
Maurício Rigotto
Escritor e Colecionador
Collector´s Room
Em 08 de julho de 2008 Billy Joel tocou no mesmo local, no que seria o último concerto no Shea Stadium antes de sua demolição, programada para outubro. Billy Joel fez um show com vários convidados, incluindo Roger Daltrey (The Who) e Steven Tyler (Aerosmith), e, para a última música, chamou ao palco ninguém menos que Sir Paul McCartney, que fechou o concerto com a clássica “Let It Be”.
Menos de um ano depois, e quase quarenta e quatro anos após o show dos Beatles, nos dias 17, 18 e 21 de julho de 2009 Paul McCartney fez os shows de inauguração do New York City’s Citi Field Stadium, construído no mesmo lugar onde outrora fora o Shea Stadium. Essas apresentações geraram o magnífico DVD Good Evening New York City, além de um CD duplo com o áudio do espetáculo.
Na noite de 15 de agosto de 1965, os Beatles fizeram um show histórico e antológico para sessenta mil pessoas no Shea Stadium, uma bela e moderna arena de baseball em New York City, inaugurada no ano anterior. Imagens desse concerto circulam até hoje entre os fãs do conjunto, tornando esse evento o mais famoso show já feito pela banda.
Em 08 de julho de 2008 Billy Joel tocou no mesmo local, no que seria o último concerto no Shea Stadium antes de sua demolição, programada para outubro. Billy Joel fez um show com vários convidados, incluindo Roger Daltrey (The Who) e Steven Tyler (Aerosmith), e, para a última música, chamou ao palco ninguém menos que Sir Paul McCartney, que fechou o concerto com a clássica “Let It Be”.
Menos de um ano depois, e quase quarenta e quatro anos após o show dos Beatles, nos dias 17, 18 e 21 de julho de 2009 Paul McCartney fez os shows de inauguração do New York City’s Citi Field Stadium, construído no mesmo lugar onde outrora fora o Shea Stadium. Essas apresentações geraram o magnífico DVD Good Evening New York City, além de um CD duplo com o áudio do espetáculo.
Neste brilhante vídeo, Paul McCartney toca baixo, guitarra, piano e mandolin em 33 canções que permeiam duas horas e meia de show. Além de ser o registro oficial de sua nova turnê, serve para nós brasileiros como uma prévia de como serão os shows de Paul no Brasil em 2010. Embora até o momento nenhuma confirmação oficial tenha sido feita, tudo indica que o evento se tornará realidade, quer seja no aniversário de Brasília ou mesmo em concertos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Acompanhado por sua competentíssima banda, formada por Paul “Wix” Wickens (teclados), Rusty Anderson (guitarra), Brian Ray (guitarra/contrabaixo) e Abe Laboreil Jr (bateria), Paul abre o concerto com a empolgante “Drive My Car”, enquanto carros são projetados no gigantesco telão. Seguem-se canções dos Wings, músicas de seus discos solo, duas canções do seu projeto eletrônico The Firemen e mais Beatles, sendo que das 33 músicas, 20 vieram do repertório de seu notório grupo.
Acompanhado por sua competentíssima banda, formada por Paul “Wix” Wickens (teclados), Rusty Anderson (guitarra), Brian Ray (guitarra/contrabaixo) e Abe Laboreil Jr (bateria), Paul abre o concerto com a empolgante “Drive My Car”, enquanto carros são projetados no gigantesco telão. Seguem-se canções dos Wings, músicas de seus discos solo, duas canções do seu projeto eletrônico The Firemen e mais Beatles, sendo que das 33 músicas, 20 vieram do repertório de seu notório grupo.
Em “Got to Get You Into My Life”, imagens do videogame The Beatles Rock Band aparecem no telão. No final do clássico dos Wings “Let Me Roll It”, Paul toca um trecho de “Foxy Lady” de Jimi Hendrix, para em seguida contar que os Beatles haviam lançado o disco Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band numa sexta-feira e no domingo ele e Eric Clapton (Pete Townshend estava junto) foram assistir a um show de Jimi Hendrix. O deus da guitarra abriu o show com uma versão de “Sgt Peppers”, apenas dois dias após ele e o mundo conhecerem a música. Depois ainda pediu para Clapton afinar a sua guitarra!
Paul dedicou as canções “My Love” para sua falecida esposa Linda e “Here Today” para o finado amigo John Lennon. Ao introduzir “Blackbird”, tocou ao violão um trecho da música clássica de Johann Sebastian Bach que inspirou a canção, contando que foi George quem lhe mostrou a música quando eram garotos em Liverpool. Em “Sing the Changes”, do Firemen, o rosto de Barack Obama aparece no telão como um símbolo das mudanças de que fala a canção. Em “I’m Down”, a edição alterna imagens do show com cenas dos Beatles interpretando a música no Shea Stadium. Paul pega um ukelelê (instrumento semelhante ao cavaquinho) e toca “Something” de George Harrison, enquanto fotos do amigo são visualizadas no telão. Ao final, Paul comenta que Frank Sinatra dizia que “Something” era a sua música preferida de Lennon/McCartney.
Paul surpreende ao entoar a linda canção “A Day in the Life”, pois ele usualmente canta apenas as suas composições do repertório dos Beatles e essa era de John. Surpresa maior foi quando ele emendou “Give Peace a Chance”, do repertório solo de John Lennon. Em “I Saw Her Standing There” foi a vez de Paul retribuir o convite e chamar Billy Joel ao palco para acompanhá-lo ao piano e vocais. Paul diz que tudo está como no show dos Beatles no Shea Stadium, só que naquela época havia garotas gritando, provocando um uníssono grito feminino na platéia. Imagens de uma montanha russa aparecem em “Helter Skelter”. Poucos sabem que é disso que se trata a canção do White Album. Após a execução de “Get Back” o show se encerra com “Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band/The End”.
Esse é um dos melhores DVDs de Paul McCartney em sua vasta videografia. Eu poderia ficar descrevendo-o por mais algumas páginas, mas, ao invés disso, sugiro que o assistam. Garanto que será bem mais divertido.
Esse é um dos melhores DVDs de Paul McCartney em sua vasta videografia. Eu poderia ficar descrevendo-o por mais algumas páginas, mas, ao invés disso, sugiro que o assistam. Garanto que será bem mais divertido.
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