Os melhores de 2011 na opinião de Thiago Rahal Mauro, redator da Roadie Crew



Apesar de ser conhecido nacionalmente por ter resenhas e textos baseados no progressivo e metal melódico, meu gosto pessoal é bastante variado dentro do metal e do rock. A lista vai surpreender quem não me conhece pessoalmente. Espero que gostem!


Machine Head - Unto the Locust


Acho que esse álbum será unanimidade em todas as listas relacionadas ao metal. A banda de Oakland, na Califórnia, ousou demais e fez um disco ainda melhor que The Blackening (2007). Na minha opinião, eles são a síntese do thrash metal atual.


Iced Earth – Dystopia


Stu Block foi um achado de Jon Schaffer. O vocalista incorporou perfeitamente o papel que o músico deveria se empenhar. Apesar de sua história e qualidade, ninguém sentiu a falta de Matt Barlow. Vida longa à banda e seu vocalista!


Motörhead - The Wörld is Yours


Um dos discos mais pesados e diretos de 2011. Lemmy e companhia seguem com sua fórmula, mas ninguém cansa ou pede por mudanças.


Sepultura – Kairos


A banda brasileira segue fazendo ótimos discos, e Kairos é um retorno ao som que consagrou o grupo mundialmente. Andreas Kisser estava inspirado quando compôs os riffs. Se você ouvir o álbum sem pensar em seu passado, vai gostar.


Opeth – Heritage


A banda sueca mostrou que não tem medo de inovar ou mudar totalmente o som. Quase nenhum vocal gutural e com influências setentistas e do progressivo, o Opeth mostrou porque é uma das melhores bandas da atualidade.


Symphony X – Iconoclast


Se você é fã de técnica, músicas bem elaboradas e um vocal acima da média, é claro que o Symphony X é a banda mais indicada pra isso. Russel Allen é um monstro e Michael Romeo é a encarnação de Dimebag Darrell no metal progressivo.


Almah – Motion


Esqueçam as declarações polêmicas de Edu Falaschi e prestem atenção somente na música. Motion é de fato o álbum mais diferente e moderno já gravado pelo vocalista, além de mostrar novas facetas de Edu. É talvez o afastamento do músico de um estilo aparentemente morto no país.


Dream Theater - A Dramatic Turn of Events

A essência continua a mesma sem Mike Portnoy. O videoclipe é muito bom e o disco não deixa a desejar, pelo contrário. Quem gosta da banda e não liga para intrigas, vai gostar do álbum.


Whitesnake – Forevermore


Apesar de ao vivo não mostrar mais a mesma qualidade, David Coverdale, continua mestre em criar composições repletas de groove e energia. Em estúdio ainda são mestres!




DVD: Rush - Time Machine 2011: Live in Cleveland


Todo lançamento do Rush é aguardo religiosamente por quem gosta de progressivo. Este DVD mostra fielmente o show que assisti no Morumbi, em São Paulo, e que tem, além de clássicos, o disco Moving Pictures na íntegra. Imperdível!

Comentários

  1. O Unto The Locust está em praticamente todas as listas, álbum muito bom mesmo. Merece toda a atenção que está recebendo. Iced Earth também, muito bom ouvir os riffs pesados e rápidos novamente, Stu Block canta demais. Muito boa a lista, indo atrás do que não ouvi ainda. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Acho incrível nenhuma lista incluir "Lulu". De fãs cegos que esperavam um novo "Kill'Em All", tudo bem, não espero nada dos radicais e xiitas. Mas nem na mídia especializada? Será que os redatores têm medo de se queimar colocando na lista um álbum rejeitado? Estranho.

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu gostei do Lulu. Gostei mesmo! Mas temos que admitir: tem muita coisa melhor lançada em 2011.
    Não sobrou espaço para ele nas listas. Pelo menos não na minha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.