Discoteca Básica Bizz# 171: Solomon Burke - The Very Best Of (1998)



Não existe, na história da música pop, biografia mais curiosa. Pregador desde os 7 anos de idade e líder de uma igreja, The House of God for All People. Agente funerário e proprietário de uma rede de farmácias, restaurantes e serviços de limusines. Pai de 21 filhos, avô de 14 netos e um dos principais cantores e pioneiros da soul music. Menos conhecido que Ray Charles e Sam Cooke, mas de igual importância para a definição do gênero.

Essa breve descrição está longe de traçar o retrato completo de Solomon Burke. O melhor livro escrito sobre o pop negro americano - Sweet Soul Music, de Peter Guralnick - gasta dezenas de páginas só com as inacreditáveis histórias vividas pelo Bispo, como o chamavam colegas e fãs.

Burke começou a gravar, ainda adolescente, em 1954, mas abandonou a música dois anos depois, desiludido. Passou um tempo na vagabundagem, mas voltou a estudar e iniciou uma bem sucedida carreira empresarial. Voltou a cantar por insistência do dono do selo Singular Records, e em pouco tempo era contratado pela Atlantic, gravadora que fez a história do rhythm and blues entre o final dos anos 1950 e a primeira metade dos 1960.


Os clássicos de Burke estão todos nesta coletânea, com singles dos sete anos (1961-68) em que esteve com a Atlantic. O primeiro deles, "Just Out of Reach (Of My Two Open Arms)", não podia ser mais improvável: uma versão de uma balada country que fracassara na voz de especialistas como Patsy Cline. O barítono romântico, rasgado, na melhor tradição gospel, começa a arrepiar para valer em três faixas que entram tranquilamente em qualquer antologia soul: "Cry to Me","Everybody Needs Somebody to Love" (ambas gravadas pelos Rolling Stones no início da carreira) e "If You Need Me".

Ainda assim, a intensidade máxima talvez esteja em "The Price", escancarando a veia do pregador. A música nasceu de um sermão, pouco depois de o cantor receber a papelada de seu divórcio. Dizem, aliás, que no palco o Bispo só era menos incendiário do que James Brown.

Para completar, o disco inclui um bônus: "Soul Meeting", o até então raríssimo single gravado pelo The Soul Clan, grupo vocal fundado por Solomon Burke com mais quatro ilustres soulmen: Don Covay, Joe Tex, Arthur Conley e Ben E. King.

Texto escrito por José Augusto Lemos e publicado na Bizz #171, de outubro de 1999


Comentários

  1. Estava escutando um podcast do PoeiraZine esta semana onde falam justamente sobre a Biblioteca da Bizz e sobre a importância dela em uma ´poca em que a mídia escrita era a principal referência para novas descobertas. Curiosamente eles debateram sobre a problemática de colocar coletâneas nesta seção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.