A verdade sobre a “nova” Ipanema FM





Por Ricardo Seelig

Porto Alegre, e todo o Rio Grande do Sul, acordaram hoje em choque. O motivo? A Ipanema FM, provavelmente a última rádio verdadeiramente independente do dial brasileiro, amanheceu diferente. Muito diferente. Irreconhecível.

No lugar da programação tradicional focada no rock e marcada por nomes como The Who, Arcade Fire, Wilco, Stones, Beatles e afins, o que saía dos alto-falantes era a “música” de nomes como Luan Santana, Bruno e Marrone a outras atrocidades.

Como era de se esperar, uma avalanche de reclamações tomou conta das redes sociais, achincalhando a direção da rádio e o novo direcionamento. A repercussão foi tamanha que até jornalistas de centros maiores, como São Paulo e Rio de Janeiro, postaram textos a respeito e estão comentando o caso. Pra vocês terem ideia, tem até petição no Facebook pedindo a antiga programação de volta.

Ouça abaixo o locutor Cláudio Cunha sendo “censurado” no ar:



Mas calma que a coisa não é bem assim. O que está acontecendo, na verdade, é uma ação de marketing para divulgar a nova programação da rádio, que estreará, a princípio, às 20 horas de hoje, dia 15 de agosto. Nada de mudanças no direcionamento da emissora, apenas programas novos estreando. Em suma: não vai mudar nada, a rádio seguirá a sua linha tradicional, só terá novas atrações refrescando o dial.

Mas o que realmente se discute é o mal gosto e a falta de noção da campanha publicitária veiculada, que, ao almejar ser inovadora e arrojada, acabou caindo no ridículo. Ok, você pode dizer que todo o Brasil está comentando e que o viral deu certo, mas o impacto junto ao público está sendo extremamente negativo. O que era para ser uma ideia genial não passa de uma ação pra lá de questionável.

Portanto, você aí de Porto Alegre, do RS e de todo o Brasil que está indignado com a “nova” Ipanema, fique tranquilo, porque tudo não passa de um lampejo sem noção de algum criativo metido à besta. A rádio seguirá a sua mesma linha, e tudo voltará ao normal hoje, às oito da noite.

Comentários

  1. Bah, que alívio. Espero que seja isso mesmo.
    Essa madrugada liguei na rádio pra ouvir o Mundo Metal e tava tocando Justin Bieber, fiquei apavorado D:

    É mesmo de um mau gosto imenso essa idéia =(

    ResponderExcluir
  2. Brincadeira sem graça essa.Pois acredito que a audiencia deve ter caido e muito.

    ResponderExcluir
  3. Que pena, eu gostei !!!

    ResponderExcluir
  4. bah, mas vão matá os pobre dos ouvinte até lá...nhé

    ResponderExcluir
  5. Acho q isso já aconteceu em SP, um 1 de abril, a extinta rádio 89 na época "rock n roll" fez essa pegadinha...Alias como faz falta uma radio rock em SP.

    ResponderExcluir
  6. há, tá certo que fazer um viral deixa tudo mais interessante e intrigante, mas o que a Ipanema fez foi fazer o ouvinte de idiota. sem mais.

    ResponderExcluir
  7. na boa, quem não entendeu a ação e levou na esportiva é um tremendo babaca. puta ideia. só eles mesmo poderiam fazer algo assim. quem levou a sério é porque não faz a menor ideia do que significa SENSO DE HUMOR. eita gente chata.

    ResponderExcluir
  8. Velho, concordo plenamente com o Leomereu, o carinha aí que escreveu o post e escreveu "maL gosto" tem que comer MUITO feijão pra entender o que é rock'n roll... Por um lado, não acreditei por nem um minuto na tal "mudança" da Ipanema, nem os capitalistas são tão burros a ponto de mutilar uma rádio consolidada no segmento como é a Ipanema. Por outro lado, não vejo mal algum nem maU gosto algum numa experiência de mostrar pras pessoas o que seria "um dia sem Ipanema", quem não entendeu, sinto muito, tem coisas MUITO piores que empresas de mídia fazem CONTRA VOCÊS que essas pessoas NÃO CONSEGUEM SE TOCAR!!! Vou te contar, não falta só senso de humor, falta também bastante observação sobre a vida e o mundo, das pessoas que ficaram "irritadinhas"... Uma Rádio Rock "morrer" aos 27 anos e uma galera acreditar... ô juventude incauta mesmo... Ipanema 'vai chorar no twitter' FM...

    ResponderExcluir
  9. Achei essa ideia e essa ação muito sem noção e de mau gosto. Gerou um buzz enorme, mas ele foi negativo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.