A História do Heavy Metal - Capítulo II: O Heavy Metal e a NWOBHM



Das indústrias para o mundo

Assim como os físicos apontam para o Big Bang como a origem do nosso universo, também podemos identificar o momento e a localização exatos de quando o  metal nasce? Para os que acham que sim, esse lugar e tempo é a Inglaterra, West Midlands, Birmingham para ser exato, em 1968. O que acontece quando você tem uma geração crescendo em uma cidade industrial economicamente deprimida durante uma era de inocência perdida? Bem, o Black Sabbath acontece. O quarteto forjou um som que lembrava o clamor das siderúrgicas que dominavam a paisagem de sua cidade natal. No processo, eles desencadearam uma revolução sonora.

Black Sabbath conseguiu sintetizar rock and roll, blues e o diabolus in musica como um pesadelo para muitos, e um sonho que virava realidade para outros. A banda criou um novo e único caminho musical, marcado pelos riffs de guitarra de Tony Iommi, as letras inteligentes de Geezer Butler e seu contrabaixo, a bateria de Bill Ward e a voz perturbada de Ozzy Osbourne. Sonicamente, a música era incrivelmente escura e sinistra, de pé em justaposição ostensiva ao “flower power”, a música pop de atos contemporâneos. Liricamente, o Sabbath abordava abertamente temas socialmente tabus, desde a corrupção política ao uso de drogas recreativas, até o ostracismo social.

Comparado com os grupos de rock do final dos anos 1960, as composições e performances do Sabbath eram minimalistas em sua forma e execução. No entanto, o que lhes faltava em complexidade era compensado em termos de poder e intensidade. No entanto, o Black Sabbath definiu o padrão como a primeira banda adequada de heavy metal.


O caminho aberto e os primeiros seguidores

Como muitas outras formas de rock and roll, o heavy metal refletiu o clima da juventude desprotegida nas margens da sociedade. O metal na Grã-Bretanha cresceu das mesmas condições que o punk, falando em uma voz semelhantemente “anti-establishment”. Ambos poderiam ser considerados uma forma de música de protesto. Mas ao longo do tempo, o heavy metal evoluiu para um movimento musical que abraçou o escapismo e a fantasia de uma forma que o punk não fez.

heavy metal, como subgênero do escopo maior do metal – como apontado no capítulo anterior – está bem próximo ao hard rock que já vinha florescendo há alguns anos. Daí, a grande confusão de categorização de algumas bandas entre os dois gêneros. É comum, em especial nos Estados Unidos, inserir bandas como o Led Zeppelin e o Deep Purple (e até mesmo o Guns N’ Roses) dentro do contexto do metal. Embora reconheçamos o papel complementar dessas bandas, no desenvolvimento do gênero, musicalmente, elas nunca cruzaram a linha que dividia o hard rock do heavy metal como fez em determinados momentos, por exemplo, o Scorpions. Enquanto tomava pitadas do hard rock, o metal levou suas ideias musicais para um novo território, onde a ênfase no volume e na distorção veio a representar uma visão de poder que ressoou profundamente com a base de fãs do metal, predominantemente masculina.


Assim como os elementos musicais, um gênero adquire uma profunda carga imagética que o define. Seus temas, nomes, comportamentos e vestimentas são essenciais para a definição da sua identidade. Nesse sentido, tão essencial quanto o Black Sabbath para a criação do gênero foram os próximos seguidores para a sua consolidação. Com o fundamento musical lançado pelo Black Sabbath, era apenas uma questão de tempo antes de alguém sintetizar o heavy metal em um ethos completo e adequado. Aqui, surge o Judas Priest. Como o Black Sabbath, o Judas Priest veio de Birmingham e soava assim em cada pedaço. No entanto, o Priest incorporou muitos dos elementos musicais pioneiros do Deep Purple. O quinteto combinou com sucesso a escuridão e a intensidade do Black Sabbath com a musicalidade e complexidade do Deep Purple. Apresentando o ataque de guitarras gêmeas de Glenn Tipton e K.K. Downing, bem como a capacidade vocal sobrenatural de Rob Halford, o Judas Priest introduziu o heavy metal a um território inexplorado.

Capitalizando seus talentos únicos, o Priest marcou o início de uma era de heavy metal ao mesmo tempo altamente rítmica e melódica, que trocava entre ritmos acelerados e mais reservados (algumas vezes dentro de uma mesma canção). Acima de tudo, o legado duradouro do Judas Priest foi a introdução da imagem indelével do metal pesado: couro e patches. Cooptado da cena londrina, Rob Halford incorporou a forma de espetáculo do palco do Priest no final dos anos 1970. Ninguém poderia prever, no momento, que o visual se tornaria sinônimo de heavy metal. No entanto, o heavy metal agora tinha um visual que combinava com o poder e a intensidade de seu som.


A Nova Onda é avassaladora!

No final da década de 1970, bandas clássicas e já consagradas do que estava começando a ser identificado como o heavy metal como o Black Sabbath e o Judas Priest começaram a ser eclipsadas no cenário musical pelo movimento punk, cada vez mais forte com bandas como Ramones, The Clash, Sex Pistols, Dead Kennedys, Exploited, entre outras.

Com o new wave e a disco music surge um movimento único de bandas que buscam resgatar o heavy metal, incluindo as particularidades do estilo. A Nova Onda do Heavy Metal Britânico re-energizou o heavy metal ao final dos anos 1970 e início dos 1980. Ao final da década de setenta o heavy metal estava estagnado com suas grandes estrelas buscando novas direções que fugiam de suas raízes metálicas, tais bandas se perdiam em suas próprias indulgências abrindo espaço para o emergente punk rock, que parecia atender as necessidades de uma juventude inglesa proletária, desempregada e sem esperanças diante do governo da Primeira-Ministra Margaret Thatcher.

Nesse contexto, com o alvorecer dos anos 1980, veio o nascimento da segunda geração do heavy metal. Ainda centrada principalmente na Inglaterra, este grupo de bandas ganhou o apelido de Nova Onda do Heavy Metal Britânico (New Wave of British Heavy Metal – NWOBHM), um jogo com o nome conferido à sensação da new wave nas paradas pop. Essa vanguarda, representada pelo Iron MaidenMotörhead, Saxon Diamond Head, desenvolveu uma marca distintamente nova de heavy metal. Embora fortemente inspirado pelas bandas fundadoras do estilo, a música desses novos atos eliminou efetivamente a influência do blues, incorporando elementos do punk britânico dos anos 1970. O resultado foi um som mais rápido e agressivamente bombástico.

A NWOBHM começou como um fenômeno underground crescendo em paralelo ao punk e amplamente ignorado pela mídia. Foi apenas através da promoção do radialista Neal Kay que atingiu a consciência pública e ganhou visibilidade, reconhecimento e sucesso no Reino Unido. O movimento envolveu principalmente jovens, brancos, homens e músicos da classe trabalhadora e fãs, que sofreram as dificuldades provocadas pelo aumento do desemprego durante anos após a recessão de 1973-75. Como uma reação à sua realidade sombria, eles criaram uma comunidade separada da sociedade mainstream para desfrutar da companhia um do outro e sua música favorita alto. A NWOBHM foi criticada pesadamente pelo hype excessivo gerado por meios de comunicação locais a favor dos músicos. No entanto, gerou uma renovação no gênero do heavy metal e promoveu o progresso da subcultura de heavy metal, cujos códigos comportamentais e visuais atualizados foram rapidamente adotados pelos fãs de metal em todo o mundo após a expansão da música para a Europa continental, América do Norte e Japão .

Liricamente, as bandas da NWOBHM se aventuraram em novo território. As canções exploraram os reinos da fantasia e da mitologia, contudo mantiveram também a ira social de seus predecessores. Com base nessa exploração criativa, as bandas da NWOBHM, especialmente o Iron Maiden, começaram a criar estudos elaborados e teatrais que desenvolveram tematicamente sua música. Estes elementos agora explorados ressoaram com fãs além da Inglaterra. Em meados da década de 1980, o heavy metal experimentou aceitação e popularidade global.


Na sequência da nova onda britânica de heavy metal e do avanço do álbum do Judas Priest, British Steel (1980), o heavy metal tornou-se cada vez mais popular no início da década de 1980. Muitos artistas de metal se beneficiaram da exposição que receberam na MTV, que começou a ser exibida em 1981 – as vendas subiam muitas vezes se os vídeos de uma banda fossem exibidos no canal. O vídeo do Def Leppard para Pyromania os tornou superstars nos Estados Unidos e o Quiet Riot tornou-se a primeira banda de heavy metal norte-americana a liderar a Billboard com Metal Health. Um dos eventos seminais na crescente popularidade do metal foi o US Festival de 1983 na California, no qual o “dia do heavy metal” com Ozzy Osbourne, Van Halen, Scorpions, Mötley Crüe, Judas Priest e outros atraiu o maior público dos três dias de evento.

São considerados como os grandes expoentes desse movimento o Venom, Def Leppard, Saxon, Iron Maiden e tantos outros, mas esse quarteto em especial conseguindo bastante sucesso midiático e popularidade nos anos 1980. Forte foi a influência que estes exerceram em vários outros grupos de hard rock, heavy metal e derivados durante a década de 1980, definindo aspectos centrais do chamado metal tradicional. Algumas chegaram a ser referência em outros estilos, como o Venom que é tido como o grande precursor do black metal, e o Def Leppard, que ajudou a moldar o hard rock oitentista e pegou carona no AOR (rock de arena) com o álbum Hysteria. Outras bandas que tiveram bastante destaque foram Diamond Head, Samson (banda onde começou Bruce Dickinson, mais tarde frontman do Iron Maiden), Raven, Tygers of Pan Tang, Praying Mantis, entre muitas outras.


Será que ele é? O Motörhead e a NWOBHM

A banda Motörhead foi fundada em 1975 por músicos já experientes. Seu líder Ian “Lemmy” Kilmister era um ex-membro da banda de rock espacial Hawkwind, Larry Wallis tinha tocado com o Pink Fairies e Eddie Clarke tinha sido integrante da Curtis Knight Zeus. Sua experiência anterior é um elemento que divide críticos e fãs sobre se o trio pertence à nova onda de heavy metal britânico. Alguns acreditam que a banda deve ser considerada uma inspiração para o movimento, mas não como parte dela, porque assinaram contratos de gravação, fizeram turnês pelo país e tiveram sucesso em gráficos antes que qualquer banda da NWOBHM saísse de sua cena local. Lemmy mesmo disse que “a NWOBHM … não nos fez muito…” porque o Motörhead “veio um pouco mais cedo que eles”.

Outros críticos vêem o Motörhead como o primeiro expoente significativo do movimento e a primeira banda a executar inteiramente um crossover entre o punk rock e o metal pesado. A sua música rápida, a renúncia do virtuosismo técnico em favor da intensidade pura e sua atitude intransigente foram recebidos igualmente por punks e fãs de heavy metal. O Motörhead foi apoiado por muitas bandas da NWOBHM em turnê, e também compartilharam o palco com a banda de punk de amigos de Lemmy, The Damned. O estilo musical do Motörhead tornou-se muito popular durante a NWOBHM, transformando o trio em uma referência fundamental para o movimento nascente e para músicos de vários subgêneros do metal nas décadas seguintes.


O declínio

O Reino Unido tinha sido uma casa para os pioneiros do vídeo musical. Quando o canal de TV a cabo MTV começou a transmitir em 1982, a importância dos vídeos aumentou abruptamente, mudando o vídeo de uma ferramenta de promoção ocasional para um meio indispensável para alcançar uma audiência. A MTV encheu seus programas com muito hard rock e vídeos de heavy metal, mas estes eram muito caros para bandas que não tinham contrato de gravação ou tinham assinado com pequenas gravadoras independentes. Além disso, os vídeos musicais exaltavam o apelo visual de uma banda, uma área onde alguns grupos de metal britânicos eram deficientes. Assim, a NWOBHM sofreu o mesmo declínio que outros fenômenos musicais que se baseavam em produções de baixo orçamento e underground. Muitos de seus líderes, como Diamond Head, Tygers of Pan Tang, Angel Witch e Samson, foram incapazes de acompanhar o seu sucesso inicial. Suas tentativas de atualizar seu visual e som para corresponder às novas expectativas do público mais amplo não só fracassaram, mas também afastaram seus fãs originais.

Em meados da década de 1980, o glam metal, inspirado na imagem e celebrando o sexo emanado da Sunset Strip de Hollywood, liderado por Van Halen e seguido por bandas como Mötley Crüe, Quiet Riot, Dokken, Great White, Ratt e W.A.S.P.,rapidamente substituiu o metal nos gostos de muitos fãs de rock britânicos. O grupo de New Jersey Bon Jovi e os suecos do Europe, graças à sua fusão bem-sucedida de hard rock e pop romântico, também se tornaram muito populares no Reino Unido, chegando até mesmo ao headlining do Monsters of Rock Festival de 1987. As companhias de discos se agarraram ao subgênero do glam mais polido ao invés das bandas da NWOBHM, que mantinham uma base de fãs em outros lugares da Europa mas se viram afastadas dos mercados do Reino Unido e dos EUA pelo sucesso desses grupos americanos.

Enquanto a atenção dedicada às bandas da NWOBHM diminuiu, uma nova sucessão de subgêneros de metal muito menos mainstream começou a emergir e atrair muitos metalheads britânicos. O power metal e o thrash metal, ambos originários da NWOBHM e mantendo boa parte de seu ethos, estavam ganhando elogios da crítica e sucesso comercial na segunda metade da década de 1980 com seu som ainda mais rápido e mais pesado, como será visto nos próximos capítulos.


O Renascimento

A popularidade difundida da internet no final dos anos 1990 e início da década de 2000 ajudou os fãs e músicos da NWOBHM a reconectar e reacender seu entusiasmo compartilhado. A NWOBHM experimentou um pequeno revival, destacado pelas vendas boas dos antigos vinis e dos colecionadores e pela demanda por novos registros. As declarações de apreço por bandas de metal dos anos 1990, o sucesso de bandas de tributo, as reedições de álbuns antigos e a produção de novas compilações completamente editadas, atraiu a atenção da mídia e incentivou muitos dos grupos originais a se reunirem para festivais e turnês.

É importante destacar que muitas bandas seguiram produzindo, como é o caso das pioneiras Judas Priest e Iron Maiden, que lançaram álbuns fiéis ao gênero mesmo através de mudanças de formação e períodos conturbados. Grandes clássicos do gênero como Painkiller e Fear of the Dark pertencem aos anos 1990. Além da continuidade da produção dos medalhões, muitas bandas jovens fazem parte do revival do heavy tradicional, como é o caso do White Wizzard e do Hazy Hamlet.

Ouça uma playlist especial sobre o segundo capítulo da série:


Fontes:

Burroughs, William S. Nova Express. New York: Grove Press, 1964. ISBN 0802133304

Christe, Ian. (2003). Sound of the Beast: The Complete Headbanging History of Heavy Metal. HarperCollins. ISBN 0380811278

Dunn, Sam, Metal: AHeadbanger’s Journey (Warner Home Video 2006).

Walser, Robert. (1993). Running with the Devil: Power, Gender, and Madness in Heavy Metal Music. Wesleyan University Press. ISBN 0819562602

Weinstein, Deena. (1991). Heavy Metal: A Cultural Sociology. Lexington. ISBN 0669218375

Weinstein, Deena. Heavy Metal: The Music and its Culture. (New York: DaCapo, 2000). ISBN 0306809702



Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.