Em se tratando de estratégias inovadoras para lançamentos de discos, o Radiohead sempre é usado como referência absoluta. O “quer pagar quanto” de In Rainbows ainda ecoa na cabeça dos figurões da indústria musical.
Mas, e se ao invés dos fãs decidirem o quanto vale um álbum, puderem, na verdade, ganhar dinheiro com o trabalho da banda? Essa é a proposta do Kaiser Chiefs com o seu novo disco, The Future is Medieval. Qualquer pessoa pode montar sua própria versão do álbum. Você escolhe 10 das 20 músicas disponíveis, personaliza a capa e faz o download por 7,50 libras.
Além de incentivar a divulgação do álbum na internet – com versões e tracklist diferentes – esse modelo rentabiliza o esforço dos fãs, e claro, desestimula a pirataria, já que para entrar no negócio é preciso comprar o download.
Para fazer o seu, basta acessar o site kaiserchiefs.com. Vale para o mundo todo. E claro, não custa lembrar que o Kaiser Chiefs foi o que fez valer o festival Planeta Terra em 2008, lembra?
A criação do projeto é da Wieden + Kennedy de Londres, com produção da Specialmoves.
Eu achei legal, mas fiquei com uma dúvida: só estarão disponíveis para a venda as versões de fãs?
ResponderExcluirOu há um versão da banda, oficial, com as 20 músicas?
Pergunto porque fiquei imaginando quem compraria uma versão com menos músicas, por exemplo, enquanto você pode ter a completa, com as 20.
Desconsidere. Só agora me dei conta que só podem ser escolhidas 10 músicas das 20. Nesse caso, o fã que quiser as 20 precisa montar/pagar 2 álbuns. Bem sacado.
ResponderExcluir