Por Márcio Grings
A arte roqueira estampada nas capas de discos, cartazes e crachás das maiores bandas dos anos 70, 80 e 90 virou livro e agora está disponível (EUA e UK, ou via sites como Amazon) a todos os fãs na obra The Art of Rock, publicação que mostra o desenvolvimento das artes visuais nas três principais décadas do gênero. Stones, Pink Floyd, Who, Led Zeppelin, David Bowie, Alice Cooper, Elton John e Queen são algumas das bandas que ilustram o livro, uma espécie de enciclopédia básica visual. O prefácio é de Alice Cooper.
Lançado em outubro de 2010 na Inglaterra e Estados Unidos, o livro tem como base uma coleção particular, a de Rob Roth, um produtor de shows da Broadway com envolvimento direto no negócio do rock. Ele juntou durante décadas diversas peças que chamou de “coisas incríveis do rock”, incluindo alguns itens de campanhas criadas para os maiores músicos do gênero. Com base nas peças de Ruth, o autor Paul Grushkin, um dos principais historiadores do rock norte-americano, apresenta as peças publicitárias de divulgação e promoção de cada um desses grandes nomes.
Cada parte do livro cobre uma determinada ação enfocando turnês e álbuns, para mostrar as mudanças no design e estilos gráficos. Todos os itens apresentados têm legenda, com a coleção em geral destacando o excesso às vezes exorbitante, a inegável criatividade e as despesas monumentais envolvidas na promoção do rock nos anos 70, 80 e 90. O uso da arte para a promoção das bandas, como a língua dos Rolling Stones, é um dos aspectos abordados na obra. Grushkin diz no livro, por exemplo, que Mick Jagger recrutava os principais artistas e fotógrafos para supervisionar os projetos. Como diria o ditado: “o olho do dono engorda o boi”. O sucesso não ocorre por acaso.
O livro ainda não tem data de publicação no Brasil.
Esse livro foi publicado no Brasil com outra capa em setembro desse ano pela Companhia Editora Nacional. Custa em média R$ 100.
ResponderExcluirhttp://www.osarmenios.com.br/2011/10/obra-resgata-a-historia-visual-do-rock/