Vicious Rumors: review do álbum Razorback Killers (2011)!


Por João Renato Alves

Cotação: ****

Patrimônio cultural do power metal norte-americano (não confundir com a vertente européia do gênero), o Vicious Rumors chega a seu décimo trabalho de estúdio, sempre comandado pela mão-de-ferro do guitarrista e principal compositor, Geoff Thorpe. Mesmo não tendo alcançado o mesmo sucesso das lendas, a banda conseguiu juntar uma base fiel de admiradores, que não os deixa de acompanhar ano após ano. E não será com Razorback Killers que esse panorama vai mudar. O grupo se mantém fiel à sua proposta de fazer um heavy tradicional, misturando peso e melodia de forma impecável, como todo headbanger de plantão gosta.

Para mostrar que não está de brincadeira, o quinteto já abre o disco com “Murderball” e seus riffs metálicos ganchudos e participação especial de Eric Peterson (Testament) no solo. Já aqui fica clara a técnica superior do vocalista Brian Allen em sua estreia. Cantor na linha clássica do estilo, mandando agudos como manda o figurino. Mais fraseados guitarrísticos consistentes dominam “Black”, faixa que chega a lembrar a cena da Bay Area em certas características. Uma intro arrasa-quarteirão é o abre-alas de “Razorblack Blade”, porrada na orelha de primeira qualidade, daquelas prontas para provocar tumulto na plateia. É ouvir e sair batendo cabeça loucamente.

Mantendo o altíssimo nível, “Blood Stained Sunday” conta com uma cadência alucinante, variando ritmos com maestria. A letra é uma homenagem aos falecidos Ronnie James Dio e Carl Albert, vocalista da banda entre 1988 e 1995. Climática e com efeitos de voz, “Pearl of Wisdom” chega a lembrar passagens mais melódicas do Testament. “All I Want is You” é tradição pura até a medula, com uma pegada certeira e fulminante, com instrumental honrando as influências britânicas. A seguinte, “Axe to Grind”, começa com uma dobradinha fulminante nas seis cordas, antecedendo a mais pura correria metálica. Daquelas faixas que valem um disco!

Em “Let the Garden Burn”, Brian Allen dá mais uma mostra de ter sido a voz ideal para o novo trabalho. Certo tempero true metal (especialmente nos coros) oferece um clima todo interessante. “Rite of Devastation” é outra em que o baterista Larry Howe deixa suas marcas nos bumbos, espancando sem parar. Para encerrar, a mais longa de todas, “Deal With the Devil”, mais um exemplo de guitarras tocadas com bom gosto. Falando nelas, Brad Gillis e Mark McGee aparecem durante o disco em participações mais que especiais.

Com Razorback Killers o Vicous Rumors mostra mais uma vez porque é um dos maiores orgulhos da combalida cena da terra de Obama.


Faixas:
1 Murderball
2 Black
3 Razorback Blade
4 Blood Stained Sunday
5 Pearl of Wisdom
6 All I Want Is You
7 Axe to Grind
8 Let the Garden Burn
9 Rite of Devastation
10 Deal With the Devil

Comentários