Baranga: crítica de O 5º dos Infernos (2013)

Embora não faça sentido dizer que eles são algo nem próximo do mainstream, pelo menos os cariocas do Matanza obtiveram certa popularidade e abriram caminho para que um público mais amplo pudesse conhecer uma geração de bandas, tão talentosas quanto, e que há anos vêm fazendo um som direto, reto, sem frescuras e todo cantado em português. É o caso dos herdeiros diretos do AC/DC, o Motorocker; dos filhos do Black Sabbath com Dio nos vocais, o Carro Bomba; e também do quarteto paulistano Baranga. 

Estes últimos, na ativa desde 2003, estão atualmente trabalhando na divulgação de seu recém-lançado quinto disco de estúdio – que ganhou o sintomático título de O 5º dos Infernos. Este é daqueles álbuns que são diversão garantida do começo ao fim, rock básico na melhor escola Motörhead, que é pesado, que flerta com o heavy metal, com o punk e com o que bem entende, sem precisar se apegar a rótulos e correntes. 

Incendiários e sem papas na língua, eles abrem os trabalhos com a viciante "Chute na Cara", uma celebração aos carrões e à vida em alta velocidade. Este é apenas um dos temas favoritos da banda, que também curte versar sobre hábitos etílicos e a boa e velha bebedeira ("Cachaça em Ação"), sobre o lado mais obscuro da vida na noite das grandes cidades ("3 Oitão" e "Até Morrer", que encerra o disco com um riff matador) e, claro, sobre a relação tumultuada com a mulherada ("Até a Cidade Acordar", "Diabo, Teu Nome é Mulher" e "Menina de 16", sendo que esta última aborda um tema bastante real, mas digamos que um tanto polêmico). 

Tudo com uma dose cavalar de bom humor e sarcasmo, vide o trocadilho levado ao extremo em "México é Demais" ou na exaltação infernal da faixa-título - afinal, o cramulhão é ou não o pai do rock? Um dos melhores momentos do disco, no entanto, é a deliciosa "TV Assassina" – que questiona a devoção cega do brasileiro às telinhas, sacaneando a Rede Globo e ao mesmo tempo brincando com os nomes de algumas novelas consagradas da história da emissora. 

Com gás total, os sujeitos do Baranga entregam uma bolacha na medida certa para ouvir em alto e bom som – e, de preferência, com uma garrafa de cerveja do lado. Prato cheio para quem tem fome de rock 'n roll sem invencionices, sem rodeios, sem meios-termos e ainda quer infernizar os vizinhos numa tarde de sábado. 

Nota 8

Tracklist:
1. Chute na Cara
2. Até a Cidade Acordar
3. 3 Oitão
4. Cachaça em Ação
5. O 5o dos Infernos
6. Limpa Trilho
7. Menina de 16
8. México é Demais
9. TV Assassina
10. Diabo, Teu Nome é Mulher
11. Até Morrer
 
Por Thiago Cardim

Comentários