Minha Coleção: discos, Freud e psicanálise na coleção de André Brazorotto


De colecionador pra colecionador, faça uma breve apresentação para os nossos leitores.
   
Me chamo André Luiz Brazorotto, tenho 36 anos e moro na cidade de Araraquara (SP). Sou formado em Psicologia, mas minha vida é o mundo corporativo. Sou gerente comercial numa empresa que distribui produtos ortodônticos (GAC Orthomax) para todo o pais. Sou apaixonado pela música e um admirador da psicanálise. Freud forever!

Quantos discos você tem em sua coleção?

Tenho aproximadamente 1.200 itens entre CDs e box sets. Já tive muito mais discos em minha coleção, eu acreditava que uma coleção bacana era uma coleção com um grande número de discos, o importante era comprar e completar a discografia de uma banda. Com o tempo estabeleci outros critérios e optei em qualificar a coleção aos invés de quantificá-la, percebi que nem tudo que minha banda preferida lançava era tão interessante. 

Quando você começou a colecionar discos?

O interesse em colecionar não foi imediato. Conheci o rock aos 13 anos, havia pouca informação sobre bandas, discos etc. O desejo em colecionar começou efetivamente aos 21 anos, comprei toda a coleção do Iron Maiden de uma vez só.


Você lembra qual foi o seu primeiro disco? Ainda o tem em sua coleção?

O meu primeiro disco foi o Big Ones do Aerosmith, quando ouvi o primeiro acorde de "Walk on Water" foi impactante, ainda consigo me lembrar a sensação. Infelizmente não tenho mais esse disco em minha coleção.

Quando caiu a ficha e você percebeu que não era só um ouvinte de música, mas sim um colecionador de discos?

Quando eu ouvi consecutivamente que estava louco a medida que os discos chegavam em casa semanalmente e em caixas enormes… Eu buscava enlouquecidamente informações sobre músicos e bandas que me despertavam interesse e em poucos dias os tinha em minha coleção.

Como você organiza a sua coleção? Por ordem alfabética, de gêneros ou usa algum outro critério?

Imagino que a maioria dos colecionadores faça isso: eu organizo por ordem alfabética, seguindo a ordem de lançamento dos discos e separados por gêneros. 


Onde você guarda a sua coleção? Foi preciso construir um móvel exclusivo pra guardar tudo, ou você conseguiu resolver com estantes mesmo?

A minha coleção tem um lugar construído especialmente para recebê-la, com espaço de sobra para os que virão, lógico!

Que dica de conservação você dá para quem também coleciona discos?

Como tenho apenas CDs e boxes, não tenho muitas dicas, mas costumo comprar plásticos de proteção para os CDs e fazer semanalmente a limpeza dos box sets que ficam expostos.

Você já ouviu tudo que tem? Consegue ouvir os títulos que tem em sua coleção frequentemente?

Eu ouvi absolutamente tudo que tenho em minha coleção, mas não ouço frequentemente. O Spotify ajudou a preservar ainda mais meus discos.


Qual o seu gênero musical favorito e a sua banda preferida?

Adoro todas as vertentes do rock, gosto de outros gêneros musicais também, porém não os compro. A minha banda preferida é na verdade um músico, e seu nome é Richie Kotzen. É impressionante a maneira como ele toca, compõe e canta! Em minha opinião é um músico subestimado.

De qual banda você tem mais itens em sua coleção?

Kiss! Tenho aproximadamente 40 itens da banda, gosto de todos os discos e fases.

Quais são os itens mais raros, e também aqueles que você mais gosta, na sua coleção?

Nunca me interessei por itens raros, mas tenho um disco que foi muito difícil de conseguir: Mitch Malloy de 1992, o famoso quase vocalista do Van Halen. Discaço! O item que mais gosto é o box set do Iced Earth - Slave to the Dark.


Você é daqueles que precisa ter várias versões do mesmo disco em seu acervo, ou se contenta em completar as discografias das bandas que mais curte?

Não gosto de itens repetidos. Aliás, não gosto de CDs digipak (apesar de ter alguns) e com um milhão de bônus, demos etc. Em minhas buscas por discos o tracklist deve ser o original… nada de bônus. Se tiver, não compro!

Além de discos (CDs, LPs), você possui alguma outra coleção?

Tenho a coleção de livros de Sigmund Freud. Esse homem escreveu e produziu muito, um gênio. Aproveito e deixo uma dica de leitura de sua obra: O Mal-Estar na Civilização (1929)

Em uma época como essa, onde as lojas de discos estão em extinção, como você faz para comprar discos? Ainda frequente alguma loja física ou é tudo pela internet?

Infelizmente, não tenho acesso fácil às lojas físicas. Isso é privilegio das grandes cidades e capitais. As minhas compras são todas pela internet.

Que loja de discos você indica para os nossos leitores? 

A melhor loja é a Die Hard, fica na Galeria de Rock em São Paulo. Compro pelo site. O Fausto e sua equipe são fantásticos!


Qual foi o lugar mais estranho em que você já comprou discos?

Não tive o prazer de comprar um belo disco de rock num lugar inimaginável e estranho… Ainda!

O que as pessoas pensam da sua coleção de discos, já que vivemos um tempo em que o formato físico tem caído em desuso e a música migrou para o formato digital?

A maioria das pessoas não entendem como alguém nos dias de hoje ainda compra CDs, mas a maioria delas se delicia ao ver minha coleção, adoram quando tem em mãos um disco dos Beatles, Led Zeppelin, etc. É nessa hora que eu me vingo (risos).

Você se espelha em alguma outra coleção de discos, ou outro colecionador, para seguir com a sua? Alguém o inspira nessa jornada?

Não especificamente, mas admiro os colecionadores que direcionam seus esforços em uma única banda.


Qual o valor cultural, e não apenas financeiro, que você vê em uma coleção de discos?

Comparo meus discos a livros. Culturalmente, ambos entregam a mesma riqueza. A música tem importância religiosa, filosófica e científica. Nunca conheci alguém que não gostasse de música ou que não tivesse tido algum benefício emocional depois de ouvir uma bela canção. 

Vai chegar uma hora em que você vai dizer "pronto, tenho tudo o que queria e não preciso comprar mais discos", ou isso é uma utopia para um colecionador?

Jamais! Para um colecionador, o fim de sua coleção é a morte, literalmente!

O que significa ser um colecionador de discos?

Essa é uma pergunta difícil de responder. Eu não sei o significado. Essa fica para a próxima sessão com o psicanalista. 


Qual o papel da música na sua vida?

A música bem inserida na vida e no cotidiano tem papel fundamental no crescimento pessoal e interpessoal das pessoas - mais do que isso, emocional. A música em minha vida é renovação.

Pra fechar: o que você está ouvindo e o que recomenda para os nossos leitores?

A playlist do momento tem:

1. At The Driven - In-ter a-li-a
2. Drake - More Life
3. Kendrick Lamar - Dawn
4. Me and That Man - Songs of Love and Death
5. Richie Kotzen - Salting Earth

A minhas recomendações são os discos Mother Head's Family Reunion do Richie Kotzen - nesse disco podemos ouvir soul, rock, pop e a melhor performance vocal desse artista espetacular - e todos os discos dos Beatles. Gente, nunca deixem de ouvir Beatles (como se fosse possível, né?). Apreciem sem moderação!

Comentários