9 de out de 2018

Discoteca Básica Bizz #120: Nuggets: Original Artyfacts From the First Psychedelic Era 1965-1968 (1972)


Não é costume uma coletânea constar desta seção, só que Nuggets: Original Artyfacts From the First Psychedelic Era 1965-1968 é uma honrosa exceção. O disco, compilado e idealizado por Lenny Kaye (crítico de rock e ex-marido e guitarrista do grupo de Patti Smith), virou sinônimo de determinado tipo de música e atitude, chamando a atenção para um importante extrato da cultura pop americana dos anos 1960: as bandas de garagem.

Kaye foi audacioso ao lançar o disco. Em 1972, frescura e pretensão alcançavam o ponto máximo no rock. Então, por que levantar a bola de grupos imitadores, barulhentos, cujas canções mal chegaram às paradas? Bom, aí estava a graça.

Desde seu começo, o rock foi anti-social e espontâneo. Ninguém fez isso melhor do que estas bandas. E ponto final. No meio do anos 1960, qualquer bando de garotos suburbanos americanos achava que poderia competir com a invasão britânica. Deixavam os cabelos crescer, compravam instrumentos vagabundos (guitarras Danelectro, com muito fuzz, e orgãos Farfisa) e arrumavam contratos com pequenas gravadoras. O que viesse pela frente era lucro.

Assim, tínhamos bandas xerocando Yardbirds com mais fúria do que o grupo original (The Shadows of Knight, The Count Five) ou ecoando Bob Dylan em sua fase rosnante (Mouse and The Traps). Se o trio The Strangeloves atacava com "Night Time" e The Blues Magoos iam de "Tobacco Road", The Knickerboxers faziam a melhor música que os Beatles não gravaram, a notável "Lies". Sem contar The Chocolate Watch Band detonando seu machismo adolescente em "Let´s Talk About Girls". E para escolher ao menos um grupo como exemplo daquela época, poderiam ser citados os arrogantes e censurados The Standells, presentes no disco com a canção "Dirty Water".

As drogas psicodélicas eram o combustível das bandas e o período deu ao rock and roll dois de seus cidadãos mais doidões: Roky Erickson (13th Floor Elevators) e Sky Saxon (The Seeds). Futuros superstars como Todd Rundgren e Ted Nugent tiveram o seu treinamento básico tocando com os grupos Nazz e The Amboy Dukes, respectivamente.

Para resumir a influência destas bandas: nos anos 1960 o estilo já era chamado de punk rock e o termo garage band foi outra coisa que se ouviu muito a partir do começo dos anos 1990.

Texto escrito por Paulo Cavalcanti e publicado na Bizz #120, de julho de 1995

Nenhum comentário:

ONLINE

PAGEVIEWS

PESQUISE