Review: Cellar Darling - This is the Sound (2017)


Nessas últimas décadas, vimos o poderio feminino tomar conta dos vocais em gêneros como o symphonic, celtic e folk metal. A banda da vez não faz diferente. Unindo a leveza do folk rock com o peso do metal, uma novo nome surge em busca de seu lugar ao sol. Estamos falando dos suíços do Cellar Darling, formado por ex-integrantes de uma outra banda suíça do gênero, o Eluveitie. 

O Cellar Darling vem com Anna Murphy (vocais e hurdy-gurdy, instrumento típico da cultura folk e céltica que muitas vezes lembra um violino, só que com uma alavanca que faz o som fluir de maneira diferente) Ivo Henzi (baixo e guitarra) e Merlin Sutter (bateria). Devido a algumas diferenças musicais entre os integrantes do Eluvetie, Ivo e Henzi acabam deixando a banda em 2016. Anna Murphy entrou logo em seguida. O nome Cellar Darling, se deve a um disco solo lançado por Anna Murphy, em 2013.

O álbum de estreia, This is the Sound, foi lançado no dia 30 de junho,pela gravadora alemã Nuclear Blast. O disco contém 14 faixas e duração de 59 minutos. Quem está acostumado com o som do Eluveitie vai perceber a mudança para um tom bem mais leve, com uma tonalidade totalmente voltada para o folk rock, porém com algumas doses de metal.

A faixa de apresentação, "Avalanche", chega ao som do hurdy-gurdy executado por Anna num estilo melódico e pop, que faz grudar na mente após a primeira audição. Logo depois, o ritmo continua com a mística "Black Moon" e a balada "Challenge". Após as três faixas de destaque, o tom do disco se mantém firme até o fim, variando entre melodias mais suaves com canções potentes. As menções honrosas ficam por conta da agitada "Hullabaloo", da acústica "Water" e encerrando com "Redemption, onde a vocalista mostra todo seu sentimento à medida que o piano completa o serviço.

Para um disco de estreia os suíços conseguem cumprir bem seu trabalho, principalmente pelo que já fizeram no Eluveitie, juntando suavidade com peso nas horas necessárias. O álbum tem sido bem elogiado por muitas revistas e sites especializados em metal. Seu som faz lembrar bandas como Evanescence e Lacuna Coil, mesmo soando bem mainstream. É um disco onde Anna Murphy consegue uma liberdade maior daquela que tinha em sua antiga banda, como podemos observar nos cânticos e no seu hurdy-gurdy que, aliás, dá um toque celta em boa parte das canções, sobretudo por seu pai ser irlandês. 

O Cellar Darling é uma banda que veio pra ficar e que começa em grande estilo. Afinal, este é o som.

Por Renan Esteves

Comentários