Crítica do livro Mondo Massari, de Fabio Massari

Dono de um dos melhores textos do jornalismo rock brasileiro e mundial, Fabio Massari tem uma parcela considerável do seu trabalho reunido em Mondo Massari, livro lançado pelas Edições Ideal. Compêndio com quase 500 páginas, trata-se de uma coletânea de textos e entrevistas veiculados/publicados na MTV, Rolling Stone Brasil, Yahoo! e Oi FM.

O que temos em Mondo Massari é o documento físico e atemporal da mente musical de um dos jornalistas mais singulares que o rock já pariu. Pesquisador de alma inquieta, que mergulha profundamente e nada com braçadas fortes nos horizontes mais extremos e improváveis da música, Massari consegue contagiar o leitor ao falar de bandas que quem está do outro lado jamais ouviu, atiçando a curiosidade e o desejo de ir além da superfície. A gama de sons que o livro oferece ao leitor é um grande abre portas para o universo musical, revelando nomes interessantíssimos e que fazem questão de sair do lugar comum.

Claro que essa obscuridade é equilibrada com textos sobre artistas mais populares, mas quando fala de nomes mais conhecidos Massari oferece pautas e pontos de vistas únicos, demonstrando o porque de possuir o status e respeito que carrega.

Mondo Massari se enquadra naquela categoria de livros que acabam se transformando em fontes de pesquisa constantes. É bem provável que você não leia a obra de uma tacada só, voltando para ela repetidamente em busca de informações sempre que necessário. Esse caráter enciclopédico apenas reforça o conteúdo e o conhecimento diferenciado que o universo musical desbravado por Massari oferece.

Se você gosta de música, eis aqui um grande livro. Agora, se além de gostar de música você também escreve ou quer escrever sobre o mundo dos sons, Mondo Massari é um dos livros obrigatórios na sua cabeceira, fundamental para a sua formação como ouvinte e escritor.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. O Heavy Lero soltou um especial do Frank Zappa com o Massari, mas apagou há pouco. Não entendi pq.
    Olha ele no Scream Yell.

    O Resto é Ruído com Fabio Massari.

    Zeca Camargo, nos anos 90, junto com Pedro Só, Gastão e Massari eram um dos caras que mais sabiam de rock no Brasil (e eram muito influentes pela MTV, Showbizz e Usina do Som). Uma pena o Zeca Camargo ter virado uma dondoca fofoqueira ... quase um Leão Lobo da Globo. Já viu o novo videoshow?
    Lamentável.

    Um cara que é muito sucesso nos anos 2000, mas nunca vc se arrisca falar que "entende" de rock é o Lúcio Ribeiro, que também só vive de fofoquinha, mas das indies.

    ResponderExcluir
  2. Hedigar da MTV também aparece no Lero especial natalino com os tops.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.