Cavalera Conspiracy: review do álbum 'Blunt Force Trauma'!



Por Ben Ami Scopinho


Nota: 8


Por motivos óbvios, foi natural que parte do público ligasse o antigo Sepultura ou o próprio Soulfly à Inflikted, o debut que os irmãos Cavalera liberaram em 2008. Pois bem, agora está chegando ao mercado nacional Blunt Force Trauma, um sucessor que mostra o Cavalera Conspiracy procurando se estender além da violência do thrash metal, hardcore e punk proporcionada por seu antecessor.


É claro que Blunt Force Trauma mantém muitos dos conhecidos elementos nas estruturas de suas composições, em especial o thrash e hardcore, e tudo com aquele simplicidade que há tempos se comprovou atraente. Se não há muito espaço para Igor explorar sua fissura tribal, ou os riffs sejam apenas apenas eficientemente genéricos, é nos solos de guitarra onde reside um dos pontos positivos de Blunt Force Trauma, com Marc Rizzo mostrando definição e explorando as melodias com muito bom gosto.


E essa melodais também estão espalhadas pelo corpo de várias faixas, e empregadas de tal forma que até conseguem amenizar em parte a faceta realmente e tão típica de Max. Investindo com força no groove, o resultado é um repertório com um dinamismo que não se encontrava no disco anterior e, sem ser particularmente inovador ou original, o Cavalera Conspiracy mostrou que vai fazer as coisas como desejar, independente das críticas que surjam por aí.


Assim, desde a muita velocidade de “Thrasher”, com algumas passagens tipicamente death metal; a mais moderna “I Speak Hate”; “Lynch Mob”, que tem como convidado Roger Miret (Agnostic Front) dividindo as vozes com Max, o que a distingue do resto do repertório; ou a excelente “Genghis Khan”, são exemplos de muita diversidade e atrairão os mais variados gostos entre o público.


Curiosamente, Max alardeou por aí que este novo álbum faz com que Inflikted soe como música pop – um exagero típico. A realidade é que, mesmo sendo muito agressivo, a adoção dessas tais melodias aí poderão ser um motivo para a discórdia entre as diferentes gerações de fãs.


Mas, enquanto alguns ficam discutindo prós e contras, outros passarão o tempo curtindo Blunt Force Trauma, que se revelou um discaço!




Faixas:
1 Warlord
2 Torture
3 Lynch Mob
4 Killing Inside
5 Thrasher
6 I Speak Hate
7 Target
8 Genghis Khan
9 Burn Waco
10 Rasputin
11 Blunt Force Trauma

Comentários

  1. caro Ben, tenho um blog onde posto com amigos discos nacionais: http://1001br.blogspot.com/
    já postei vários sepultura e um soulfly, além de outros discos de metal nacional. vc me autoriza a repostar sua resenha desse disco dos Cavalera lá? grato, Dão

    ResponderExcluir
  2. Cara, entra em contato com o Ben através do Facebook que ele te responde.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dão...

    Bicho, fique à vontade para postar o que julgar conveniente. Informação é para ser levada adiante, certo?

    Apenas peço que coloque os créditos...

    Grande abraço, e vou dar uma navegada no seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Ben, postei lá:
    http://1001br.blogspot.com/2011/06/e-depois-do-soulflyblunt-force-trauma.html
    Espero que vc goste. depois roubo mais alguns...com os devidos créditos, claro.
    abçs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.