O que temos em Mondo Massari é o documento físico e atemporal da mente musical de um dos jornalistas mais singulares que o rock já pariu. Pesquisador de alma inquieta, que mergulha profundamente e nada com braçadas fortes nos horizontes mais extremos e improváveis da música, Massari consegue contagiar o leitor ao falar de bandas que quem está do outro lado jamais ouviu, atiçando a curiosidade e o desejo de ir além da superfície. A gama de sons que o livro oferece ao leitor é um grande abre portas para o universo musical, revelando nomes interessantíssimos e que fazem questão de sair do lugar comum.
Claro que essa obscuridade é equilibrada com textos sobre artistas mais populares, mas quando fala de nomes mais conhecidos Massari oferece pautas e pontos de vistas únicos, demonstrando o porque de possuir o status e respeito que carrega.
Mondo Massari se enquadra naquela categoria de livros que acabam se transformando em fontes de pesquisa constantes. É bem provável que você não leia a obra de uma tacada só, voltando para ela repetidamente em busca de informações sempre que necessário. Esse caráter enciclopédico apenas reforça o conteúdo e o conhecimento diferenciado que o universo musical desbravado por Massari oferece.
Se você gosta de música, eis aqui um grande livro. Agora, se além de gostar de música você também escreve ou quer escrever sobre o mundo dos sons, Mondo Massari é um dos livros obrigatórios na sua cabeceira, fundamental para a sua formação como ouvinte e escritor.
Por Ricardo Seelig
O Heavy Lero soltou um especial do Frank Zappa com o Massari, mas apagou há pouco. Não entendi pq.
ResponderExcluirOlha ele no Scream Yell.
O Resto é Ruído com Fabio Massari.
Zeca Camargo, nos anos 90, junto com Pedro Só, Gastão e Massari eram um dos caras que mais sabiam de rock no Brasil (e eram muito influentes pela MTV, Showbizz e Usina do Som). Uma pena o Zeca Camargo ter virado uma dondoca fofoqueira ... quase um Leão Lobo da Globo. Já viu o novo videoshow?
Lamentável.
Um cara que é muito sucesso nos anos 2000, mas nunca vc se arrisca falar que "entende" de rock é o Lúcio Ribeiro, que também só vive de fofoquinha, mas das indies.
Hedigar da MTV também aparece no Lero especial natalino com os tops.
ResponderExcluir