John Bonham e a bateria de dois bumbos


O baterista do Vanilla Fudge, Carmine Appice, de quem Bonham havia se aproximado durante o período em que o Led Zeppelin tocou com eles, telefonara para Bill Ludwig e sugerira que a empresa oferecesse ao jovem baterista do Led o mesmo apoio que Appice já recebia, incluindo uma bateria feita sob encomenda. Depois de ouvir o primeiro álbum do grupo, Bill concordou. O conjunto incluía dois bumbos de 66 centímetros – iguais aos de Appice -, que Bonham adorou, mas Jimmy Page e John Paul Jones odiaram. Ao contrário de Appice, Bonzo tinha “uma técnica com o pé direito diferente de todos os bateristas que conheci”, diz o escritor Chris Welch, ele mesmo um baterista e especialista no instrumento. “Ele já conseguia fazer com um bumbo o que alguém como Carmine – excelente baterista mas nada que se comparasse a Bonham – fazia com dois”.

O ex-roadie do Led Zeppelin, Glen Colson, lembra de ter montado o conjunto pela primeira vez e como Bonham “mandou ver”. O resultado, disse, foi que “Jimmy Page não conseguir entender o que Bonzo estava fazendo. O som da bateria era tão forte que ele não podia se concentrar – não conseguia manter o tempo. Por isso Jimmy me disse para nunca mais montar os dois bumbos de novo. Eles assustavam todo mundo”.

Na verdade, Bonham usaria a bateria com dois bumbos inúmeras vezes durante a segunda turnê da banda pelos Estados Unidos antes de que um exasperado Jimmy Page acabasse com aquilo. Apesar disso, eles reapareceriam esporadicamente. Appice insiste que Bonham depois teria dito que os usou na gravação de “Whole Lotta Love”, enquanto Jones recorda Bonham trazendo-os na surdina para as sessões de gravação de Physical Graffiti até Page perder completamente a cabeça e mandar os roadies esconderem o segundo bumbo para sempre.

(trecho do livro Led Zeppelin: Quando Os Gigantes Caminhavam Sobre a Terra, de Mick Wall)

Comentários

  1. Poxa, eu ia comprar esse livro, mas optei pelo "Luz & Sombra: Conversas com Jimmy Page". Por alguns instantes, cheguei a me arrepender da minha escolha (rs). Essa história dos dois bumbos foi muito interessante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.