Por Marcello Vieira
Colecionador
Collector´s Room
Parece que foi ontem, mas já se passaram quinze anos que uma trilha sonora agitou o panorama musical americano. "Judgement Night" é a trilha em questão. Dando seqüência ao flerte entre o rock e o rap, iniciado com o Aerosmith e Run DMC em "Walk This Way", seguido pelo Beastie Boys com a participação de Kerry King (Slayer) em "No Sleep ´Till Brooklin", e posteriormente tendo o Anthrax junto ao Public Enemy em "Bring the Noise", a trilha sonora de "Judgement Night" foi lançada para definitivamente derrubar as barreiras ainda existentes entre estes dois estilos.
Parece que foi ontem, mas já se passaram quinze anos que uma trilha sonora agitou o panorama musical americano. "Judgement Night" é a trilha em questão. Dando seqüência ao flerte entre o rock e o rap, iniciado com o Aerosmith e Run DMC em "Walk This Way", seguido pelo Beastie Boys com a participação de Kerry King (Slayer) em "No Sleep ´Till Brooklin", e posteriormente tendo o Anthrax junto ao Public Enemy em "Bring the Noise", a trilha sonora de "Judgement Night" foi lançada para definitivamente derrubar as barreiras ainda existentes entre estes dois estilos.
A idéia básica era reunir em cada uma de suas dez faixas (onze no CD) uma banda de rock com um grupo de rap, criando um clima urbano e tenso, que daria ênfase às inúmeras cenas de violência mostradas no decorrer da história. Na verdade, o filme "Judgement Night", aqui lançado sob o nome “Uma Jogada do Destino”, passou meio que desapercebido pelos cinemas, porém sua revolucionária trilha sonora, com nomes como Slayer, Faith No More, Ice-T, Helmet, House of Pain, Sonic Youth e Cypress Hill, jamais poderia passar batida.
A trilha, faixa a faixa:
A trilha, faixa a faixa:
1. Helmet e House of Pain - Just Another Victim: a primeira parte prevalece com os pesados riffs de guitarra do Helmet direcionando a música, que num segundo momento dá uma virada onde o hip-hop do House of Pain ganha espaço para finalizar a faixa
2. Teenage Fanclub e De La Soul - Fallin´: faixa mais acessível do disco, "Fallin´" é um dos poucos momentos relax do álbum, onde o som suave e singelo do Teenage Fanclub casou perfeitamente bem ao swing do De La Soul
3. Living Colour e Run D.M.C - Me, Myself & My Microphone: mais uma vez o Run D.M.C. junta forças com uma banda de rock. A bola da vez agora é o Living Colour, que originalmente já traz muitas influências de black music em seu som. Ao escutar a faixa em questão podemos jurar tratar-se de uma única banda tocando, tamanha a integração conseguida entre ambas
4. Biohazard e Onyx - Judgement Night: a união entre Biohazard e Onyx resultou na faixa-título, onde batidas quebradas e vocais nervosos são a tônica da música
5. Slayer e Ice-T - Disorder: grande destaque do álbum e também a faixa mais pesada e rápida, "Disorder" é na verdade uma compilação de algumas músicas do Exploited. Aqui o rapper Ice-T, que já mostrava uma aproximação com o metal em seu recém criado Body Count, foi acompanhado pelo ritmo insano do Slayer
6. Faith No More e Boo-Yaa Tribe - Another Body Murdered: melodias típicas do Faith No More se unem aos vocais rapeados dos “gigantes” irmãos do Boo Yaa Tribe
7. Sonic Youth e Cypress Hill - I Love You Mary Jane: o instrumental cadenciado e experimental dessa faixa se encaixa perfeitamente bem a uma alternância de vozes minimalistas e os vocais típicos do Cypress Hill
8. Mudhoney e Sir Mix-A-Lot - Freak Momma: Mudhoney e o rapper também originário de Seattle, Sir Mix-A-Lot, proporcionam o momento mais descontraído do disco, onde há um clima festivo recheado de guitarras estilo surf music
9. Dinosaur Jr e Del The Funky Homosapien - Missing Link: faixa onde predomina o rock alternativo do Dinosaur Jr com leves intervenções do Del The Funky
10. Therapy e Fatal - Come and Die: o peso volta nesta faixa que é de certo modo repetitiva. Sem grandes atrativos
11. Pearl Jam e Cypress Hill - Real Thing: aparece apenas na versão em CD do álbum. É uma música que não tem absolutamente nada de Pearl Jam. As características do Cypress Hill prevalecem no decorrer da faixa
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