Um guia pelos discos ao vivo do Iron Maiden


O Iron Maiden anunciou o lançamento de um novo álbum ao vivo, que chegará às lojas dia 20 de novembro. Nights of the Dead, Legacy of the Beast: Live in Mexico City foi gravado em três shows realizados no México em setembro de 2019 e será disponibilizado em CD duplo digipack, CD duplo deluxe limitado, LP triplo de 180 gramas, LP triplo colorido de 180 gramas e nos formatos digitais.

Nights of the Dead será o décimo-terceiro registro do vivo da carreira do Iron Maiden, e nessa conta eu deixo de fora os EPs como Live!! + One (1980) e Maiden Japan (1981), que trazem poucas músicas e estão mais próximos a singles do que de álbuns completos.

A saga dos álbuns ao vivo do Iron Maiden se inicia em Live After Death (1985) e vai até Nights of the Dead (2020), e inclui títulos fantásticos e outros nem tanto. Além disso, alguns desses registros receberam também versões em vídeo. Nights of the Dead a princípio não terá lançamento em DVD/Blu-ray, e aqui vale lembrar que The Books of Souls: Live Chapter (2017) teve a sua versão em vídeo disponibilizada somente no canal oficial da banda no YouTube e não em mídia física. 


Live After Death
(1985)

O primeiro álbum ao vivo do Iron Maiden é um disco duplo e foi lançado no dia 14 de outubro de 1985. Live After Death traz dezoito faixas gravadas durante a World Slavery Tour, em shows realizados no Long Beach Arena, na California, e no Hammersmith Odeon, em Londres. Live After Death foi lançado também em DVD em 2008, tendo como bônus a segunda parte do documentário The History of Iron Maiden. É considerado o melhor registro ao vivo da banda e um dos grandes álbuns ao vivo de todos os tempos. Vendeu mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos, 250 mil na Alemanha, 200 mil no Canadá e superou a marca de 100 mil cópias no Reino Unido. Live After Death foi relançado em CD remasterizado digipack em 2020.


A Real Live One
(1993)

Lançado em 22 de março de 1993, A Real Live One traz onze faixas gravadas em diversas cidades pelo mundo durante a turnê do álbum Fear of the Dark (1992). Essa tour marcou a despedida de Bruce Dickinson da banda e gerou diversas discussões, com Steve Harris acusando o vocalista da fazer corpo mole e se esforçar apenas nas apresentações de maior visibilidade. A Real Live One traz apenas canções presentes nos álbuns Somewhere in Time (1986), Seventh Son of a Seventh Son (1988), No Prayer for the Dying (1990) e Fear of the Dark (1992) e chegou ao terceiro lugar na Inglaterra. O single de “Fear of the Dark” em sua versão ao vivo teve grande impacto e marcou pela participação maciça do público finlandês, e desde então serviu de parâmetro para a enorme participação do público sempre que essa canção é tocada nos shows



A Real Dead One (1993)

Lançado em 18 de outubro de 1993, é a segunda parte do álbum anterior, agora focado apenas em canções dos discos Iron Maiden (1980), The Number of the Beast (1982), Piece of Mind (1983) e Powerslave (1984) – Killers (1982) não teve nenhuma faixa incluída. Gravado durante a Fear of the Dark Tour em diversas partes do mundo, possui uma produção suja e que foi bastante criticada. Destaque para a capa e para o peso. Chegou à posição número 12 no Reino Unido. A Real Live One e A Real Dead One foram relançados em setembro de 1998 reunidos em um mesmo CD duplo chamado A Real Live Dead One, que traz as vinte e três músicas presentes nas versões anteriores.



Live at Donington (1993)

Terceiro registro ao vivo da Fear of the Dark Tour, Live at Donington foi gravado no clássico festival inglês no dia 22 de agosto de 1992. O tracklist conta com vinte músicas, e dezenove delas também estão presentes nos dois lançamentos anteriores, porém gravadas em concertos diferentes. A única faixa diferente em relação a A Real Live Dead One é “Wrathchild”. Destaque para a participação de Adrian Smith em “Running Free”, música que fecha o show, antecipando a formação com seis integrantes que a banda assumiria a partir de 1999 – Adrian havia saído do Maiden em 1990, antes da gravação de No Prayer for the Dying (1990). Live at Donington foi lançado com duas capas diferentes: a primeira edição traz apenas o logo da banda e a data do show sobre um fundo branco, enquanto a reedição de 1998 vem com o cartaz oficial do show, criado pelo artista Mark Wilkinson, na capa. Live at Donington foi lançado também em VHS e laser disc em novembro de 1993.


Rock in Rio
(2002)

O quinto álbum ao vivo do Iron Maiden é especial para os fãs brasileiros. Ele foi gravado no Rock in Rio de 2001, no show de encerramento da Brave New World Tour, que marcou o retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith para a banda. Rock in Rio saiu tanto em áudio quando em vídeo (apenas em DVD) e traz dezenove faixas. A primeira edição em CD veio com um slipcase holográfico sobre a capa, mostrando o palco do show. É um dos melhores álbuns ao vivo do Maiden e tem, entre seus destaques, canções dos álbuns gravados com o vocalista Blaze Bayley reinterpretadas por Bruce Dickinson: “Sign of the Cross” e “The Clansman”. É um dos documentos definitivos do amor dos fãs brasileiros pela banda. Rock in Rio foi relançado em CD remasterizado digipack em 2020.


BBC Archives
(2002)

Este CD duplo saiu apenas como parte do box Eddie’s Archive, ao lado dos também duplos Beast Over Hammersmith e Best of the ‘B’ Sides. Ele traz vinte e oito faixas gravadas entre 1979 e 1988 e que foram transmitidas pela BBC, a principal rede de rádios do Reino Unido. Destaque para o show da banda no Reading Festival em agosto de 1982, um dos primeiros registros ao vivo com Bruce Dickinson, além da participação no mesmo festival em agosto de 1980, com Paul Di’Anno na voz. O lendário show no Monsters of Rock de Donington, em agosto de 1988, também marca presença com oito músicas. Nunca foi lançado fora do box Eddie’s Archive, e as edições isoladas disponíveis são, em sua maioria, não oficiais. Com sorte é possível encontrar quem esteja se desfazendo dos itens do box de forma isolada.


Beast Over Hammersmith
(2002)

Outro CD duplo que faz parte do box Eddie’s Archive. Best Over Hammersmith traz dezoito faixas gravadas durante a The Beast on the Road, turnê que promoveu o álbum The Number of the Beast (1982), durante um show no Hammersmith Odeon, em Londres, no dia 20 de março de 1982, dois dias antes do disco que apresentou Bruce Dickinson ao público do Maiden chegar às lojas. Na minha opinião trata-se de um dos melhores álbuns ao vivo do Iron Maiden, com uma performance perfeita de toda a banda – ainda com Clive Burr na bateria  - e versões muito pesadas para clássicos como “Children of the Damned”, “22 Acacia Avenue” e “Phantom of the Opera”. As edições isoladas fora do box Eddie’s Archive são em sua grande maioria não oficiais e repetem o que acontece com BBC Archives.


Death on the Road
(2005)

A partir do retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith em Brave New World (2000), o Iron Maiden passou a lançar um álbum ao vivo registrando a turnê de cada álbum de estúdio – a única exceção é A Matter of Life and Death (2006), que apesar de ter sido tocado na íntegra durante a turnê do disco nunca teve o seu ao vivo lançado oficialmente. Death on the Road é um álbum duplo que traz o show que o Maiden realizou em Dortmund, na Alemanha, em 24 de novembro de 2003. O título foi lançado em CD, LP e DVD e apresenta um tracklist com dezesseis músicas. A performance é excelente e o material em vídeo é ainda melhor, pois é possível ver toda a parafernália de palco e os figurinos de Bruce Dickinson. O DVD chegou ao primeiro lugar no Reino Unido e ao 14º posto na Billboard, enquanto o CD foi número 22 na Inglaterra.


Flight 666
(2009)

Flight 666 é o registro em áudio do documentário homônimo dirigido por Sam Dunn (dos excelentes Metal: A Headbanger’s Journey e Global Metal) e que mostra a banda voando o mundo no seu próprio avião, o Eddie Force One, pilotado por Bruce Dickinson. O tracklist traz dezessete faixas gravadas ao redor do planeta durante a Somewhere Back in Time World Tour, que focou em músicas apenas dos sete primeiros discos da banda – Iron Maiden, Killers, The Number of the Beast, Piece of Mind, Powerslave, Somewhere in Time e Seventh Son of a Seventh Son (a exceção é “Fear of the Dark”, que se tornou um dos grandes clássicos do Maiden e foi tocada em todas as turnês do grupo desde o seu lançamento). O álbum promoveu a compilação dupla Somewhere Back in Time: The Best of 1980-1989 (2008) e traz duas músicas gravadas no Brasil: “Heaven Can Wait” em São Paulo no dia 2 de março de 2008, e “The Clairvoyant” em Curitiba no dia 4 de março de 2008 (show em que eu estava presente). O DVD vendeu mais de 100 mil cópias nos Estados Unidos e chegou ao primeiro lugar nos Estados Unidos, posição que repetiu em dezenas de países. O CD foi número 34 na Billboard, 15 na Inglaterra e chegou à sexta posição na Alemanha. Flight 666 foi o primeiro vídeo do Iron Maiden disponibilizado em Blu-ray, e existe também a versão em DVD duplo.


En Vivo!
(2012)

En Vivo! é o registro ao vivo da turnê do álbum The Final Frontier (2010) e foi gravado dia 10 de abril de 2011 no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. Como acontece em todo show com público latino-americano, a participação da audiência é muito marcante. São 17 faixas distribuídas em um CD duplo, e o material também foi lançado em DVD e Blu-ray. Chama a atenção aqui a performance da banda, principalmente de Adrian Smith, que insere sutis alterações no modo de tocar as músicas, soando mais bluesy em alguns momentos, em uma tendência que ficaria ainda mais perceptível no próximo lançamento ao vivo, The Book of Souls: Live Chapter (2017). Estão aqui os únicos registros ao vivo das faixas de The Final Frontier, com destaque para a belíssima “When the Wild Wind Blows”. O vídeo mais uma vez foi muito bem no mercado norte-americano superando a marca de 100 mil cópias vendidas, alcançando também o primeiro lugar na Inglaterra. Já o disco ficou na posição 80 da Billboard, no número 19 no Reino Unido e no número 4 na Alemanha.


Maiden England ’88
(2013)

Durante a turnê do álbum Seventh Son of a Seventh Son o Iron Maiden lançou um VHS no ano de 1989 com um show da tour, que foi adorado pelos fãs e ganhou diversas edições bootlegs ao longo dos anos. Percebendo isso, o Maiden lançou em 2013 o registro oficial daquela época em um CD com dezoito faixas, agora devidamente de forma oficial e com uma produção excelente. O material foi gravado em Birmingham, na Inglaterra, nos dias 27 e 28 de novembro de 1988 e traz o auge técnico do Iron Maiden, na minha opinião. Mais uma vez a versão em vídeo (lançada somente em DVD) ficou no primeiro lugar nos Estados Unidos, enquanto a versão em CD e LP alcançou a trigésima posição na Inglaterra.


The Book of Souls: Live Chapter
(2017)

Álbum duplo que registra a turnê do também duplo The Books of Souls (2015), com quinze faixas gravadas ao redor do mundo. Duas dessas músicas foram registradas no Brasil: “Fear of the Dark” no show na Arena Castelão em Fortaleza no dia 24 de março de 2016, e “Wasted Years” na HSBC Arena no Rio de Janeiro no dia 17 de março de 2016. A sonoridade é menos polida que a habitual presente nos ao vivos do Maiden, e aqui percebe-se claramente o quanto Adrian Smith está tocando de forma mais influenciada pelo blues. A versão em vídeo foi disponibilizada apenas no canal da banda no YouTube e para download oficial, não ganhando mídia física. O material chegou ao número 49 na Billboard, à posição 17 no Reino Unido e ao número 5 na Alemanha e na Suíça.


Comentários