Review: Beyond the Black - Lost in Forever (2017)


O Beyond the Black é uma banda alemã de metal sinfônico com toques de power metal. O grupo foi formado em 2014 na cidade de Mannheim e conta com Jennifer Haben (vocal), Chris Hermsdörfer (guitarra), Tobi Lodes (guitarra), Jonas Robner (teclado), Stefan Herkernoff (baixo) e Kai Tschierschky (bateria). Neste curto período, o sexteto já lançou dois discos: Songs of Love and Death (2015) e Lost in Forever (2016).

Este último acaba de sair no Brasil em uma edição totalmente nova, com quatro faixas a mais. Liberado originalmente em fevereiro de 2016, Lost in Forever ganhou uma Tour Edition em 2017, e é esta versão que a Hellion trouxe para o Brasil. Entre ambas, além das músicas bônus, temos uma capa diferente.

Com enorme sucesso na Alemanha, onde alcançou o quarto posto nas paradas, o Beyond the Black se caracteriza por uma música bastante acessível, com leves toques de metal sinfônico e sem o uso dos característicos vocais operísticos tão comuns ao gênero. Ou seja, não temos aqui nada similar ao Nightwish e afins, mas sim uma música bem menos pomposa e muito mais direta, ainda que carregada com enormes doses de melodia e bastante fácil de assimilar. Em alguns momentos, a sensação de estarmos ouvindo um pop metal não fica muito distante do ouvido, e acho que isso ajuda a explicar a boa performance do grupo nas paradas.

A alternância entre a voz de Jennifer e os guturais de Chis permeia as composições, assim como a inserção de timbres mais atuais de teclado e um belo trabalho de guitarras, notadamente na sonoridade destas últimas. Há leves pitadas de gótico aqui e ali, mas, de modo geral, o que sai dos alto-falantes é uma música extremamente acessível e indicada apenas para os fãs do estilo.

Entre as faixas, destaque para a canção que dá título ao trabalho e para “Rage Before the Storm”, hino oficial do festival Wacken Open Air.

Se você curte um metal sinfônico com enorme pegada pop, vai curtir o trabalho desta banda alemã.

Comentários