Primeiro título da Disney pós-Editora Abril será publicado pela Panini


A Panini lançará no final de novembro o título Mickey Mouse 90 Anos - Livro Ilustrado Oficial. Trata-se de um álbum de figurinhas celebrando os 90 anos do Mickey e que contará com 36 cards e 276 figurinhas, sendo 60 delas especiais. O álbum será publicado em capa dura e trará uma HQ inédita do personagem. Com preço nada amigável - R$ 62,90, formato 23,7 x 29,3 cm e 12 envelopes de figurinhas inclusos -, chegará no final de novembro às bancas de todo o país.

Há rumores de que a Panini assumirá a publicação dos títulos da Disney no Brasil, após a empresa norte-americana romper o contrato com a Editora Abril devido aos problemas que a empresa da família Civita atravessa já há alguns anos. Ainda não há confirmação se isso acontecerá, no entanto sabe-se que desde o final do contrato com a Abril a Panini negocia com a Disney os direitos de publicação dos títulos aqui no país. Analisando o mercado, percebe-se que não existe outra editora com poder econômico e alcance semelhantes e que possa concorrer com a empresa italiana nesta negociação envolvendo os títulos da Disney.


Se isso ocorrer, e pessoalmente eu torço para que a Panini assuma a Disney por aqui, além da qualidade já conhecida dos títulos teremos também a expansão do domínio - para não dizer o quase monopólio - de mercado da editora. No momento em que o mercado de quadrinhos passa por uma crise séria, com queda de vendas e fechamento de players (FNAC se retirou do Brasil, Cultura e Saraiva vivem uma séria crise econômica, isso sem falar no fechamento constante de bancas em todos os cantos do país), o abocanhamento de uma fatia ainda maior do mercado por uma única editora não parece ser uma atitude saudável para o setor. Sei que o meu comentário traz pensamentos contrastantes - torço para a Panini assuma a Disney, porém fico preocupado com o impacto disso no mercado -, mas coerência não é o forte do Brasil no momento, convenhamos.

Vamos aguardar e ver o que irá acontecer.

Aos interessados, o título já está disponível na Amazon:

Comentários