Apanhado death/thrash/black de junho

Se a Copa do Mundo consumiu uma fração considerável do seu estimado tempo durante junho, chegou a hora de tentar recuperar parte do que rolou nos subterrâneos do heavy metal. Por outro lado, se futebol não lhe diz a mínima, você certamente pode nos ajudar sugerindo e acrescentando nos comentários mais coisas bacanas que chamaram a atenção nos últimos 30 dias.

O que houve de relevante? A troca de vocalista no Exodus, por exemplo. Músicas e vídeos novos foram lançados. O que mais? Leia e depois contribua com o apanhado death/thrash/black do mês. Afinal, o futebol pode nos ter feito deixar passar batido algumas notícias...

Exodus

O Exodus surpreendeu ao anunciar a saída de Rob Dukes e o retorno de Steve 'Zetro' Souza. A troca de frontman foi comunicada por Gary Holt, líder e guitarrista da banda, por meio de uma nota oficial. O motivo? Algo vago: "Achamos que era hora de mudar", afirmou Gary.

Rob Dukes deixa o posto de vocalista do Exodus após nove anos e abre espaço para a terceira passagem de Steve 'Zetro' Souza, que já havia estado na banda de 1986 a 1993 e entre 2002 e 2004. Dukes gravou os últimos quatro discos de estúdio. 'Zetro' Souza, por sua vez, esteve à frente dos vocais em cinco: Pleasures of the Flesh (1987), Fabulous Disaster (1989), Impact is Imminent (1990), Force of Habit (1992) e a volta com Tempo of the Damned (2004).

Além de estar prestes a cair na estrada com o Exodus, 'Zetro' Souza já teria inclusive gravado os vocais para um novo álbum. No fim do ano, a banda sairá em turnê com Slayer e Suicidal Tendencies. Uma foto - feita no Photoshop - com a formação reformada já foi dvulgada - veja acima.

Cannibal Corpse

O Cannibal Corpse agendou para setembro o lançamento de um novo álbum: A Skeleton Domain. Será o 13º trabalho da carreira desses veteranos do death metal e marca uma modificação. Sai de cena Erik Rutan, guitarrista e vocalista do Hate Eternal, responsável pela produção dos últimos três discos, e entra Mark Lewis, proprietário do Audiohammer Studios, em Sanford, na Flórida.

Sucessor de Torture (2012), A Skeleton Domain será composto por 12 faixas, sendo que "Sadistic Embodiment" já pode ser degustada. A arte da capa também foi revelada e foge um pouco ao padrão de violência explícita do Cannibal Corpse. Está, inclusive, menos inspirada, diga-se de passagem.



Anaal Nathrakh

Dave Hunt e Mick Kenney, que respondem, respectivamente, pelos pseudônimos V.I.T.R.I.O.L e Irrumator no Anaal Nathrakh, anunciaram que a banda assinou com a lendária Metal Blade. Ainda não há, porém, qualquer informação sobre um novo disco. O último trabalho do duo foi Vanitas (2012).

Origin

Omnipresent, novo disco do Origin, sai nos próximos dias, e a banda aproveitou para lançar o lyric video de "Absurdity Of What I Am", uma das faixas presentes no trabalho, o sexto de estúdio.


Tankard

Os alemães do Tankard lançaram um vídeo para "R.I.B (Rest in Beer)", faixa-título do mais novo e recém-lançado álbum da banda. Como sempre, muita cerveja e humor em doses cavalares.


Morgoth

Sem lançar nada desde o ridículo Feel Sorry for the Fanatic (1996), o Morgoth revelou que já está em estúdio para gravar um novo álbum e quebrar o longo hiato de quase 20 anos. Ainda não há maiores detalhes sobre o trabalho. Resta saber se a banda retomará o caminho do death metal presente em Cursed (1991) e Odium (1993), ou se irá apostar novamente no rock industrial. Como o grupo anunciou que sairá em turnê como opening act para o Bolt Thrower durante setembro e outubro, crescem as expectativas por algo na linha da velha escola.

Exciter

O que antes parecia ser uma reunião só para a realização de shows, acabou se mostrando algo produtivo também em termos de composição. Após anunciar a volta da formação clássica, Dan Beehler (bateria/vocal), John Ricci (guitarra) e Alan Johnson (baixo) confirmaram também a gravação de um novo álbum de estúdio. Mais detalhes devem ser divulgados nos próximos meses.

Misery Index

Dono de um dos melhores discos de maio, o Misery Index lançou o vídeo de "The Calling", segunda música do track list de The Killing Gods, quinto e recém-lançado álbum da banda.


Heretic

Foi lançado pelo Heretic, trio goiano de metal instrumental com influência e estética oriental, o vídeo para a música "I Am Shankar", cuja principal referência é Ravi Shankar. A banda é formada por Guilherme Aguiar (guitarra), Laysson Mesquita (baixo) e Diogo Sertão (bateria). Há ainda na canção a participação especial de Lucas Castro, que toca tabla indiana, guitarra solo e djembê.


Overkill

Prestes a lançar White Devil Armory, seu 17º álbum de estúdio, o Overkill divulgou o lyric video de "Armorist", uma das faixas que estará no novo trabalho, previsto para sair no final de julho.


Hate

Os poloneses do Hate já entraram em estúdio para gravar um novo disco. Com previsão para sair em novembro, Cruzade:Zero está sendo forjado no Hertz Studio, na Polônia, e sairá via Napalm Records. Track list, arte da capa e demais informações ainda não foram divulgadas.

Atheist

O Atheist confirmou que irá entrar em estúdio no final do ano para gravar um novo disco. O sucessor de Jupiter (2010) ainda não tem nome. Sabe-se apenas que será produzido por Jason Suecof.

Por Guilherme Gonçalves

Comentários

  1. Tomara que venha coisa nova do Anaal Nathrakh! Só pra acrescentar:
    Não sei se deathcore entraria no apanhado mais a galera do Suicide Silence lançou um clipe acho que essa semana mesmo pra musica "you can't stop me" e a galera do Cannibal Corpse anunciou ontem sua bibliografia "Bible Of Butchery".

    ResponderExcluir
  2. kd informações ou resenha do vampire que vcs vinham divulgando

    ResponderExcluir
  3. Os novos do Tombs, "Savage Gold", e do Emptiness, "Nothing But The Whole", também estão fantásticos. Recomendo a conferida.

    Ps: só lembrando que a edição deluxe do novo Misery Index tem um medley bem divertido dos clássicos "Thieves" e "N.W.O.", do Ministry.

    ResponderExcluir
  4. Talvez tenha faltado uma menção ao novo disco do Vader, que foi um dos cinco melhores do mês passado na opinião do Chad Bowar.

    Eu, que não sou um profundo conhecedor da banda e do estilo, achei o álbum sensacional, como se o Slayer gravasse um disco de Death Metal.

    Abraços,

    Vinícius - Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
  5. É verdade... deixaram passar batido os novos do Vader e Sinister!

    ps. Esse Heretic é uma boa surpresa!

    ResponderExcluir
  6. Bem que podia rolar aqui uma resenha do "The Wild Hunt" do Watain, lançado ano passado. Um álbum impressionante desse não pode passar batido. Um dos melhores álbuns de Black Metal dos últimos tempos !

    ResponderExcluir
  7. Lucas, bacana esse lance da biografia do Cannibal. Certamente falaremos a respeito no próximo apanhado.

    Jarlisson, pra mim, essa estreia do Vampire acabou sendo um pouco decepcionante. Esperava mais da banda. Quem sabe role um review mais pra frente...

    Doggma, muita gente tem falado maravilhas desse novo do Tombs. Eu sequer conhecia a banda. Vou procurar.

    Trilhadevapor e João, ficou legal mesmo o do Vader, mas acho que ainda prefiro o anterior. De qualquer forma, tem mais sobre ele no post sobre os cinco melhores de junho segundo o About.com

    Thiago M., esse do Watain acabou passando batido mesmo. Sinceramente, não gosto muito da banda, mas acho que era importante ter tido algum review...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.