Castiga!: o soul psicodélico e obscuro do Humble Gathering


Por Marco Antonio Gonçalves
Colecionador
Sinister Salad Musikal

Quem é do ramo sabe que uma das glórias para nós colecionadores de discos é quando nos deparamos com um novo lote de LPs nos sebos da vida. Dia desses, lá estava eu no Big Papa Records (loja localizada na Galeria Nova Barão, no Centro de Sampa) selecionando algumas dessas bolachas raras quando o anfitrião Carlão, como sempre faz, colocou na vitrola alguns plays para realçar o ambiente sonoro, entre eles o álbum do Humble Gathering, um obscuro combo americano que eu nunca tinha ouvido falar. A bela capa e as maquinações sonoras agregando instrumentos de sopro, órgão e guitarras logo me chamaram a atenção. Quando o som começou a rolar, não foi preciso muito tempo para aquela música divinal e vigorosa me arrebanhar. Numa prece, já era a minha mais nova aquisição vinílica.

Buenas, na loja eu havia dado uma rápida orelhada em algumas faixas e agora estou escutando o disco com maior atenção aqui no aconchego do lar. Parece que naqueles cabeludos tempos hippies muitas bandas atiravam para todas as direções, reunindo tendências diversas e englobando vários estilos nas instrumentações. Em menor escala, é o que percebo também neste único e raro registro homônimo do Humble Gathering.

O disco veio com uma etiqueta identificando o estilo da banda como sendo da corrente jazz rock. É vero que em alguns momentos a tropa de metais até faz lembrar vagamente bandas como o Blood, Sweat & Tears, por exemplo. Mas não é só. O grupo passeia também pelas vias do rhythm & blues, do pop e do folk. Agora, se tivesse que cravar a vertente mais próxima da música praticada pelo grupo, arriscaria um soul psicodélico, daqueles focados no lado espiritual e em perfeita harmonia com a black music vigente na época. Um éden sonoro com destaque para as belas instrumentações e para as vocalizações gospel que funcionam a plenos pulmões.

Produzido por Michael Burton e lançado em 1970 pelo incógnito selo Stang Records, mostra uma reunião de músicos em sintonia com o movimento flower power. Temas de orientação cristã celebrados em verdadeiros cânticos espirituais que pregam a paz, o amor e as boas vibrações. Arregimentações sonoras amparadas por instrumentos de sopro a cargo de Wally Hippensteel (trombone), Bob Keller (trumpete) e Ray Brown (sax tenor, alto sax, flauta); órgão e teclados maneiríssimos de Joel Levine; baixão de Derek Parsons; batera de Gordon Keeney; e frases de guitarra em perfeita comunhão, num trabalho conjunto de Wally Nye nos solos e Denny Betz na parte acústica. Mas o foco espiritual do grupo está mesmo no vocal classudo de Phillip Grover Bennett e no auxílio luxuoso dos vocais gospel de Jack Vallati & B. Humble - este último o principal compositor do agrupamento sagrado.

Músicas cativantes como "Hymn #2000", "Hometown Beggar", "Mr James", "Lora", "Breakout" e "The Dog Song" injetam uma boa dose de energia na alma, tornando o ouvinte um peregrino em plena devoção musical. Para entender melhor a mensagem da turma, vai aqui o refrão da faixa "The Gathering", que encerra o álbum com a seguinte mensagem: "
Eu vou reunir meu povo / vou subir mais alto / vou voar distante / Irmãos na convivência pacífica / onde todos os pecados são perdoados / Há leite e mel na terra prometida…". Divino maravilhoso!

Estava procurando informações sobre o Humble Gathering na web e o que encontrei foram alguns links vendendo cópias do disco. Impressionante é a disparidade de preços, que variam entre 35 e 500 dólares. Ô loco! Tem que garimpar muito pra fazer valer o investimento e não jogar dinheiro fora. No meu caso, comprei vários discos no Big Papa e com isso obtive um bom desconto: na média, o preço final do LP saiu por exatos 41 reais. Grande investimento e tremenda aquisição. Como não guardo meus discos em ordem alfabética, vai ficar ali perdido no bairro onde habitam grupos americanos de índole sônica parecida como The Ideso March, Little John, Jam Factory, Gotham, I Don’t Care e Electric Flag.

Quase não há informações sobre a banda na internet. E pra ficar mais nebuloso ainda, desconfio que esta pérola sequer saiu em CD. Portanto, se nessas "andanças bolhísticas" você tiver a sorte de encontrar pela frente esse disco por um preço camarada, faça como eu: pode pagar a fatura que o custo-benefício vale a pena. Mesmo porque passar desta para melhor sem nunca ter escutado essa maravilha discográfica será com certeza um pecado imperdoável!

Faixas:
1. Hymn #2000
2. Hometown Beggar
3. Mr James
4. Lora
5. Breakout
6. The Dog Song
7. Down the Highway
8. The Gathering

Comentários

  1. Uhhruuu! excelente disco, linda capa e uma água na boca tremenda pra conhecê-lo! Grande Marco, quero fazer uma sugestão...que tal escrever sobre o S.O.U.L? acho que é uma boa pedida tb, hein?!
    Abração!
    Ronaldo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.