Review: Bad Religion - Age of Unreason (2019)



Se formos parar pra considerar as bandas clássicas do hardcore norte-americano como Dead Kennedys, Black Flag, Bad Brains e Minor Threat, veremos que quase nenhuma delas conseguiu manter uma carreira ativa após a década de 1980 - muitas nem chegaram inteiras até o final. Mas enquanto a maioria se debandou ora para fora da música, ora para projetos dentro de subgêneros do estilo (descontando ocasionais voltas e turnês nostálgicas), os californianos do Bad Religion sempre se mantiveram em atividade, com uma discografia regular e constantes turnês mundo afora, mesmo em meio a compromissos extra-musicais - o vocalista (e membro mais longevo) Greg Graffin é PHD em paleontologia evolucionária e leciona na universidade da California.

Ainda assim, se passaram seis anos desde o último álbum de estúdio, True North, o maior hiato entre lançamentos da banda - não contando o disco de canções natalinas (?), que também é de 2013. E nesse período de tempo mudanças aconteceram, como a demissão (na versão do próprio) do velho guitarrista Greg Hetson, que passou por um divórcio e algumas pendengas judiciais nebulosas, e a saída do baterista Brooks Wackerman para o Avenged Sevenfold. Mike Dimkich (ex-The Cult) e Jamie Miller tornaram-se os respectivos substitutos, com o último fazendo sua estreia em estúdio com o hoje sexteto - o novo guitarrista já havia registrado o disco de Natal.

Muitos já afirmaram que em tempos que a extrema direita - ou o que é considerado por alguns como “extrema” - ascende ao poder, as bandas oriundas do punk/hardcore acabam ao menos ganhando mais assunto para as letras, além de talvez um vigor renovado pela raiva e a revolta com o sistema renovada. E com o Bad Religion não foi diferente, já que Brett Gurewitz (principal compositor junto com o vocalista) anunciou desde o ano passado que a recente eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos teria influência direta nas composições, o que, convenhamos, não surpreende, ainda mais tendo na memória a temática anti-Bush adotada em The Empire Strikes First (2004) quinze anos atrás.

Já em termos musicais, para o bem ou para o mal, Age of Unreason não traz grandes inovações dentro do som da banda. Mesmo as influências de folk e country de determinadas canções não são algo novo - vide “Man With a Mission” (1993), “Drunk Sincerity” (1996) ou mesmo a mais recente “The Devil in Stitches”. Talvez o que dê pra se notar de diferente seja a produção de Carlos de la Garza (Paramore, Jimmy Eat World), que deixou o som mais limpo e cristalino do que o normal, o que até poderia ser visto como algo negativo, mas não quando falamos da banda que praticamente deu início ao chamado - e muitas vezes defenestrado - harcore melódico, um estilo que já não prima por muita sujeira.

Mas uma sonoridade mais do mesmo não implica exatamente em músicas ruins, e tanto Graffin quanto Gurewitz (aqui assinando todas as músicas juntos pela primeira vez) são provavelmente os melhores compositores que o hardcore norte-americano já ofereceu ao mundo. Tudo bem que canções como “The Approach” e “What Tomorrow Brings” são daquelas que eles poderiam escrever dormindo, com suas sequências de acordes manjados e as harmonias vocais de sempre (um diferencial do grupo desde o início, vale frisar), mas ambas são bem satisfatórias, assim como a dobradinha de abertura “Chaos From Within” e “My Sanity”, e “Big Black Dog”, mais uma das sub-”21st Century Digital Boy” que a banda vira e mexe tenta emplacar nos discos, felizmente aqui com um resultado melhor. Já entre as diferentes, sobressaem-se “Candidate”, que remete ao discos solos de Greg Graffin - mais calcados em suas raízes americanas - a cadenciada “Lose Your Head” e também “End of History”, que chega a lembrar - sério mesmo - Green Day.

Apesar de algumas canções com cara de filler na parte final do tracklist, quase nada em Age of Unreason pode ser considerado como um deslize, com exceção talvez de “Do the Paranoid Style”, curiosamente um dos carros chefe de divulgação - a genérica “The Kids Are Alt-Right”, divulgada ano passado, felizmente ficou apenas como bônus. Há até uma faixa com co-autoria do guitarrista Brian Baker (“Faces of Grief”), a primeira em anos. Está entre os melhores álbuns que a banda já lançou? Nem de longe. Mas pode-se dizer que está no mesmo nível de seus antecessores, em especial os também revivalistas New Maps of Hell (2007) e True North (2013) - o mais ousado The Dissent of Man (2010) permanece como o principal dessa safra. Mas a essa altura, vale mesmo a pena fugir tanto de um estilo consagrado quando a maioria de seus fãs nem deseja isso? Talvez não.

Por Matheus Henrique Pires

Comentários

  1. Ótima resenha!
    Ouvi o disco e gostei.
    Como disse o autor, é mais do mesmo, sim, mas não é disso que gostamos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.