Solefald - World Metal: Kosmopolis Sud (2015)

Quando o heavy metal vai ao encontro de sonoridades distantes de seu universo, o resultado costuma variar entre dois extremos: o desastre completo ou o nascimento de uma música inspirada e de inegável qualidade. Felizmente, o caso da banda norueguesa Solefald se enquadra no segundo grupo.

Nascida na cidade de Kristiansand em 1995 e formada pela dupla Cornelius Von Jakhelln Brastad (vocal, guitarra e baixo) e Lars Nedland (vocal, teclado e bateria), o Solefald sempre caminhou pelos lados do metal avant-garde, com experimentações e inovações constantes em seus sete discos anteriores. World Metal: Kosmopolis Sud, oitavo trabalho do duo, foi lançado no início de fevereiro e é um dos álbuns mais inovadores em que coloquei meus ouvidos nos últimos anos. Tendo como ponto de partida o black metal, Cornelius e Lars levam a sua música a caminhos distantes, inserindo as mais variadas infuências no processo.

Sem restrições, sem preconceitos e com muita criatividade, o Solefald entrega um álbum cuja sonoridade irrestrita soa às vezes metal, às vezes eletrônica, às vezes jazz, às vezes pop - mas sempre excelente, não importa o caminho seguido. Essa ausência de pudor é a principal qualidade do duo, que usa com inteligência as influências do passado na criação de uma música singular e cativante.

Iniciando com uma melodia de piano que remete ao jazz, o álbum logo despeja uma quantidade massiva de peso sobre o ouvinte, acompanhada de sinuosas inserções das mais variadas influências, esculpindo um som plural e inovador. Há reminiscências de nomes como Kraftwerk, Herbie Hancock, a cena dance music do final da década de 1990 e início dos anos 2000, Rammstein e outros, além do já mencionado background black metal.

Tudo isso faz de World Metal: Kosmopolis Sud um disco apaixonante, daqueles que mostram que tudo é possível e permitido na música quando a criatividade é forte e a inovação marca presença. 

Se você gosta de música, eis aqui um disco que irá agradar em cheio os seus ouvidos.

Nota 9



Comentários