O gigantesco impacto de Adele na indústria musical


Adele chegou como um furacão no mercado musical. Com apenas três discos de estúdio, um álbum ao vivo, 2 EPs, 17 singles e 8 videoclipes, a cantora inglesa nascida em Londres no dia 5 de maio de 1988 já é uma das artistas que mais venderam discos em todos os tempos.

Seu álbum de estreia, 19, foi lançado em 2008 e recebeu oito Discos de Platina no Reino Unido e três Discos de Platina nos Estados Unidos. No Grammy Awards de 2009, Adele ganhou os prêmios de Melhor Artista Revelação e Melhor Performance Vocal Pop Feminina.

Seu segundo álbum, 21, foi lançado em 2011. Muito bem recebido pela crítica, superou o sucesso da estreia e venceu diversos prêmios em 2012, entre eles um recorde de seis Grammy, incluindo Álbum do Ano. 21 foi certificado 17 vezes como platina no Reino Unido e é o quarto álbum mais vendido da história no mercado inglês. Nos Estados Unidos a performance também foi impressionante, mantendo-se na primeira posição da Billboard por mais tempo que qualquer disco desde 1985 – no total foram 24 semanas, com Adele estabelecendo a maior permanência de uma artista feminina no topo da Billboard em todos os tempos. 21 foi o álbum mais vendido em todo o mundo em 2011 e 2012, vendendo mais de 31 milhões de cópias em todo planeta, o que também o transformou no disco mais vendido do século XXI.

Em 2012 Adele lançou "Skyfall", que ela co-escreveu e gravou para o filme de James Bond Operação Skyfall. A música ganhou um Oscar, um Globo de Ouro e o Brit Award de Single Britânico do Ano.


Após uma pausa de três anos a cantora lançou seu terceiro álbum de estúdio, 25, em 2015. Ele se tornou o disco mais vendido do ano e quebrou recordes de vendas na primeira semana tanto no Reino Unido quanto nos EUA. 25 venceu cinco prêmios Grammy, incluindo Álbum do Ano, e quatro Brit Awards, incluindo Álbum Britânico do Ano. O single principal, "Hello", se tornou a primeira música nos Estados Unidos a vender mais de um milhão de cópias digitais em apenas uma semana após o seu lançamento. Ao todo, 25 vendeu 22 milhões de cópias em todo o mundo.

Para se ter uma ideia do impacto de Adele no mercado musical, sua discografia inteira foi lançada em uma época em que as pessoas não consomem mais mídia física, porém seus trabalhos seguem vendendo LPs, CDs e outros formatos. Ela é o maior fenômeno de mercado do século XXI, e dois de seus três álbuns estão na lista de discos mais vendidos de todos os tempos – 21 e 25 -, lista essa que é formada principalmente por títulos que chegaram às lojas durante os anos 1970, 1980 e 1990. Aliás, os dois são os únicos álbuns da década de 2010 a fazer parte da lista de mais vendidos de todos os tempos.

O novo trabalho de Adele, ainda sem título, teve o seu processo de composição iniciado em 2018. A cantora já adiantou em algumas postagens em suas redes sociais que o álbum deve ter o título de 30 – ela possui o hábito de batizar seus discos com a idade que tinha quando começou a trabalhar neles. O planejamento inicial era que o disco fosse lançado em setembro de 2020, porém a pandemia de coronavírus atrasou os planos e não há ainda uma previsão de quando o álbum chegará às lojas. 

Uma coisa, porém, é certa: ele irá vender milhões de cópias e seguirá mantendo Adele como o maior fenômeno do mercado fonográfico neste século.

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.