The London Souls: crítica do álbum 'The London Souls' (2011)


Por Ricardo Seelig

Nota: 9,5

Uma banda batizada com um nome que é uma homenagem às suas principais influências (Cream, Led Zeppelin e The Who), cujo primeiro álbum foi gravado no mítico Abbey Road e produzido pelo renomado Ethan Johns. São ingleses, certo? Não. O London Souls é um power trio nova-iorquino formado por Tash Neal (vocal e guitarra), Kiyoshi Matsuyama (vocal e baixo) e Christ Saint (vocal e bateria), e a sua estreia auto-intitulada é facilmente um dos melhores discos de 2011.

As influências vão dos já mencionados Cream, Led Zeppelin e Who, passam por Jimi Hendrix e chegam em referências mais atuais como Prince e Lenny Kravitz. A escolha por uma sonoridade fortemente calcada nos anos setenta atrairá de saída os órfãos dessa década, mas os caras vão muito além. A maturidade do trio é evidente. Recheado de boas composições, o debut do London Souls revela uma banda afiada e com um entrosamento todo especial. Os três músicos se revezam nos vocais principais, o que faz com que o disco tenha uma variedade muito bem-vinda.

Com todas as faixas sendo gravadas em apenas um take, a espontaneidade e a energia saltam aos ouvidos. “She's So Mad” tem guitarras que são puro Hendrix. “She's in Control” soa como se Prince tocasse rock. A balada “Easier Said Than Done” tem ecos de Beatles, enquanto “Old Country Road” traz pitadas de country.

A escolha por uma sonoridade mais limpa e crua, sem os exageros do rock atual, faz o London Souls prender-se apenas no que realmente importa: a música, pura e simplesmente. O ritmo (sempre pulsante) e as melodias (onipresentes) são a linha de frente do grupo. A banda sabe usar o silêncio, os espaços entre os instrumentos, a seu favor, e o resultado são composições cheias de swing e dinamismo.

Com uma personalidade forte e ótimas músicas, a estreia do London Souls destaca-se com facilidade entre os lançamentos de 2011 e é, sem sombra de dúvidas e desde já, um dos grandes álbuns de 2011.


Faixas:
1. Intro
2. She's So Mad
3. Someday
4. She's in Control
5. Future Life
6. Old Country Road
7. Six Feet
8. Stand Up
9. Easier Said Than Done
10. I Think I Like It
11. Dizzy
12. Under Control
13. The Sound

Comentários