Na ponta do lápis: por que o Metallica é a maior banda de heavy metal do mundo


A discussão vem à tona sempre que alguém ou algum veículo profere a frase “Metallica, a maior banda de heavy metal de todos os tempos”. Essa afirmação sempre gera polêmica entre uma parcela de fãs, então vamos tentar explicar o porque de ela estar correta.

O heavy metal está alicerçado sobre alguns ícones. Nomes como Black Sabbath, Iron Maiden, Judas Priest e próprio Metallica conseguiram traduzir a gênese do que é o estilo em suas canções. Outras bandas, tais como Motörhead, Slayer, Dio, Accept, Helloween e Motörhead, também foram responsáveis por conduzirem o estilo por caminhos determinantes e duradouros, ainda que não tenham alcançado o arrebatador número de vendas, o inquestionável sucesso comercial, do quarteto citado no início deste parágrafo. O Motörhead, por exemplo, vendeu um total de 15 milhões de discos em toda a sua carreira, pouco mais da metade do que o álbum mais vendido do Metallica.

O Black Sabbath foi a banda que tornou tudo possível. Sem eles, o metal não existiria. O Judas Priest mudou o curso do gênero ao afastá-lo das raízes blues, inserindo doses generosas de melodias e um trabalho primoroso de harmonia nas guitarras. O Iron Maiden aprimorou ainda mais o caminho iniciado pelo Judas e, em uma carreira singular onde a palavra integridade talvez seja o termo mais apropriado para definir tal trajetória, construiu um dos maiores legados da história da música pesada. E o Metallica pegou o que Sabbath, Judas e Maiden faziam, misturou com a agressividade de nomes como Venom, Motörhead e Mercyful Fate, colocou uma pitadinha da atitude vinda diretamente do punk rock e deu ao mundo o thrash metal.

São todos nomes incríveis e com legados gigantescos e (provavelmente) eternos, mas ao analisarmos o adjetivo que está no título desta matéria, entramos em mundo um pouco mais palpável e com parâmetros menos subjetivos e mais concretos. Antes de tudo, é preciso entender o que o termo MAIOR significa. Segundo o Aurélio, principal dicionário da língua portuguesa, trata-se de “algo que excede outro em quantidade, volume, extensão, intensidade ou duração”. Ou seja, é uma unidade de medida, no final das contas. Eu, com meu 1,88 metros, sou maior que uma pessoa que tem 1,60. Isso é um fato, uma verdade, e não há motivo para discussão.

Em relação à uma banda, quando vamos analisar o seu tamanho, a unidade que utilizamos é algo frio e direto: seus números. Quantos discos tal artista vendeu, quantos ingressos ela vende para seus shows, quanto arrecada em seus concertos. Todos elementos que ajudam a mensurar o tamanho de sua legião de fãs, o impacto de sua popularidade. É o que a palavra “maior" significa. E aqui é preciso deixar bem claro: o conceito de “maior" é, como você bem sabe, diferente de “melhor”, “mais influente” e “mais importante”. Mas não preciso explicar muito isso, afinal todo mundo sabe a diferença, não é mesmo?


Tendo como base essa abordagem, não existe nada igual ao Metallica dentro do heavy metal, e muito provavelmente jamais existirá algo parecido. Black Album, seu quinto disco, é o álbum de metal mais vendido de todos os tempos, com mais de 25 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Em toda a sua carreira, o Metallica já vendeu mais de 115 milhões de discos, o que faz da banda uma das maiores best sellers de todos os tempos. 

O novo álbum do grupo, Hardwired … To Self-Destruct, lançado em 18/11, está em primeiro lugar em 57 países diferentes. Segundo dados da ONU divulgados em 2015, o nosso planeta está dividido em 193 países. Colocando em termos estatísticos, o novo disco do Metallica está em primeiro lugar nas paradas de 29,5% dos países do mundo - quase um terço do planeta. Um feito bastante impressionante, não é mesmo?

Como curiosidade, abaixo estão os números estimados de vendas em todo o mundo até hoje de cada um dos discos lançados pelo Metallica em quase quatro décadas de carreira:

Kill ‘Em All - 7 milhões
Ride the Lightning - 10 milhões
Master of Puppets - 12 milhões
… And Justice for All - 15 milhões
Metallica - 25 milhões
Live Shit: Binge & Purge - 3 milhões
Load - 9 milhões
Reload - 8 milhões
Garage Inc. - 8 milhões
S&M - 7 milhões
St. Anger - 6 milhões
Death Magnetic - 5 milhões

Agora, vamos a uma lista com as bandas de hard rock e heavy metal que mais venderam discos em todos os tempos, em todo o planeta:

1 Led Zeppelin - 250 milhões
2 AC/DC - 200 milhões
3 Aerosmith - 150 milhões
4 Bon Jovi - 130 milhões
5 Metallica - 115 milhões
6 Guns N’ Roses - 100 milhões
7 Def Leppard - 100 milhões
8 Kiss - 100 milhões
9 Iron Maiden - 90 milhões
10 Foreigner - 80 milhões
11 Meat Loaf - 80 milhões
12 Van Halen - 80 milhões
13 Journey - 75 milhões
14 Black Sabbath - 70 milhões
15 Judas Priest - 40 milhões
16 Slipknot - 40 milhões

Dos nomes acima, se destacarmos apenas os que se enquadram dentro do heavy metal, temos:

1 Metallica - 115 milhões
2 Iron Maiden - 90 milhões
3 Black Sabbath - 70 milhões
4 Judas Priest - 40 milhões
5 Slipknot - 40 milhões


Quando analisamos os números relativos às turnês, temos um resultado semelhante. Abaixo estão as turnês de artistas de rock que mais arrecadaram dinheiro durante a década de 2010. O Metallica é o único artista de heavy metal incluído na lista de tours mais lucrativas da década (e mais: na lista das turnês mais lucrativas da história da música - a título de curiosidade, liderada pelo U2 e sua 360º Tour -, o Metallica é o único nome de metal a constar). 

Abaixo, as turnês mais lucrativas da década de 2010:

1 U2 - U2 360º Tour - 7,3 milhões de ingressos vendidos, 736,4 milhões de dólares em vendas
2 Roger Waters - The Wall Tour - 4,1 milhões de ingressos, 458,6 milhões de dólares
3 AC/DC - Black Ice World Tour - 4,8 milhões de ingressos, 441,1 milhões de dólares
4 Bruce Springsteen - Wrecking Ball Tour - 3,6 milhões de ingressos, 355,6 milhões de dólares
5 Paul McCartney - Out There Tour - 1,9 milhões de ingressos, 275,7 milhões de dólares
6 Bon Jovi - Because We Can Tour - 2,6 milhões de ingressos, 259,5 milhões de dólares
7 Eagles - Long Road Out of Eden Tour - 2 milhões de ingressos, 251,1 milhões de dólares
8 Metallica - World Magnetic Tour - 2,7 milhões de ingressos, 219,9 milhões de dólares
9 AC/DC - Rock or Bust Tour - 2,5 milhões de ingressos, 208,2 milhões de dólares

Pessoalmente, coloco o Black Sabbath como a banda mais influente quando o assunto é heavy metal, seguida pelo Iron Maiden. Mas, quando estamos falando de grandeza, não há como fugir do fato de o Metallica ser, indiscutivelmente, o maior nome da história do gênero, como os números provam. Acima de gosto individual e preferências pessoais por esse ou aquele artista, trata-se de um fato indiscutível e baseado em fatos do próprio mercado.

Então, uma dica: ao invés de perder tempo se envolvendo em discussões toda vez que alguém cita o Metallica como a maior banda de metal da história, use essa energia para descobrir novos sons, ler alguns livros, assistir alguns filmes ou realizar algo mais produtivo. Garanto que vai valer muito mais a pena ;-)

Comentários