Porque a parceria entre Jimmy Page e o Black Crowes não deu certo



Em 1999, Jimmy Page fez uma turnê com o The Black Crowes e deixou os fãs com os cabelos em pé ao se unir a uma das melhores bandas daquele período. A ideia veio do empresário dos Crowes, Pete Angelus, que ficou sabendo do desejo do guitarrista e líder do Led Zeppelin em fazer um som e propôs que o Black Crowes fosse a banda de apoio. Após a aprovação de Jimmy, Angelus então comunicou a banda sobre a novidade – até então, os irmãos Robinson e sua turma não sabiam de nada.

Page saiu pelos Estados Unidos acompanhado pelos Crowes, mas desde o início deixou claro que não queria que aquelas apresentações fossem gravadas. Pete insistiu e conseguiu chegar a um acordo com Page, montando um estúdio móvel do lado de fora do Greek Theatre, em Los Angeles, e registrando o show com a promessa de que, caso Jimmy não gostasse do que ouvisse, ele apagaria as fitas. Como garantia de boa fé entregou para Page um isqueiro, que seria o instrumento que queimaria as fitas caso elas fossem rejeitadas.

Porém, aconteceu o contrário. Jimmy Page ouviu o show completo e aprovou o seu lançamento. Dessa maneira, Live at the Greek foi lançado em 29 de fevereiro de 2000. Um álbum duplo onde o guitarrista toca vinte clássicos do Led Zeppelin acompanhado pelo Black Crowes, que na época era formado por Chris Robinson (vocal), Rich Robinson (guitarra), Audley Freed (guitarra), Sven Pipien (baixo), Eddie Harsch (teclado) e Steve Gorman (bateria). No entanto, o disco chegou às lojas após um muito mal explicado abandono da turnê por parte de Page. O guitarrista alegou fortes dores nas costas para desistir da tour, mas Angelus conseguiu um massagista filipino que deu jeito nas costas de Jimmy. Mesmo assim, para desespero de Pete e dos músicos, Page não mudou de ideia e voou de volta para a Inglaterra.


Essa história nunca foi muito bem contada, e a verdade só veio à tona em 2019, com o lançamento da biografia do baterista Steve Gorman, Hard to Handle: The Life and Death of The Black Crowes (ainda inédita no Brasil). Gorman descobriu o que realmente aconteceu no período em que tocou com a banda britânica Stereophonics, entre 2003 e 2004. Passando por Londres o baterista encontrou o fotógrafo Ross Halfin, que é um amigo muito próximo de Page. Conversando, revelou o desejo de reencontrar Jimmy para trocar uma ideia, e foi convidado por Halfin para assistir a uma participação especial que Page faria nos próximos dias em um show. Ao lado de Ross foi até o local e reencontrou Jimmy Page. No papo, relatado no livro, Jimmy elogiou muito os Crowes, afirmou que Gorman era o baterista com quem ele mais tinha se acertado desde John Bonham, e então perguntou se podia fazer um desabafo. Steve sentiu que a verdade viria a tona, e ela veio.

O que Jimmy Page contou para Steve Gorman foi o seguinte: ele havia gostado tanto de tocar com o Black Crowes que se empolgou e foi conversar com Rich Robinson para propor a gravação de um álbum inédito de estúdio ao lado da banda, já que ele tinha alguns novos riffs e ideias prontos. Ao abordar Rich, o guitarrista dos Crowes não deu muita bola e respondeu que “nós não precisamos de mais músicas, o novo álbum já está pronto”. Jimmy insistiu, disse que ok, que ele poderia então produzir o novo álbum dos Crowes, mas Rich também não aceitou a proposta de Page – o disco em questão era Lions, lançado em 2001. Jimmy Page se sentiu então ofendido e insultado por Rich Robinson e abandonou a turnê ao lado do Black Crowes. Ninguém na banda sabia da história, apenas Rich. Indignado com a revelação de Page, Gorman ligou imediatamente para Pete Angelus e contou a história, dizendo que, se encontrasse Rich pela frente naquela hora, o socaria sem parar.

E assim, por pura arrogância e desdém de um músico, o mundo não ouviu uma coleção de canções inéditas de uma das maiores lendas da história do rock ao lado de uma das grandes bandas dos anos 1990 e 2000.

Comentários

  1. Meu Deus! Que revelação fantástica! Mas que cara medíocre esse Rich Robinson, pelo amor de Zeus! É absolutamente inacreditável a atitude desse bunda mole... Não posso acreditar mesmo... e agora estão se reunindo os irmãos com a alcunha de Black Crowes sem nenhum integrante da banda além deles dois... ou seja, dois bobocas arrependidos! Incrível!

    ResponderExcluir
  2. Bom o resultado deste enorme ego é a realidade atual que com certeza a banda já foi né.

    ResponderExcluir
  3. Tem também uma entrevista do Chris Robinson dizendo que foi entediante fazer esses shows porque ele não gosta do Robert Plant. Black Crowes é uma banda ok, mas o ego dos caras parece ser desproporcional

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.