O último homem em pé


Por Maurício Rigotto
Colecionador e Escritor

Quem me conhece sabe o quanto sou aficionado por rock´n´roll, gênero musical que tem sido a trilha sonora da minha vida desde os remotos tempos da pré-adolescência. O gosto é atemporal, aprecio cantores e bandas de todas as décadas sem predileção por alguma época específica, desde seu surgimento nos longínquos anos cinquenta até os dias atuais. Como não poderia deixar de ser, tenho grande apreço pelos roqueiros dos primórdios, os "inventores" do ritmo. Adoro Little Richard, Elvis Presley, Carl Perkins, Roy Orbison, Johnny Cash, Gene Vincent, Eddie Cocham, Bo Diddley, Fats Domino, Buddy Holly e outros, tanto que esse pessoal ocupa um espaço bem considerável em minha estante de discos.

Entre os pioneiros, meus preferidos sempre foram Chuck Berry e Jerry Lee Lewis, dois artistas geniais que impressionantemente continuam na ativa. No ano passado tive o privilégio de assistir Chuck Berry ao vivo, no alto de seus 81 anos e, surpreendentemente, no último dia 16 a vida me presenteou com a oportunidade de presenciar um show de Jerry Lee Lewis. Foram duas noites de enorme emoção que jamais se apagarão de minha memória, noites que um dia ainda contarei aos meus netos (se um dia os tiver).

Após esse parágrafo introdutório, a intenção era fazer uma resenha do show de Jerry Lee em Porto Alegre, mas acabo de desistir. Quem estava lá sabe tanto quanto eu o momento histórico que estava presenciando, já quem não estava, de nada adianta ficar eu relatando como foi. Opto em resumir numa só palavra: sensacional!


Para não perder o parágrafo anterior, resolvi comentar os últimos lançamentos de Jerry Lee, o CD e DVD Last Man Standing, afinal ambos poderão ainda ser apreciados pelo leitor, ao contrário da noite mágica do dia 16, que somente poderá ser revivida na memória de quem lá esteve (ou nos vídeos postados no YouTube).

Os lançamentos, que nem são tão recentes pois datam de 2006, trazem Jerry Lee Lewis fazendo duetos antológicos com uma constelação de roqueiros. O CD abre com a faixa "Rock´n´Roll", sim, aquela do Led Zeppelin, e não por acaso o convidado é Jimmy Page. Segue com "Before the Night is Over" com B.B. King; "Pink Cadillac" com Bruce Springsteen; "Evening Gown" com Mick Jagger e Ron Wood e "You Don’t Have to Go" com Neil Young.

Com Robbie Robertson (The Band) e John Fogerty (Creedence Clearwater Revival), Jerry Lee recria clássicos dessas bandas, respectivamente "Twilight" e "Travelin’ Band". Também regrava "Sweet Little Sixteen" de Chuck Berry com Ringo Starr nos vocais, e "That Kind of Fool" com o Stone Keith Richards.

Outros grandes momentos do CD são "Trouble in Mind" com Eric Clapton; "What’s Made Milwaukee Famous" com Rod Steward e "Hadacol Boogie" com Buddy Guy, além do incendiário encontro com Little Richard no cover dos Beatles "I Saw Her Standing There". Preciso dizer que o álbum é maravilhoso ou estarei sendo redundante?


Já o DVD traz uma performance ao vivo em New York com mais uma penca de convidados, figurando Tom Jones, Solomon Burke, Norah Jones, Chris Isaac, Willie Nelson e Kris Kristofferson, além dos já citados Ron Wood, Buddy Guy e John Fogerty. No show, Jerry Lee Lewis revisita grandes clássicos de seu abrangente repertório com interpretações sublimes. Claro que "Great Balls of Fire" e "Whole Lotta Shakin’ Goin’ On", seus maiores sucessos até hoje, figuram no set list, respectivamente como músicas de abertura e encerramento do espetáculo. Um belo registro de um grande artista em uma noite inspirada.

Mesmo que você tenha perdido o show em Porto Alegre não perca a oportunidade de ter em casa o CD e o DVD
Last Man Standing desse que, preste a completar 74 anos, se auto-intitula "o último homem em pé".

Uma verdadeira aula de rock´n´roll com Jerry "The Killer" Lee Lewis.

Comentários