Bandas de Um Disco Só: Art - Supernatural Fairy Tales (1967)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Lançado naquele que é considerado um dos anos mais importantes da história da música pop, Supernatural Fairy Tales é o único registro do grupo inglês Art. Formada em abril de 1967, a banda durou apenas seis meses, encerrando suas atividades em outubro daquele mesmo ano, mas essa curta existência não passou despercebida, já que o único disco do Art é considerado até hoje uma das grandes obras do rock psicodélico da segunda metade dos anos sessenta.

Na verdade, alguns consideram
Supernatural Fairy Tales como o primeiro álbum do Spooky Tooth, tradicionalíssima banda de rock britânica que se destacou por executar uma original fusão entre o hard rock e o progressivo, principalmente pela interessante utilização de piano e órgão de forma simultânea, construindo uma sonoridade única.

Isso ocorre porque Mike Harrison, Luther Grosvenor, Greg Ridley e Mike Kellie, após a adição do tecladista Gary Wright, alteraram o nome do grupo de Art para Spooky Tooth, mudando também o direcionamento musical do conjunto. Enquanto o Art viajava pelos mares do rock psicodélico, o Spooky Tooth navegava pelo hard rock com algumas pitadas de blues e uma grande dose de rock progressivo. Portanto, o mais correto é, apesar de contar praticamente com os mesmos músicos, classificar o Art e o Spooky Tooth como duas bandas totalmente diferentes.

As doze faixas de
Supernatural Fairy Tales apresentam um rock carregado de psicodelismo e uma bem-vinda dose de peso, aproximando-o do chamado heavy psych. Guitarras agressivas e vocais ásperos e repletos de energia marcam as canções, que trazem consigo uma generosa dose de melodia, facilitando a digestão por parte do ouvinte. Assim, músicas como “I Think I´m Going Weird”, “What´s That Sound (For What It´s Worth)”, “Room With a View”, “Supernatural Fairy Tales”, “Love is Real”, “Brothers, Dads and Mothers” e “Rome Take Away Three” descem redondo até mesmo para ouvidos não acostumados com a psicodelia, fato raro e surpreendente, uma vez que as experimentações sonoras do estilo costumam assustar e afastar os neófitos.

Raríssima, a edição original do LP é item de destaque em acervos de colecionadores que conseguiram adquiri-la. Além dela, o álbum ganhou uma versão em CD em 1994 pela gravadora inglesa Drop Out (
Cat# DOCD 1987) e, mais recentemente, foi reeditado pela Tapestry em vinil de 180 gramas (Cat# TPT 216).

Uma jóia rara, que garante momentos de satisfação sublimes ao ouvinte. Talvez essa seja a melhor definição para
Supernatural Fairy Tales.


Faixas:
A1. I Think I'm Going Weird - 3:19
A2. What's That Sound - 2:47
A3. African Thing - 4:04
A4. Room With a View - 3:38
A5. Flying Anchors - 2:40
A6. Supernatural Fairy Tale - 3:34

B1. Love Is Real - 3:18
B2. Come on Up - 3:01
B3. Brothers, Dads and Mothers - 3:27
B4. Talkin' to Myself - 1:39
B5. Alive Not Dead - 2:12
B6. Rome Take Away Three - 3:00

Comentários