural norte-americano, de nomes acima de qualquer suspeita como The Band, The Byrds e Crosby, Stills, Nash & Young. Reminiscências de Bob Dylan e Neil Young também são facilmente reconhecíveis na construção de uma sonoridade cativante e que transparece autenticidade, ainda mais para quem nasceu ou viveu grande parte da sua vida no Rio Grande do Sul (como é o meu caso), um estado com forte cultura popular e rico em suas próprias tradições.

Um dos pontos mais altos da obra de Gustavo Telles está na qualidade de suas letras. A escrita de Telles traz versos simples e descomplicados, que tratam de assuntos do cotidiano e do coração, proporcionando uma identificação quase automática para o ouvinte. Soma-se isso à inegável capacidade de composição de Gustavo e o resultado é um punhado de canções pungentes e fortes, que mexem com quem está aqui do outro lado da história, escutando as canções.

Ao Vivo no Theatro São Pedro é um ótimo disco ao vivo, com doses cavalares de música de alta qualidade e produzida com o coração. O álbum está disponível nos serviços de streaming, então caso você não conheça ainda o trabalho de Gustavo Telles vale a pena dar uma conferida, porque é legal pra caramba.

Comentários