Por Fábio Pires
Colecionador e Pesquisador Musical
Collector´s Room
Música como Arte
A obra de Charles Mingus (1924-1979) e sua vida de músico de jazz é relatada nesse ótimo livro da Jorge Zahar Editora, traduzida por Roberto Muggiati.
Mingus, desde sua vida sofrida na infância até os conflitos existenciais na vida adulta, expõe suas mazelas e suas dores nessa obra escrita por ele próprio. Numa infância de traumas em Los Angeles o artista narra desde suas aventuras amorosas, ainda criança, até sua auto-internação em Nova Iorque.
Um dos contrabaixistas mais famosos da história do jazz, senão o mais, Mingus tocou com figuras como Louis Armstrong, Duke Ellington, Charlie Parker e Miles Davis. Ficou mais notório tocando com músicos bem menos famosos, mas que o ajudaram à expor seu talento no nobre segmento da música jazz.
Ler essa obra não foi fácil. Dolorida, amarga, tenebrosa em certos momentos. Mingus buscou na psicanálise a solução de seus problemas de vida. Morreu de atrofia, quase dez anos depois de publicá-la, colaborando ainda mais com as tragédias de vida de músicos de jazz, que parecem tão comuns.
Recomendo a leitura aos bons amantes da música.
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.