Por Adriano Mello Costa
Mesa de bar em um dia qualquer. Várias cervejas na mesa e alguns amigos e amigas batem papo sobre os assuntos mais importantes do mundo envolvendo futebol, cinema, música, cotidiano, amores e coisas tão imprescindíveis quanto. Em determinado momento, quando o assunto circula no jardim da música, surge uma pequena e didática discussão sobre a melhor banda de todos os tempos: Beatles ou Rolling Stones? Os ânimos se acirram um pouco, diminuem com mais uma bebida e não se chega a conclusão nenhuma.
Você provavelmente já se deparou com alguma discussão desse tipo. Se não foi entre Beatles e Stones, foi entre R.E.M. e U2, Legião Urbana e Engenheiros, Nirvana e Pearl Jam, Led Zeppelin e Black Sabbath, ou qualquer coisa que se equivalha, até mesmo quando certa vez houve diversos argumentos afirmando com total veemência que a melhor banda do mundo era uma que você nunca ouviu falar. Todavia, nesse relevante tipo de discussão, quase que sempre o assunto viaja pelos ícones ingleses fundados no decorrer dos anos 60.
Utilizando essa premissa, dois jornalistas, escritores e radialistas norte-americanos resolveram finalmente provar por A + B quem foi (ou é) maior. The Beatles vs. The Rolling Stones: A Grande Rivalidade do Rock' n’ Roll foi elaborado por Jim DeRogatis e Greg Kot e ganha edição nacional nesse ano pela Editora Globo em formato grande (28 x 24 cm) e 194 páginas. Nessas páginas são expostas fotos fantásticas sobre as duas bandas, além de pôsteres de shows, capas de discos, reproduções de badulaques e outras coisas do tipo.
Não dá para encarar o livro como uma obra essencial ou realmente séria, apesar de que os autores, no meio das suas discordâncias e dissertações, tratem mais ou menos assim. Não é uma obra indicada para quem quer conhecer mais sobre as bandas, e sim para aqueles que já conhecem e são apaixonados pela sua música e tudo que lhes é inerente. O trabalho visual é impecável e a questão que empresta o nome ao título tenta ser solucionada por meio de oito capítulos que vão entre comparações de discos e instrumentistas.
No livro são espelhadas as conversas dos autores sobre temas que vão fazer você levantar e esbravejar algumas vezes por conta das opiniões emitidas e “infâmias” cometidas. Quando a discussão invade o terreno dos álbuns duplos e dos bateristas, por exemplo, razão não faltará para isso. The Beatles vs. The Rolling Stones: A Grande Rivalidade do Rock' n’ Roll é supérfluo, não dá para classificar de outra forma, no entanto é tão bonito e prazeroso de ser lido que é uma daquelas besteiras que vale a pena ter na biblioteca.
Mas e você? Preferia ser um Beatle ou um Stone?
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.