Discografia Comentada: Star Star

Oriundos de Nova York, o vocalista e guitarrista Johnnie Holliday e o baixista Weeds se mudaram para Los Angeles em busca do pote de ouro. Com Carol Marrujo (vocal), Mickey Mess (guitarra) e Chris Madl (bateria), fundaram o Star Star, em 1986.


O nome provavelmente veio da canção dos Rolling Stones lançada em Goat's Head Soup (1973), mas não há fontes oficiais que confirmem tal especulação.

Como um quinteto, registraram uma demo de três faixas e deram início às gravações de Go Go Girls in Love. Tudo que poderia ter dado errado, deu. Johnnie e Weeds voltaram para Nova York e concluíram o álbum com Kane Dailey na guitarra e Darcy Drash na bateria. A bolacha finalmente veria a luz do dia, ainda que através de um selo independente, em 1988.


A repercussão de Go Go Girls in Love foi tão boa que os executivos da Roadrunner não pensaram duas vezes antes de contratar o quarteto. Nesse meio-tempo, Dailey e Drash deram no pé. Os substitutos foram Jay Henning e Deon Molyneux.


The Love Drag Years foi gravado num intervalo de nove meses, sendo lançado em 1992 e seguido de uma turnê pela Europa. A promoção do álbum nos EUA foi pequena, apesar dos reviews positivos da mídia especializada. Os tempos já eram outros e não demorou para que tudo saísse dos eixos no Star Star.


O azar bateu na porta de Johnnie primeiro — um grave acidente de carro sofrido na Grécia em 1995 deixaria o vocalista fora de ação por anos. Em 1997, problemas pessoais levaram Henning a cometer suicídio. Dois anos mais tarde, Molyneux morreria em decorrência de um câncer.


E o integrante que era junkie até no nome, Weeds, quem diria, continuou muito bem, obrigado.


O Star Star voltaria aos palcos no início dos anos 2000, com Vice Colton na guitarra e Jak Kennedy na bateria. A última formação que se teve notícia contava com Jami Underwood e Chris Jones no lugar de Colton e Kennedy e estava prestes a iniciar as gravações de Rock Trash Au Go Go Show.


Mas isso era em 2004. E até hoje, nada de disco — exceto por uma canção, "Pizza Patti", cujo videoclipe não obteve qualquer repercussão no YouTube. Seguimos no aguardo.



Go Go Girls in Love (1988)

Não se sabe quantas cópias deste aqui foram lançadas, mas só de não ter tido lançamento oficial em CD, merece o status de raridade. O primeiro full length do Star Star tem qualidade de demo e a falta de músicos classe A é compensada com um punhado de canções acessíveis com potencial inexplorado. A sonoridade atira para todos os lados, e o fato de tantos músicos diferentes terem contribuído nesta gravação dificulta que se estabeleça uma identidade musical. Parte deste material seria retrabalhada mais tarde em The Love Drag Years, que é o the real deal da banda. (Nota 6)

The Love Drag Years (1992)

O produtor aqui foi Neil Kernon, que anos mais tarde se consagraria no meio death metal produzindo bandas como Cannibal Corpse, Nevermore e Nile. E foi justamente Kernon quem orientou a turma a pesar a balança mais para o lado do rock and roll de letras calhordas, deixando de lado as nuances de gótico que permeiam Go Go Girls in Love. Percebe-se aqui um grande diferencial no quesito guitarra, o que justifica as palavras de Johnnie Holliday ao afirmar que Jay Henning foi o melhor guitarrista com quem já trabalhou. Aqui está seu hit, a irresistível "Science Fiction Boy". Uma resenha entusiasmada publicada na Metal Hammer previa um futuro glorioso para o Star Star — uma alternativa ao grunge que não apontava com tudo para a decadente farofa oitentista. (Nota 8,5)


The Love Drag Years pode ser baixado gratuitamente no site oficial da banda. A versão disponível para download contém duas bonus tracks: "Whore Whore" e uma versão ao vivo matadora de "Break on Through" do The Doors.


Por Marcelo Vieira

Comentários