Incêndio na California pode afetar a produção de discos de vinil em todo o mundo



A fábrica da Apollo Masters localizada na cidade de Banning, na California, foi devastada na última quinta-feira, 06/02, por um incêndio que mobilizou 82 bombeiros e levou mais de três horas para ser controlado. Nenhum funcionário ficou ferido.

Esse acontecimento, segundo especialistas, pode afetar significativamente a produção de discos de vinil não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. A Apollo era uma das duas únicas empresas do planeta que produzia os discos de acetato, vitais para a produção e prensagem de LPs. A outra empresa que presta esse serviço e fornece essa matéria-prima para gravadoras em todos os continentes é a japonesa MDC, que também não estava conseguindo atender o volume de pedidos do material.



Ben Blackwell, co-fundador da Third Man Records, falou sobre como o caso afetará a indústria do vinil: “O incêndio na Apollo apresentará um problema para a indústria do vinil em todo o mundo. Já estávamos enfrentando problemas para atender o aumento da demanda antes disso acontecer. Imagino que isso afetará a todos, não apenas o Third Man Pressing e o Third Man Mastering, mas teremos que esperar para avaliar com mais precisão. Não quero ser alarmista, mas estou tentando ser apenas realista com toda essa situação”.

A projeção em diversas matérias publicadas na imprensa musical é que, além da queda na produção de novos discos de vinil, várias fábricas fechem as portas por falta de material. Além disso, fontes do mercado fonográfico brasileiro ouvidas pela Collectors Room não descartam que o incêndio tenha acontecido por um ato de sabotagem industrial, tanto para elevar ainda mais o preço dos discos de vinil e/ou valorizar o CD em detrimento de uma tendência do mercado global - é importante lembrar que, pela primeira vez em décadas, todas as projeções de vendas de mídia física durante 2019 apontavam a tendência de que os discos de vinil iriam superar os CDs pela primeira vez em muito tempo.


Comentários