O ato de comprar um disco - seja a partir seu computador ou indo até a sua loja de discos favorita - tornou-se algo cada vez mais raro. À exceção de um pequeno aumento de 1,4% nas vendas de discos em 2011, em todos os últimos 15 anos o formato físico foi perdendo força e participação no mercado da música.
Com isso em mente, o fato de 25, novo álbum de Adele, estar quebrando um recorde de vendas que já dura 24 anos passados apenas quatro dias de seu lançamento, é um feito impressionante. Analisando esses números olhando para o passado, no entanto, fica ainda mais evidente o tamanho do sucesso da cantora inglesa.
Conforme as projeções do mercado, 25 deve vender 2,9 milhões de cópias (físicas, CD e LP, é bom frisar) em sua semana de estreia, um número acima do atual recorde, alcançado pelo *NSYNC em 2000 com o disco No Strings Attached, que vendeu 2,4 milhões na primeira semana.
As vendas de discos chegaram ao seu pico histórico em 2000, e desde então despencaram 60,6%. Embora os formatos digitais tenham preenchido este vazio, as vendas totais caíram acentuadamente. No Strings Attached foi lançado quando as vendas totais de música (formato físico + digital) eram duas vezes e meia maiores do que são hoje.
Ao comparar estas duas diferentes épocas e cenários, 25 bate com folga No Strings Attached quando analisamos o resultado das vendas da primeira semana de ambos. A participação de Adele nos números totais de venda do mercado na primeira semana de vida de 25 é muito maior do que representou para o *NSYNC com No Strings Attached. Adele está a caminho de alcançar impressionantes 42% do total de vendas no formato físico esta semana. Pra sentir a diferença, No Strings Attached representou 16,7% em sua primeira semana de lançamento.
Outra maneira de comparar os números de hoje e de ontem é ajustando a “inflação”. Tudo, desde o preço dos alimentos até as receitas de filmes, são ajustados periodicamente para transferir os valores da moeda - por exemplo, 100 dólares de 1980 hoje valem aproximadamente 290 dólares. A diferença, claro, é que as vendas de música caíram, e não ressuscitaram, desde 2000. Ajustando esses números à realidade de quinze anos atrás, 25 teria vendido aproximadamente 7,59 milhões de cópias em seus primeiros sete dias de vida.
É importante frisar que algumas diferenças entre esses dois períodos não podem ser suprimidas quando comparamos as vendas. O iTunes não existia em 2000 e No Strings Attached não alcançou 900 mil cópias encomendadas na pré-venda. Naquela época, quando os varejistas online como a Amazon e a CD Now representavam uma pequena parte do total de vendas, quase todos os números vinham de lojas físicas, o que garantia um bom preço e um grande espaço nas prateleiras por pelo menos um mês.
No entanto, a indústria da música não perdeu o seu entusiasmo de seguir os números de vendas da primeira semana como se fosse um esporte competitivo. Gravadoras e artistas continuam querendo alcançar desesperadamente o número 1 nas paradas. Por isso, as vendas das primeiras quatro semanas podem ser a melhor maneira de comparar álbuns lançados em diferentes períodos.
Fonte: Billboard
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